domingo, 23 de outubro de 2011

“...e os refinará como ouro e como prata...” Malaquias 3 2 e 3


      “...e os refinará como ouro e como prata...”   Malaquias 3   2 e 3
Ai, ai, ai, de mim que sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios. Faço minhas as palavras do profeta Isaías, pois essa noite estive orando ao Senhor e clamava e me humilhava e me prostrei diante daquele que tem Todo o poder, e meu coração se constrangia e se contristava diante dEle e dizia: - Senhor, fala comigo! Senhor, fala comigo!

E depois de um tempo em que chorava copiosamente e me derramava em lágrimas e nos pés dEle, Ele então me deu essa palavra: - ...eu estou como fundidor e purificador, estou refinando o ouro e a prata.
“Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça.”

                                                      Malaquias 3:2-3
Essa palavra é para você, homem e mulher mui amados do Senhor, veio como dores de parto e assim que me inclinei diante daquele que é digno, Ele me trouxe á luz da consciência, e nesse exato momento entendi que isso não seria pra mim, mas para aqueles os quais o Senhor tem cuidado, pessoas essas que nem sei quem são, mas o Senhor os conhece desde o ventre. E creia que Ele tem cuidado de vós! 

Às vezes nem sabemos como e de onde vêm um fogo, as dificuldades, as tribulações, e então ficamos clamando, clamando e depois de certo tempo entendemos que é o Senhor nos refinando, nos purificando, tirando a escória, o refugo.  E depois usa objetos pontiagudos , ferramentas para forjar e moldar, afim de  fazer daqueles que Ele ama jóias, artefatos de ouro e de prata, utensílios preciosos para o reino e humanidade, quem sabe até mesmo um anel para colocar no dedo do Rei, anel este que sela as sentenças, determina juízo e abençoa.
Estamos sempre na necessidade de depender daquele O qual foi dado Todo o poder nos Céus e na terra. E não é o fato do Senhor ter todo o poder nos Céus e na terra que o faz desinteressar por nós pobres mortais, homens de pequena fé. Ele mesmo se esvaziou de toda sua glória, veio ao mundo como homem, pra nos mostrar como devemos nos apresentar diante daquele que pode mudar tempos e estações por amor dos que buscam e crêem. Ele veio nos ensinar que devemos não só dizer, mas fazer e agir como João Batista, homem que o próprio Deus disse que dos homens nascidos de mulher ele é o maior. Devemos declarar:

“Importa que Ele cresça e que eu diminua.”   João 3:30
Sabemos que devemos nos diminuir pelo fato de ouvir melhor Sua voz e não o barulho do nosso coração, devemos nos diminuir porque nossa visão é limitada e quando alcançamos a visão dEle podemos mais, devemos abrir mão dos nossos desejos porque os desejos e planos do Senhor são mais altos dos que os nossos. Assim como a mulher cananéia que como Bartimeu, gritava e clamava, sem se importar com a opinião dos outros:

 - Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim!
Ela também sabia que por trás daquele nome havia uma história, havia poder. E insistia a ponto dos discípulos ficarem incomodados:

“E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.”
                                                  Mateus 15:   22 e 23

 Quantos ainda se sentem como que ignorados pelo Senhor? Sentem como que mal amados, miseráveis e até muitas vezes revoltados e indignados? Além de ter sido  ignorada pelo Senhor, os discípulos ainda se incomodaram com sua atitude até mesmo patética e humilhante. Um grito que soa mal aos ouvidos do mundo, aos ouvidos até daqueles que são discípulos; mas que é canção, louvor e adoração aos ouvidos do Santo dos santos.
Mas o Senhor a ignorou de propósito, e depois ainda mais a humilhou, porque Ele queria nos ensinar durante o decorrer do resto da existência da humanidade que só há um caminho, que só há uma maneira de aproximarmos do Senhor e fazê-lO prestar atenção em nós.

O fato dos discípulos se incomodarem com ela, não estava perto da humilhação que ela ainda tinha que viver, diante das multidões em que se apertavam e se acotovelavam, o Senhor finalmente resolveu respondê-la, e quando veio a resposta o Senhor disse que não tiraria a benção dos filhos para dá-la aos cachorrinhos. Em outras palavras o Senhor chamou sua descedência e a mulher de “cachorrinhos”, mas ela conhecendo a sua necessidade e a sua dor, conhecendo também a quem ela clamava, se humilhou ainda mais e respondeu: - “E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que sobejam da mesa dos seus senhores.”      Mateus 15:27
Ela fez como muitos amigos íntimos do Senhor, como a rainha Ester que disse: - Se perecer, pereci. Ou seja, se eu tiver de morrer, que morra, mas estende o Teu cetro sobre mim. Ou como Moisés se eu tiver de morrer por contemplar a Presença da glória que eu morra, mas deixa-me ver a Tua face.

Como Jacó que lutou com o anjo, Jacó saiu manquejando, saiu extremamente golpeado, a ponto de tê-lo deixado com um aleijão, mas ele permaneceu e disse: - não te solto.
Assim tem que ser a Noiva do cordeiro que diz: - eu desfaleço de amor, eu estou enferma de amor, contudo, estenda o seu estandarte de amor sobre mim...  

E com todas essas histórias somos tocados e Ele nos ensina preciosas lições. E uma vez que o tempo da provação passa, uma vez que permanecemos inabaláveis na fé e somos incluídos na “tropa de Elite” formada pelo Senhor dos Exércitos, guerreiros que com certeza não serão desertores, que não serão covardes, mas serão valentes de guerra, como nosso General que vai à frente, porque o Senhor deve ser nossa bandeira.
E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.”      Êxodo 17:15

E assim ao mudar o cativeiro do seu povo, o Senhor com certeza determinando a sentença, imprimindo sobre nossa testa o selo de autoridade. A marca de Deus.
E foi-lhes dito que não fizessem dano a erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.”      Apocalipse 9:4

E essa tropa de Elite ao alcançar a patente de autoridade dentro do reino, ficam como que reconhecidos nesse reino, no mundo espiritual, e nenhum homem, ou mulher, principado, potestade, poderá tocá-los, salvo permissão do Eterno.
“E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.”               Malaquias 3: 17-18

O Senhor quando está prestes a mudar o cativeiro de um servo ou serva, de pessoas que foram extremamente provados, Ele faz o estado daquele homem ou daquela mulher chegar a um ponto que os seus conhecidos se sintam como que impotentes em tentar algo que sirva de conforto ou consolo, faz com que as pessoas, seus íntimos amigos se aproximem e fiquem como que mudos, por não saberem o que dizer, tamanha a situação lamentável do estado de provação. Um silêncio de quem respeita e conhece a autoridade de Quem faz tudo aquilo, ainda que os amigos não tenham exatamente a consciência do que esteja acontecendo, um silêncio de reverência, de quem se depara com um mistério, um mistério que só Ele pode revelar o profundo e escondido, que só a Luz do mundo pode revelar o que está oculto. Como aconteceu com Jó, que ao se aproximarem seus amigos, ficaram de tal maneira sem o que dizer e explicar, que houve silêncio por sete dias e sete noites.
“E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.”

                                                                Jó 2:13
Tudo que devemos desejar, é buscar esse Deus que tem Todo o poder, servi-lo e amá-lo, buscar intimidade, derramar nossas orações como incenso agradável, nossa adoração como aroma suave diante dEle.
Se tiver de chorar, chorar, se tiver  de clamar, clamar, se tiver de  rugir como os mares que rujas, resista até o sangue. Porque quando é determinado o tempo de mudar o cativeiro, Ele pára os Céus, Ele faz a sombra retornar por algumas horas como no relógio de Acaz, Ele faz com que os Céus se calem, mas Ele faz resplandecer o Seu rosto sobre nós, Ele levanta o rosto sobre aqueles que alcançaram vitória, que subiram a montanha e chegaram ao topo, e o topo é contemplar o Senhor face a face.
Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado.”     Isaías 38:8

E essas orações uma vez respondida com fogo e glória, teremos a certeza do mover, teremos a certeza da resposta, seremos atendidos, e nossa história será contada por toda a nossa existência, como a mulher Cananéia, que foi humilhada e na sua resposta se humilhou mais ainda, mas teve seu nome escrito no Livro da Vida e por memorial de sua fé sua história é contada por séculos e séculos, até os dias de hoje.
E Ele responde nossas orações de uma maneira peculiar, de maneira a nos mostrar o Seu caráter e nos fazer conhecer os Seus caminhos.

“E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.      Apocalipse 8:1-5
E depois de dada essa resposta, Ele determina o juízo, Ele muda o cativeiro, leva cativo aquele que te prendeu, leva enfermo aquele que te adoeceu, humilha aquele que te humilhou, e tira daquele que te roubou. Assim é o Senhor, assim é o amado da minha alma!

Depois do fogo sobre as orações, Ele determina que abram os selos, que abram os livros, as páginas vividas na caminhada com Ele, e que toquem a trombeta do juízo.
“E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os...”             Malaquias 3:5
Contra todos aqueles que se levantaram contra os Seus, e depois então de se calar toda a terra a seu respeito, sem ter como dizer algo, determinar algo, na verdade fazendo silêncio pra ouvir a sentença daquele que morreu e foi digno de desatar os selos. Que diremos pois?

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?     Romanos 8:31
E Ele manda te dizer: - “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”      Mateus 5:10
Bem aventurados os que passam pelo refinador e purificador de ouro e de prata, porque serão anéis colocados nas mãos do Rei, mãos que são galardoadoras,  e que abençoam.

2 ª parte do Texto

Caros leitores, recebi um e-mail dia 26/ 10/11 de um servo e pela profundidade das suas palavras resolvi transcrevê-las aqui para testemunho. Esse texto que vão ler agora são as palavras dele adaptadas e acrescentada uma pequena parte com minhas palavras, essas separadas por algarismos à esquerda, e também com versículos bíblicos,esses com referência da passagem, espero que possam ser edificados na Rocha que é o Senhor.

 - Eu já trabalhei numa empresa metalomecânica. Estive muito em contacto com o trabalho de soldadores. Quando soldam peças metálicas, o metal que é tão duro derrete de imediato, fica líquido, e os diversos componentes se misturam, e ao arrefecer, os componentes fundamentais que dão a resistência, ficam no interior, e os resíduos da fusão, a escória, fica naturalmente numa capa exterior, pouco densa, que depois é retirada com o simples bater de um martelo.
Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?”        Jeremias 23:29

Ao escreveres o texto do "fundidor do ouro e da prata", eu percebi o simbolismo: colocar um "fogo muito forte" na alma, a ponto de tornar fluido até o que possamos ter de mais duro, enraizado, na escuridão da caverna. E na fluidez que surge, vem tudo de baixo pra cima, ¹do mais profundo do nosso íntimo até á luz da consciência, pela dinâmica do calor  ( tal como água fervendo numa panela, o movimento ascendente que tem força para levantar a tampa ), somos abalados em profundidade. E quando começa o arrefecimento, o que é consistente e resistente se refaz, renova e fica no interior, e o que é escória fica na camada superficial, visível, acessível, e é facilmente retirado com uma pancada. ² Com a batida do martelo, sendo a palavra como martelo.
³Por essas e outras temos muitas vezes na vida com o Senhor que passar pelo fogo.

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”                Isaías 43:2

Nessa comunhão recebi a visita do Espírito Santo mais ou menos meio dia, e Ele então concluiu que assim é a comunhão dos Seus amados com Ele. Somos jogados no fogo, mas Ele entra conosco e isso causa uma fusão: Deus com o homem e os irmãos que estão juntos, uns com os outros, formando assim um corpo, a igreja. Formando assim uma "aliança de Deus" , aliança de amor.

Deus – homem ( aliança/ Intimidade)
Homem – homem( aliança/ comunhão)





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"Entre o pórtico e o altar..." Joel 2 17


Esses dias o Senhor falou-me nesse versículo:
“E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne”.      Eclesiastes 12:12
Ele completou: - muitas são as pessoas que escrevem livros, mas faz toda a diferença aqueles que escrevem e falam do que ouvem da parte do Senhor, aqueles que querem levar um pouco das suas experiências para outros, e com isso buscam a comunhão, a edificação e a troca de experiências com outros homens e mulheres, sedentos e insaciáveis adoradores de Deus.
Aqueles que buscam através da sua intimidade, da sua capacidade de ouvi-lO, caminhar com outros, levar o jugo com o irmão e conhecer e prosseguir em aprofundar em conhecer o Senhor.
Pessoas que vivem em comunhão com outros podem muitas vezes agir como Jacó ao vir os pastores se aproximando do poço das águas e não vendo esses pastores dar água aos seus animais questionou o porque daquilo.
“E ele disse: Eis que ainda é pleno dia, não é tempo de ajuntar o gado; dai de beber às ovelhas, e ide apascentá-las.
E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas”.
                                  Gênesis 29:7-8

Então podemos ver que devemos ajuntar as ovelhas,os irmãos, na congregação,remover a pedra da boca do poço, a pedra da descrença, da falta de fé, do desânimo, cansaço, e assim dar de beber às ovelhas.
Quantos de nós estamos como que impedidos de prosseguir, porque enfrentamos pedras nos caminhos, porque temos o coração como que pedras, consequências de lutas, tribulações até mesmo dentro das igrejas, ataques como que apedrejamentos. Em toda a bíblia podemos ver vários episódios em que para ver a glória de Deus se manifestando, tiveram que remover pedras.
 Jesus quando ressuscitou Lázaro deu ordens que tirassem a pedra, e na ressureição do próprio Deus (Jesus) a pedra do sepulcro rolou.
Nesse episódio da ressureição de Lázaro vimos que o sobrenatural Ele operou, dando a vida de volta á Lázaro, mas no que dependeu do mover natural e no mundo físico ele deu ordens para que removessem a pedra.
“Disse Jesus: Tirai a pedra...”        João 11:39

Todos querem ver Deus agindo no sobrenatural, fazendo sinais e maravilhas, nos acordando de madrugada para nos selar instrução; mas o que às vezes não sabemos é que tudo isso depende do primeiro passo, depende da nossa disposição em buscar ao Senhor, em nos entregar, tirar as pedras do caminho e prosseguir. Nessa caminhada precisamos demonstrar boa vontade para com o Senhor, disposição para servi-lo e sempre nos colocar diante dEle aos pés. Tirar as pedras do caminho pode ser algo ou alguém que te impede de se juntar ao amado e desejado de todas as nações.
Assim como no velho testamento cavavam poços para beber água e os inimigos do povo de Israel chegavam e entulhavam os poços, enchiam-nos de pedras, fazendo com isso que o fluir das águas fosse impedido, fazendo com que essas águas tornassem turvas e deixassem o aspecto cristalino, puro; ferindo assim as nascentes, os minadouros. Muitos estão como esses poços, estão entulhados de pedras, com o coração duro, ferido. Mas há um mover nesses últimos dias em que o Senhor tem soprado aos ouvidos dos que O tem buscado, e tem dito: - tirai a pedra...
Sabemos que dependemos desse fluir das águas pra matarmos a sede, para darmos frutos nos ramos enxertados na Videira, precisamos das águas para dessedentar as ovelhas, para regar a terra seca e para fluírem as nascentes dos poços e das correntezas e rios.
E só há um caminho, para que saia a ordem : - tirai a pedra. Uma só maneira, algo grandioso, algo que muda circunstâncias, que move o coração do Pai, essa maneira é inevitável, Ele não resiste e estremece em suas entranhas.
“Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou  
                                     João 11:32-35
Esta é a mesma mulher em que ungiu os pés de Jesus:
“Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.  João 12:3
E encheu-se a casa do cheiro do unguento, o segredo é esse, quando nos prostamos nos pés do Senhor, ungimos seus pés com perfumes e os enxugamos com nossos cabelos, fazemos com isso que todos percebam o gesto de adoração estravagante, todos percebem o cheiro do aroma da adoração de um coração contrito, rasgado e desesperado pelo Senhor. Esse gesto pra muitos pode parecer humilhante demais, humilde demais, mas para o Senhor é o princípio de um relacionamento íntimo e precioso. Relacionamento íntimo, mas não como o homem entende como íntimo, da carne, mas do Espírito, relacionamento em que há um amor incondicional, uma entrega total e sem interesse. Um amor forte como a morte, um amor que nos mostra que Ele não desistiu da cruz, que o fez subir, subir e vencer a morte, será que tem algum amor natural que fosse capaz disso? Não me responda, apenas reflita. Essa é a adoração em que libera a palavra a nosso respeito, essa é a adoração que move o Senhor de íntima compaixão, que enche o íntimo de sentimentos entranháveis de misericórdia. Que libera a ordem: - tirai a pedra. Que libera a ação de desentulhar poços, pedregulhos, águas turvas.
Essa adoração enfim nos capacita, para irmos adiante, para prosseguirmos, para aprofundarmos o relacionamento e nos treinar para também nos dispor á morte, como Ele próprio se entregou por amor, também somos capacitados para nos entregar e matar nossa carne, nossas vontades e entregar nossos sonhos diante do altar de sacrifício.  Esse mover de intimidade é nos dado como no tempo em que os sacerdotes iam servir ao Senhor no templo, quando eles entravam para sacrificarem ao Senhor, entravam no templo, entre o pórtico e o altar, altar de sacrifícios, lugar de morte, morte do ego, morte dos desejos individuais, dos sonhos egocêntricos. E nos dá vida, visões e sonhos de Deus. Entre o pórtico e o altar é o lugar em que há restauração, o lugar que nos faz sentir como Ele sente, que nos faz chorar como Ele chora, nos faz erguer nossa voz como trombeta, a plenos pulmões, clamando por vida, por filhos espirituais e pelo mover da Glória do Eterno.

“ Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?   Joel 2:17
“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar”.
                                                                   Joel 2:28-32
É exatamente nesse lugar, entre o pórtico e o altar que alcançamos essa estatura de adorador, que conseguimos clamar, que conseguimos fazer com que Ele libere a palavra do derramamento do teu Espírito sobre toda carne, essa promessa não é somente a carne que se encontra nas igrejas, nos apriscos, mas TODA carne, ou seja, todos experimentarão a Presença da glória.
Temos que nos colocar debaixo do Sol, porque assim sabemos que há um propósito para todas as coisas debaixo do sol, o Sol da justiça.
Como no tempo da igreja primitiva em que a sombra de Pedro curava os enfermos, esses dias o Senhor me revelou esse mistério, esse enigma. Pedro na verdade estava debaixo do Sol da justiça, quando estamos sob o sol, nosso corpo projeta sombra dependendo da posição da luz e do nosso corpo.
Essa então é a promessa, que faríamos obras ainda maiores que Jesus, esse enigma nos explica então que as obras maiores acontecerão quando posicionarmos nosso corpo sob o Sol da justiça ( Jesus), posicionarmos nossa vida diante dEle, vivermos na justiça do Senhor, sob sua Luz, na posição certa em que essa Luz projete sobre nós toda sua intensidade, provocando sombra dos nossos corpos que curam. Só assim podemos então adorar e receber com essa adoração a palavra: - tirai a pedra, desentulhe os poços, fluam as águas, desça a chuva, exale o aroma do ungüento, morra a carne, restaure o Espírito e projete a sombra, cure e liberte.
“Roni, roni, bat zion. Hariu yisrael
Simchi v'altsi b'chol lev
Bat yerushalayi”
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.”  Sofonias 3:14

terça-feira, 11 de outubro de 2011

“Onde estavas tu” ... Jó 38:4



“Onde estavas tu” ...   Jó 38:4
Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
                                                             Isaías 1:18
Homens que se aproximaram da glória e da santidade do Senhor e com isso tiveram intimidade, sentiram constrangimento, sentiram impuros e indignos de merecer atenção do Senhor, se sentiram constrangidos pela condição de pequenez em que se encontraram. Quem é aquele que diante da face do grande Eu Sou não tenha se sentido cego, pobre e nu?
Como Adão que quando pecou se escondeu e na viração do dia, o Senhor o chamou:  - Onde estás? E pra chegar diante do Todo-poderoso ele então cozeu folhas de figueira e escondeu sua nudez, sua vergonha. Mas o Senhor mostrou pra humanidade que não seríamos justificados da nossa vergonha com as folhas da figueira,  mas sim depois de morto o Cordeiro.  
“E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”.
                                                         Isaías 6:4-5
Quanto mais nos aproximamos do Senhor, quanto mais nos sentimos atraídos por essa glória, atraídos pelo desejo ardente de conhecê-lo, vamos então ao aproximar do fogo devorador, do fogo que tudo queima, que tudo purifica, nos sentindo como que necessitados mais e mais da Sua imensa misericórdia.
Não somos justos pelo que fazemos, pelas obras, muito menos pelo o que somos, mas pelo que Ele nos justifica. Não há como aproximarmos do Eterno e não sermos abalados no nosso interior, sermos profundamente transformados, remexidos literalmente, como um terremoto abala e transforma tudo que foi atingido pelos seus abalos, como um vendaval que transtorna, como um maremoto que inunda tudo e com isso muda as características de tudo ao redor. A mudança é tão inevitável e perceptível que aqueles que se aproximam destes, são também atingidos, e visivelmente contagiados.
Hoje podemos entender o que na verdade aconteceu com Elias dentro da caverna, quando desafiou os principados e potestades territoriais de Jezabel, antes ele desejou a morte, depois se escondeu.
Então o Senhor se apresentou falando com ele,e disse pra se colocar sobre o monte, no mesmo monte Horebe em que também falou com Moisés. Com Moisés foi preciso apenas passar o fogo, mas Elias já estava há algumas páginas de história adiante, e conseqüentemente também há algumas transgressões cometidas pelo povo de Israel adiante, contaminações com rituais e costumes de outros povos.
Por isso o Senhor disse: - Se põe sobre o monte, nas alturas, e fez uma transformação no íntimo de Elias como vento que esmiúça a penha, depois passou um terremoto, abalando assim a estrutura de Elias, as colunas que sustentavam seu ser, abalando tudo, conceitos, princípios, caráter, personalidade, vontades, sonhos, tudo foi abalado e transtornado pelo terremoto. Fazendo uma transformação jamais imaginada por ele, passou um fogo, fogo consumidor, devorador, queimando tudo que desejou queimar no interior daquele homem e só depois disso falou com ele.
Daniel quando contemplou a glória também teve uma experiência tremenda com o Senhor e lhe foi revelado mistérios da sua época e dos dias de hoje, e foi tanta a expressão de poder, beleza e santidade que todos ali não puderam deixar de sentir o abalo que causa a Presença, até os que não viram, mas sentiram algo poderoso acontecer.
“E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.
Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.
Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.”
                                 Daniel 10:7-11
Jó com tudo que passou apenas servia e fazia tudo dentro da lei porque tinha temor do Senhor pelo que ouvia dizer desse poderoso Deus, mas somente quando o Senhor se apresentou a Jó em meio a um redemoinho, é que Jó pode contemplá-lo com os seus olhos.
“Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo...”
                                                       Jó 38:1
O Senhor na verdade fez um redemoinho natural, mas o redemoinho maior e mais tremendo foi no interior de Jó, fazendo com que Jó conhecesse todo o seu poder, toda sua grandeza, pois o Senhor dizia assim:
“Onde estavas tu, Jó? Quando fiz isso, quando estabeleci aquilo, Eu criei, Eu fiz, Eu estabeleci, podes tu com o inimigo da tua alma? Sabes tu sobre o leviatã? Podes chegar perto? Podes fazer pacto com ele? Poderá ele ser generoso contigo?
“Poderás tirar com anzol o leviatã, ou apertar-lhe a língua com uma corda?
Poderás meter-lhe uma corda de junco no nariz, ou com um gancho furar a sua queixada?
Porventura te fará muitas súplicas, ou brandamente te falará?
Fará ele aliança contigo...”     Jó 41:1-4
Na verdade essas palavras poéticas e que pensamos ser escritas apenas pra nos contar a história de um homem justo; podemos conhecer muitos mistérios ocultos, selados para o entendimento somente  daqueles que estão buscando,insaciáveis, incansáveis, caçadores dos tesouros escondidos nas cavernas, nas grutas, e que somente com experiências assim como desses homens é que alcançamos. Somente quando nos voltamos para nossas cavernas, nossos lugares ocultos e passamos pela tempestade, pelos terremotos, pelos abalos sísmicos do nosso interior, das colunas que sustentam nosso ser é que alcançamos tamanhos mistérios ocultos no coração do Pai, do Eterno. E Ele nos diz:
“Conheces o que o teu inimigo podes fazer contigo? Não, não podes imaginar!”
Mas Ele diz também: - ele não o faz, porque Eu o Senhor sou contigo onde quer que andares, Eu o Senhor sou Emanuel (Deus conosco), Eu o Senhor te digo: - Seja forte e corajoso, não atemorizes o teu coração
E nos resta apenas dizer como Jó:
“Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca.”    Jó 40:4
“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.    Jó 42:2
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.    42 5 e 6
Jacó foi um homem que viu uma escada posta nos Céus e os anjos desciam e subia por essa escada, ele viu também coisas que podem fazer um homem estremecer o seu íntimo, como ver um anjo e lutar com ele.
Jacó e as varas em que o Senhor o justificou, em que o Senhor agiu para libertá-lo daquele cativeiro imposto pelo seu próprio sogro, o Senhor foi quem o libertou das mãos do seu sogro, e o fez, dando a ele riquezas e os despojos, pois o seu rebanho era próspero.
“e as varas que descascara pôs em frente dos rebanhos, nos cochos, isto é, nos bebedouros, onde os rebanhos bebiam; e conceberam quando vinham beber”.   Gênesis 30:38
O Senhor nos ensina com essa história que devemos colocar a raiz de Davi, o ramo da oliveira, da árvore da vida, a videira verdadeira, no bebedouro das ovelhas que cuidamos, as ovelhas que pastoreamos, fazê-las beber dessa água cuja raiz foi jogada dentro da água, como nas águas de Mara, em que o ramo as tornou doce, eram águas amargas, mas se tornaram doces. Se fizermos assim teremos ovelhas fortes, saudáveis e o Senhor fará prosperar tudo em nossas vidas.
“E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos.”    Gênesis 30:43
Tudo isso aconteceu quando Jacó estava prestes a passar por algo que abalou sua estrutura, mudou seu nome, seu caráter, seu estilo de vida e principalmente abalou seu íntimo quando se viu diante do anjo do Senhor em Peniel.
O rei Davi comeu dos pães da proposição com seu exército. Algo que na lei de Moisés era permitido somente aos sacerdotes e levitas, mas o Senhor não imputou isso como pecado ou transgressão, porque o rei Davi se prostrava diante do Senhor e declarava sempre e de várias formas.
“Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”  Salmos 51:2-3
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Salmos 51:10
 Então declaramos Senhor, cria em mim oh Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. E assim eu me prostro e declaro: -  Tu és digno de receber todo louvor e adoração que te lhe é devido. Como as judias no templo te adoram e se prostram e declaram: Shemá
“Shemà Israel Adonai Elokenu Adonai Echad”

“Ouve Israel, Adonai é nosso D'us, Adonai é Um.”
“Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”         Deuteronômio 6:4-9
 Grava Senhor a tua palavra em meu coração, em minhas mãos e entre meus olhos, colocando entre os meus olhos de carne a Tua visão. Amo-te, Senhor!