sábado, 20 de agosto de 2011

"...se não tivesse amor, eu nada seria".


Desde que ouvi a palavra sobre rigor ascético vinha meditando no que nos motiva e inspira a Servir ao Senhor. Se nossa motivação é o amor pelo nosso Deus, ou se nossa motivação está em agradar o homem? E nesse meditar no Senhor Ele me disse algo muito precioso que vou compartilhar mais adiante.  Ele compartilha seus segredos porque ama incondicionalmente o homem e quer vê-lo tendo vida em abundância e comendo o melhor desta terra.
Falamos muito no amor de Deus, mas qual o tamanho desse amor?
Podemos medir esse amor pensando dessa maneira, qual de nós daria o seu próprio filho por amor a alguém? E qual de nós daria esse filho pra morrer no lugar de alguém e ainda levando sobre si toda ignomínia e fazendo-o enfermar por amor da humanidade? É esse o tamanho do Seu amor.
E diante desse amor o que pode nos separar desse Deus?
"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor".
                                             (Romanos 8: 38 e 39  )
O homem que ouve a voz do Senhor é como atalaia no período medieval em que ficava nas torres de vigia e quando via vir o inimigo tocava a trombeta, avisando assim todo o povo e exército que vinha aproximando o perigo.
Mas também temos a alegoria da Rebeca a escolhida para ser esposa de Isaque, que para ser confirmada como esposa , deveria pegar água do poço e dar aos camelos, teria que ter muita disposição, pois acredito que camelos bebem muita água; assim é a igreja do Senhor, precisa mostrar disposição para buscar água na fonte e dar água aos sedentos. E isso é prova de amor ao Noivo! E assim como Rebeca recebeu os adornos de prata e ouro, assim também a igreja certamente é adornada com a glória do Senhor.
E o que de precioso disse o Senhor? O Senhor disse á sua igreja, aos seus amados:
O homem precisa buscar intimidade com o Pai, precisa conhecê-lo e amá-lo para que esse homem possa andar num caminho reto e puro por AMOR ao Pai e não por outra motivação. Porque se o homem tenta obedecer por essa ser a regra ou preceito, ou ordenança ele está obedecendo por rigor ascético e não por amor. E sem amor nada adianta, podemos entregar nosso corpo para ser queimado, mas sem amor isso nada nos aproveita.
Temos que chegar á estatura de perfeição e obedecer declarando a Ele, Senhor eu não vou desobedecer por amor a Ti e não por homem, mulher, principado, potestade, ou coisa semelhante.Somente porque eu te amo Senhor!
O amor e entrega devem ser como a mulher em que lavou os pés do Senhor com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos, as lágrimas é quando viemos para os pés do Senhor em momentos de tribulação, dor, angústia, assim nos rendemos a Ele e nos prostamos diante de Sua grandeza e colocamos nossas lágrimas diante dEle. É também entregar a Ele o centro das nossas emoções e deixa-lo nos tratar, nos sarar, com o bálsamo de Gileade. E assim depois que nos aproximamos, que o conhecemos de perto, podemos então enxugar seus pés com os cabelos, os cabelos representam honra, ou seja, darmos a Ele toda honra e glória e amor que lhe é devido, para todo o sempre.
Na maioria das vezes chegamos até Deus como aqueles que contraíram lepra e viviam fora do arraial,ou os que padeciam de fluxo, separados da congregação, considerados imundos e sem posição de honra.
“Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.Números 5:2
Ou até mesmo estamos justificados no sangue do Cordeiro, mas alguns nos consideram ainda imundos e nos impõem essa condição, de ficarmos separados, e dizem - Fique aí quieto, não incomode, pois tu és imundo!
Os que padecem desse mal na congregação sofrem e buscam ao Senhor para serem curados, e sua honra restaurada! E foi pra isso que Ele se entregou por nós, foi pra isso que Ele foi trespassado, para que nossos corações fossem descorbertos a Ele.
“(E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.Lucas 2:35
 Chegamos a Ele como pessoas mimosas e delicadas, que não suportamos nada, não toleramos nada, que de tanto mimo parece que nem tocamos ao chão com os pés, levitamos na nossa insustentável “leveza”, não nos preocupamos com nada e com ninguém e com um único pensamento: “seja feito a MINHA vontade” nem somos desse mundo ou planeta, somos cheios de nós mesmos, egoístas e mesquinhos. 
E quanto à mulher mais mimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra, será maligno o seu olho contra o homem de seu regaço, e contra seu filho, e contra sua filha”;  Deuteronômio 28:56
Muitos de nós pensamos que o mimo e a delicadeza é uma qualidade, uma virtude, na verdade isso é maldição, porque pessoas assim são impossibilitadas de ver a vida como ela é na realidade, não pisam com firmeza, não se firmam na Rocha, pessoas assim são mais frágeis e não compreendem o fogo consumidor, colocam o poder de Deus dentro do seu próprio entendimento e visão de mundo e vida. Mas o Senhor no momento em que transforma o homem e a mulher de Deus os faz duros como pederneira, destemido como leão e intrépidos como o cavalo preparado para a batalha.
A virtude é ter mansidão, paciência, longanimidade,amor ,que são os frutos do Espírito. A virtude é sermos fortes e corajosos, a virtude é sermos mansos como a pomba, mas também prudentes como a serpente. Mansos como o cordeiro, mas carregarmos as cargas uns dos outros como o touro.
Como podemos conhecer a tênue linha do equilíbrio, como podemos alcançar tamanha sabedoria? Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós, que o Senhor levante o teu rosto sobre nós e nos dê a paz.  ( Adap. Nm 6  24 )
 E Ele virá com o verbo, com a palavra, com a verdade, com sua forma de tratar o homem.Temos que ser sinceros com o Senhor em primeiro lugar e com os outros, falar a verdade e também sermos confrontados com ela, como uma espada que corta por um lado mas por outro repõe a VERDADE onde Deus habita. Jesus muitas vezes era duro e muitas vezes direto nas suas afirmações e observações, Ele era incisivo com as palavras, quando dizia sepulcros caiados, hipócritas, homens de pouca fé.
E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei?” ...
                                                                               Mateus 17:17
 E essa verdade doía aos que as ouviam, mas aquele que as aceitava era sarado de sua lepra na alma.
Quando o Senhor soprou nas narinas do homem o sopro de vida, na verdade Ele estava dando ao homem seu espírito, estabelecendo ali os oráculos de Deus.
Então o homem é corpo, que do pó veio e ao pó voltará, a alma que é o centro das emoções e o espírito que são os oráculos que nos dão acesso através do sangue de Jesus,  ao Pai.
Assim nos prostemos e adoremos com o corpo, alma e espírito, e busquemos de todo nosso coração, de toda nossa força, de todo nosso entendimento.  Mesmo que essa verdade doa e não nos agrade muito conhecer nossas cavernas tenebrosas, onde animais das trevas costumam ocultar, mas ainda que venhamos sentir dor como uma cirurgia, vale a pena, pois só assim a Luz pode penetrar e nos fazer conhecer, nossas máscaras,nosso mais profundo interior, nosso inconsciente.
A espada trepassou a alma de Jesus para que Ele pudesse entrar no nosso profundo ser e nos revelar quem Ele é, e quem somos nós, Ele vem e nos enche e nos capacita para suportarmos o processo de cura, milagre e salvação,e o Espírito Santo nos inspira e nos capacita para declarar: Jesus eu te adoro, eu te adoro, eu te adoro!!! Numa renúncia, numa entrega total de amor e dedicação.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.                
                                              1 Pedro 5 :10



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

...”Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético”... (Col. 3 23)


Um dia desses pra trás o Senhor falou comigo usando essa expressão: rigor ascético. Fui pesquisar tendo já pelo Espírito Santo  certa noção sobre o significado, mas levei um tempo para tomar coragem de escrever algo sobre esse assunto, tive temor pois a intenção não era de maneira nenhuma defender a prática de um evangelho relaxado, pois a bíblia nos diz:
“Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!...”

                                                           ( Jr. 48  10)
A intenção na verdade é falar apenas o que o Senhor diz e instrui.

 Claro que tendo consciência que a palavra diz que temos esse tesouro em vasos de barro, e que somos vasos nas mãos do oleiro, então desde já declaro:  
 - Senhor, que a minha língua se apegue ao paladar se não disser coisas justas de Ti!

Mas afinal o que vem a ser rigor ascético, quer dizer: exigências, rigor a certo comportamento. No dicionário asceticismo quer dizer:  é uma filosofia de vida na qual são refreados os prazeres mundanos, onde se propõem a austeridade. Mas com um detalhe muito importante, o asceticismo é controlado pela força do próprio braço e não na dependência do Espírito Santo. Algo parecido com o que os Saduceus e Fariseus da época de Jesus faziam com o povo, e a esse respeito Jesus disse:
E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas. Lucas 11:46

O que Jesus exatamente estava dizendo a esse respeito é que muitas vezes as ovelhas buscam servir a Deus com inteireza de coração, com sinceridade, e encontram outros pelo caminho para julgarem, para estenderem o dedo injurioso, para ditarem normas e regras que maquinalmente aprenderam, que muitas vezes nem mesmo fizeram um estudo mais aprofundado da Palavra, por tradição as vezes, repetem costumes , fazendo com isso que pessoas sejam extremamente atacadas pelos seus preceitos.
“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 

Não toques, não proves, não manuseies?”  ( Cl 3  20 e 21)

“Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali”. Isaías 28:10

Quando ficamos muito preocupados com o que o outro anda fazendo diante do Senhor deixamos um pouco de crer no Espírito Santo que move e trabalha no meio da igreja, pois é o Espírito Santo que tem a função de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Jesus disse aos seus discípulos:

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49

Até que do alto sejais revestidos de poder, então não é pelo que faço ou deixo de fazer, então não é pelo que penso ou deixo de pensar, não é pelo que aponto dentro do olho do meu irmão enxergando com isso um cisco, tendo com isso uma trave nos meus. Mas é pelo revestimento de poder,é pela busca incessante, incansável e insaciável desse poder que vem do alto.

Porque a palavra da cruz para os que se perdem em seus delitos, dureza de coração, julgamentos é LOUCURA.
Mas para os que são salvos, para os que são íntimos, para os que são cheios do Espírito Santo, a palavra da cruz é poder de Deus.

Devemos sim orientar os irmãos, orar por eles, estar em comunhão,mas jamais apontar o dedo, ou melhor dizendo; atirar a primeira pedra! Não foi isso que Jesus disse quando tentavam condenar uma mulher pega em flagrante adultério? Atire a primeira pedra!

Temos que nos conscientizar que somos vermes e pó, que somos vasos de barro, que nada somos. E como disse o rei Davi, declararmos enfim:

“Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.
Eis que fizeste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida  como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.
Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará”.
                                                                          (Sl 39  4 a 6)

 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9
Afinal de contas a bíblia diz que não é pelas obras e sim pela graça que somos salvos, que somos chamados à intimidade; é muito lindo podermos conhecer esse princípio do Senhor em que diz:
“Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6

Podemos ter a certeza de que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã em nossas vidas, que o amor do Senhor encobre multidões de pecados. E se Ele nos chama para dentro dos santos dos santos , foi pelo seu gesto imensurável de amor, porque rasgaste o véu e nos revelastes os teus insondáveis mistérios de amor pela humanidade e teu grande desejo de tabernacular com o homem. De estender tuas abas sobre nós, de nos colocar debaixo das sombras de Tuas asas.
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.1 João 4:18

Para sermos perfeitos como o Pai é perfeito então devemos viver no amor, no amor do Pai, crendo que Ele nos corrige, mas que nos ama acima de tudo, imensuravelmente.
Não somos perfeitos assumindo uma postura de rigor ascético, muito pelo contrário, isso tem aparência de falsa humildade, de culto de si mesmo, a pessoa que assume essa postura na verdade está ligada ao seu próprio umbigo, como Narciso, contemplando a si mesmo, achando que pelas suas obras ela é pura e santa e acima de qualquer suspeita. Negando assim o sacrifício na cruz do calvário. E o pior de tudo atirando pedras nessa cruz, atirando pedras nos pecadores. Mas mesmo assim para os Narcisos, ainda há esperança se eles tropeçarem na Rocha de escândalo(Jesus) e caírem no rio de águas vivas, mas tem que mergulharem nesse rio.

Jesus combateu essa postura insistentemente, e muitos não tinham a menor condição de entender o que na verdade Ele dizia ás multidões, até os íntimos tiveram dificuldades, aprendemos com isso que não basta conhecê-lo, não basta entrar em sua presença por alguns momentos, mas precisamos buscar sempre, ouvir o que Ele tem pra nos dizer e nos ensinar ( sempre) e obedecer. Não é porque o conhecemos que já estamos com título de PHD em sua doutrina. Ele instruiu a multidão:
“Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.   Lucas 12:1

O que diriam os ascéticos se em épocas como de Noemi e Rute em que esta orientou sua nora em dormir nos pés de Boaz, e na época em que Oséias orientado pelo Senhor se casou com uma prostituta, sendo isso proibido pelos judeus; e também quando o Senhor disse a Ezequiel pra que ele deitasse sobre seu ombro e comesse comida esquentada sobre esterco de homem?
E o que comeres será como bolos de cevada, e cozê-los-ás sobre o esterco que sai do homem, diante dos olhos deles”.Ezequiel 4:12

Isso fez o Senhor com um propósito maior, que estava além do alcance do homem, mistérios insondáveis de Deus, em forma de simbologia.
Por isso não devemos julgar quem quer que seja e sim temer aquele que tanto pode matar o corpo quanto a alma.

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.           Mateus 10:28
“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.Romanos 2:1

Quando Deus falava com Moisés no monte Horebe, não creio que o Senhor quando se manifestava, olhava a condição de verme e pó daquele povo,  mas olhava o Seu anseio de ser íntimo deles, e se apresentava com tremor, alarido de trombetas, vozes de mil trovões. E o anseio do coração de Deus era apenas um, que o povo lhe conhecesse, abrisse seus ouvidos, e lhe obedecesse. Mas somente a Ele, porque a Sua glória Ele não dá a outrem.
Então o irmão nunca conseguirá ser santo pelo o que julgo dele, pelo que aponto nele e nem pelo que digo dele e sim quando conhecer esse poder, esse revestimento do alto. Mas buscando muito, ás vezes caindo,  insistindo,e buscando mais, e mais ainda, buscando do poder que vem direto do trono. Porque homem nenhum consegue não estremecer quando se depara com esse poder e quando tem essa experiência.

E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.  Êxodo 19:16
Alguns foram rebeldes, mas conheceram. Outros tiveram mui grande temor e se prostraram, e até os dias de hoje muitos se prostram e declaram:

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra coroaste. (Sl 8  4 e 5)

Então devemos entrar com intrepidez e ousadia no santos dos santos, pelo novo e vivo caminho que é o sangue do Cordeiro derramado na cruz do calvário, e declarar: Eis- me aqui , Senhor! Eu sei que nada sou! Mas não te cales a respeito de mim!

E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

                                                                  Cl 3  14