terça-feira, 20 de dezembro de 2011

“...a terra se abalou e tremeu”. Salmos 77:18


“...a terra se abalou e tremeu”.  Salmos 77:18
“A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu”.  Salmos 77:18
Ainda que a seara seja grande e os trabalhadores poucos, o Senhor nosso Deus tem feito grandes coisas e basta ficarmos algum momento meditando e refletindo que Ele tem milhões de formas de mostrar e dizer:
“Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.”  Salmos 34:8
Ele tem feito um verdadeiro reboliço pelo mundo, não é preciso ser muito espiritual para saber que realmente isso está acontencendo.
Há alguns meses atrás o Senhor me deu uma visão, nesta visão caindo fogo do céu e casas e cidades estavam subindo fumaça, sendo queimadas, destruídas, e alguns estavam sendo arrebatados em espírito e seus corpos caíam inertes, e todos corriam de um lado para outro, juntando poucos pertences e tentando fugir daquele lugar assutador. E eu ouvi a voz do Espírito Santo dizendo: - as cidades que mais sofreram afrontas e foram atingidas, são as cidades que mais tivemos pessoas salvas.  Quando acordei fiquei a pensar no que poderia ser tudo isso e logo entendi que era uma visão apocalíptica. O tempo está se abreviando e por isso o Senhor tem alertado os que estão buscando Sua face.
“E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.  Apocalipse 9:2
Ainda existem muitas pessoas que estão acomodadas em seus conceitos e preconceitos, em seus princípios, e não estão ligadas que o Espírito Santo do Senhor deseja que vivamos em novidade de vida e novidade de Espírito.
“ De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”  Romanos 6:4
Devemos morrer a todo dia e deixar que Cristo cresça em nós também todos os dias, só assim Ele vai trabalhando em nossos corações pra que estejamos como obreiros aprovados, sabendo manejar bem a espada que é a palavra. Uma vez manejando essa espada ela penetra fundo no íntimo daqueles que precisam conhecer o Senhor e transformando também outras vidas, matando o ego e fazendo que todos Re vivam em novidade de vida. Mesmo os que já servem e conhecem ao Senhor há mais tempo, precisam rever seus conceitos em Cristo. Por isso existe no calendário das festas judaicas, o dia de Yom Kippur, chamado Dia do perdão esse dia é um dia separado entre os judeus e estabelecido pelo Senhor por estatuto perpétuo, para que os judeus possam fazer uma instrospecção, reflexão, de suas vidas, como cidadãos, como esposos, esposas, filhos, e como servos do Altíssimo. Todo dia é dia de Yom Kippur, para os que amam o Senhor.
Muito importante são esses dias para os que servem a Deus, devemos aprender com esse dia, revermos nossos conceitos, para que isso aconteça, Ele trabalha com essa espada e ela vai no profundo e mexe lá dentro e existem determinadas ações em que podemos detectar que está sendo feita uma grande obra, pois Ele é homem de grandes obras.
Uma vez lendo a passagem em que fala de João Batista, a história conta que ele batizava nas águas, mas dizia que viria um que iria batizar no fogo, ele falava do Messias, Jesus, e quando este apareceu pra que João o batizasse, João então disse : Eis o Cordeiro que tira o pecado do mundo.
E dois dos discípulos de João o seguiram e foram ter com Jesus.
“E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus”.  João 1:36-37
Mas ao ler essa passagem eu questionei ao Senhor: - Senhor, mas João Batista era muito seguido, muitos eram os que o acompanhavam, e se ele disse a teu respeito, que não era digno de desatar lhe as sandálias, porque então foram somente dois que O seguiram?
E o Senhor simplesmente me respondeu através do Seu Espírito Santo:
 - Porque pra conhecer o Senhor Jesus, tem primeiro que passar por João Batista, ou seja, pra termos intimidade com Jesus, temos que primeiro passar pelo batismo nas águas, morrer o velho homem e nascer nova criatura em Cristo Jesus, arrepender dos nossos pecados e delitos, temos que compreender que somos pó e ao pó retornaremos, temos que saber que nossos atos de justiça são como trapos de imundície na presença de Deus, e que a causa de não sermos consumidos é pelas suas muitas misericórdias em nossas vidas. Humildade, sinceridade de coração, nos envolver como no velho testamento em panos de saco e cinzas, e prostrar diante do Todo poderoso. Falar em João Batista é falar de arrependimento.
Isso que vou escrever foi orientação do Senhor, está na sequência como foi dito, sinto que Ele vai trabalhar em muitos corações, essa palavra vai entrar como a espada muitas vezes citada e mexer no íntimo de vidas aqui, vou descrever os mecanismos de reação de seres humanos, não posso com isso julgar quem quer que seja, pois se julgo meu irmão, condeno a mim mesma, portanto tenham liberdade, porque onde há o Espírito aí há liberdade, e façamos uma introspecção, se precisarem de compreensão me escrevam, e vamos orar com todos que se dispuserem em buscar o Único, Jesus. Aquele que merece nosso tempo em parar e  ouvi-lo, e também que possamos falar com Ele, e merece nossos gestos de extravagâncias pra chamar Sua atenção e mover seu entranhável sentimento de misericórdia em  nosso favor. O que vou descrever foi como uma visão e Ele fez-me compreender como se tivesse me levando a viajar e contemplar ações, gestos atitudes de pessoas, várias pessoas, e me fez detectar formas de comportamentos.
Estava dormindo, e Ele me acordou de madrugada e começou a falar:
- Fale aos meus, que tomem cuidado com o espírito de megalomania entre meu povo, esse espírito vem dos tempos da torre de babel, é o mesmo que o espírito de babilônia, quando os homens quiseram fazer seus nomes grandes, esse espírito atinge normalmente os que já passaram muitas dificuldades financeiras, fome, pobreza, e quando mudo as circunstâncias eles são facilmente alvos para extremarem para o outro lado, mania de grandeza, tentando compensar o tempo de miséria.Esse espírito age na vida da pessoa trazendo um desequilíbrio e tirando o foco das pessoas em querer, querer e querer. Precisamos apenas  lembrar da pessoa de Jesus, quando viveu no nosso meio, Ele poderia ter tudo que desejasse seu coração, mas abriu mão disso pra ver as pessoas sendo curadas, libertas e saciando a fome.
“A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta!”  Provérbios 30:15
Se entregarmos nossa vidas e convidar o Senhor que venha trabalhar em nossos corações, mas deixa-lo fazer a obra em partes no nosso íntimo, Ele faz em partes; se deixarmos que Ele trabalhe no todo, Ele faz a obra no todo. A obra redentora é para todos, mas a obra de restauração é para os que dão conta do trabalhar de Deus, pois é como uma cirurgia do Médico dos médicos, dói, mas depois a pessoa sai da “unidade de terapia” totalmente restaurada. E por isso o Senhor chama os fortes, para que esses possam suportar o tratar do Senhor. E além de suportar o tratamento, depois é necessário obedecer para não cometer os mesmos erros e voltar a ter as mesmas feridas, e assim repetir, repetir e repetir os erros, como numa obsessão. Se nalgum momento não aguentarmos, ou evitarmos que Ele mexa, Ele não mexe, mas é exatamente aí que o inimigo das nossas almas vai te deixar vulnerável, pois onde Jesus não passar e mexer, é onde ficará em trevas, e essas trevas faz com que a pessoa não consiga enxergar o seu modo de agir e comportar, e assim ficam, como que cegos. Não andando na luz de determinado comportamento, uma vez como cegos, não enxergam suas atitudes e nem a dos outros, virando assim uma verdadeira torre de babel, ninguém entende ninguém, confusão ao pé da letra. Temos que deixá-lo trabalhar no nosso ser total, para andarmos totalmente na Luz e não deixar que nenhuma parte do nosso íntimo seja trevas. E nosso inimigo não age na luz e sim nas trevas.
O espírito de megalomania age também no íntimo das pessoas fazendo com que desejem demais, adquiram muitas propriedades, ajuntem riquezas, mas Jesus nos ensinou:
“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”  Mateus 6:21
Não há nada demais ter sonhos, os sonhos e suas realizações são de Deus, o que não podemos permitir é o desequilíbrio, podemos desejar pra nós, mas também pelos outros. E assim quem sabe, vivermos como na igreja primitiva, em que repartiam o pão, propriedades, e voltavam seus corações para virem todos bem e realizados na paz de Jesus, e não nas riquezas desse mundo.
Vi também nesse dia através da ótica do Espírito Santo, pessoas que sempre em suas vidas viveram fortes emoções, e essas emoções faziam com que fosse derramada adrenalina em sua corrente sanguínea, pessoas que viciam com a adrenalina, em viver em turbilhões de emoções, e não conseguem ter uma vida de paz, andar em pastos verdejantes,águas tranqüilas.
Mudanças bruscas, vida louca, viver perigosamente, correndo riscos, mentiras, aventuras, também é um desequilíbrio; esses são espíritos de loucura, agem sutilmente, na vida das pessoas, e se não forem tratados ficam ali sem ser desmascarados. São espíritos ás vezes apenas opressores e não possuidores, mas cirandam a vida das pessoas e agem nas trevas através de suas setas inflamadas. Precisamos detectá-los para ficarmos imunes aos seus ataques e viver na altura da palavra que diz:
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:10
Temos que nos gloriar nas fraquezas, porque quando conhecemos nossas fraquezas aí somos fortes, pois deixamos de confiar em nosso braço mortal e passamos a contar com aquele que venceu todo império das trevas, o Deus forte. Coviver com Jesus é conviver com a espada da verdade, é sempre ouvir da sua boca a verdade a nosso respeito, é termos humildade em dizer: - eu sei que nada sou, fizeste-me por um pouco menor dos que o anjos... Quem gosta de ouvir sobre seus defeitos, com Ele ouvimos isso o tempo todo e por isso é sábio aquele que se gloria na sua fraqueza, porque enquanto se gloria em sua fraqueza é sinal que sabe de onde veio, e pra onde vai.
“...Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”  Tiago 4:6
 Ainda tem pessoas que tem verdadeiro fascínio pelo mundo espiritual, e ao invés de buscar experiências com o Espírito Santo de Deus, procuram experiências espirituais.
Há dois erros, iguais e opostos em que a nossa raça pode incorrer quando de demónios se trata. Um é descrer da sua existência. Outro é crer nela e sentir por eles um interesse doentio". - C. S. Lewis
Vou contar-vos agora uma experiência muito importante:
Estava eu dormindo, no início da minha conversão, e o inimigo das nossas almas chegou bem nos meus ouvidos e disse: - Queres saber como é a vida de um endemoninhado? E de repente comecei a debater em espírito, como que tendo um ataque epilético, eu sabia que isso não acontecia na vida real, mas em arrebatamento de espírito, e de repente, aquilo foi se acalmando, e eu ainda dormindo escutava todo o movimento da casa, e aos poucos fui tomando consciência do que estava acontecendo, não foi um sonho, foi uma experiência com o Senhor, pois Ele estava junto de mim, e logo depois O ouvi dizendo: - Eu permiti pra que você conhecesse mais. Cumprindo a palavra que diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”  
                                                                                  Salmos 23:4
Algumas pessoas podem até escandalizar e dizer que isso não foi de Deus, mas eu que vivi tenho certeza que sim, foi de Deus. Fiquei meditando, assustada e questionando ao Senhor:  aprender mais? O quê Senhor?
E como sempre fui compartilhando com um e com outro, e numa dessas em que compartilhei com uma senhora, ela me disse:  - essa sua experiência foi como a que Jesus teve quando o inimigo apareceu pra Ele quando ficou quarenta dias no deserto, e disse que se Ele o adorasse ele daria ao nosso Senhor todo o reino, depois levou Jesus no pináculo do Templo e também fez sua oferta.
“E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás”.   Lucas 4:6-8
A partir desse momento é que entendi que na verdade isso foi uma experiência das mais importantes na minha vida, o Senhor estava me ensinando que mais importante que ter experiências espirituais, é ter experiências com o Espírito Santo de Deus, pois somente nEle podemos confiar, somente Ele é verdadeiro e justo. Porque as experiências espirituais podemos ter com qualquer tipo de espírito, mas as experiências com o Espírito Santo é somente com Aquele:
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.” Efésios 4:10
Aquele que subiu aos Céus e também aquele que desceu no sheol, pois conhece até o que está em trevas, o grande El Shaday, o Todo poderoso.
 Não importa o tamanho da barreira que o inimigo coloca contra você, importa que o Senhor faça com que você vença essas barreiras, salte muralhas, a palavra diz:
O sábio escala a cidade dos valentes, e derriba a fortaleza em que ela confia.” Provérbios 21:22
O sábio então escala a fortaleza, ou seja, passa por cima da fortaleza do inimigo e a derriba. Sabemos que só podemos escalar, subir e chegar aos céus, através do nosso louvor, adoração e oração. Na verdade o sábio escala a fortaleza no momento em que ele apenas fala com o Pai, coloca seu coração com sinceridade diante do Senhor. Sabemos então como alcançar o trono da graça sobre graça, adorando e louvando e levantando um clamor.
Podemos então perceber que homens frágeis e fragilizados nós somos, desde que entrou o pecado no nosso coração, estamos enlaçados em tramas, e que na astúcia do inimigo, fazemos confusão com o nosso desejo e o desejo do outro, fazemos confusão com o nosso imaginário e o imaginário do outro, e ainda fazemos confusão com o que é real. O espírito de babilônia também trouxe muita confusão, porque usa da nossa arrogância, da nossa altivez, fazendo com que desconheçamos a humildade, para pensarmos que nosso ponto de vista é o correto, acima de qualquer suspeita, e assim nessa torre de babel, eu falo uma língua, o meu irmão fala outra, o meu amigo outra e eis a confusão. Sendo assim, somente Aquele que nos ensinou a carregar a nossa cruz e segui-lo, negar a nossa carne, o nosso ego, deixando que os outros sejam superiores a nós, somente Esse pode nos fazer andar na verdadeira luz, somente Ele pode nos fazer andar em unidade de Espírito, num só amor, num só propósito, completando a carreira, correndo para o alvo, que é a soberana vocação. Esse é o verdadeiro motivo de termos que nos humilhar,  negar nosso eu, nosso desejo, nossas convicções, nosso imaginário, nosso real, enfim, negar nossa ótica de vida, para receber a Dele, receber a Sua visão. A visão daquele que vê todas as coisas e conhece todas as coisas, porque em partes conhecemos, e em parte profetizamos, mas o Senhor se entregou na cruz, para fazer com que fôssemos dignos de receber dele, a Sua visão, a visão daquilo que é nossa porção, a porção do todo. E também se entregou para que recebêssemos se assim for necessário o sentimento Dele, o coração Dele.
Outra coisa que foi mostrado foi a inveja, quanto a isso não podemos discorrer contra, pois a esse respeito a bíblia diz:
Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso é vaidade e desejo vão”.  Eclesiastes 4:4
Homens caídos que somos, todos nós estamos sujeitos, e devemos reconhecer essa fraqueza, gloriarmos nela e saber que em Jesus somos mais que vencedores contra esse mal. Quando reconhecemos, estamos forte contra ela, e passamos a vigiar e ser prudentes, e assim menos suscetíveis ao sentimento, sentimento faccioso, contenda, dissoluções.
“Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.”
                                                                       Romanos 13:13
“Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.”  Tiago 3:14
Mas temos ainda uma arma muito poderosa contra todas as astúcias do inimigo, oração. Vencemos tudo com a oração, falar com Deus, sermos sinceros quanto ao que sentimos e pensamos, colocarmos no altar em sacrifício nosso eu, nosso desejo maligno, pra receber dEle o sentimento puro e que faz toda a diferença em nossas vidas. A oração tem tanto poder que com ela o Senhor vai determinar seu juízo contra tudo e todos que vieram contra Ele. Tudo será determinado e dado o seu fim no momento em que for colocado as orações diante do Senhor, orações como incenso, com cheiro suave de justiça e santidade e obediência.
 Após serem depositadas as orações do Seu povo diante do trono, será determinado o fim, a oração tem poder.
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus”. Apocalipse 8:4
“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.” Apocalipse 5:8
“E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. Apocalipse 8:2
Podemos ver aqui que de um verso ao outro existe um mistério, temos no verso dois os setes anjos com as sete trombetas preparadas para o juízo de Deus, mas depois dos sete anjos, podemos perceber que vem o oitavo anjo do apocalipse, e só depois que esse anjo toma o incensário com as orações, enche de fogo e lança sobre a terra acontece um momento de tremor e temor, pois saem vozes, trovões, relâmpagos e terremotos, ou seja, há um reboliço da parte do Senhor, há um abalo sísmico, aí vem o fim! O fim vem apenas depois que as orações são colocadas diante de Deus.
E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las”. Apocalipse 8: 6
O tempo do fim está determinado; em meio ao caos, um caminho, um propósito,  um meio que justifica esse fim, não falamos no fim como o mundo fala, há esperança!
O mundo fala no fim como o fim de todas as coisas, nós falamos de um fim para trazer o início, início de acabar o inverno e vir a primavera, de cessar o  choro e vir a alegria, o fim da morte e início da vida eterna.
O fim vem! Ora vem, o Espírito diz: vem!

domingo, 11 de dezembro de 2011



O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus...”  Romanos 11:33
Nós Seres humanos temos duas opções nessa vida, depois disso vem o juízo, ou cremos e nos entregamos à  profundidade tanto da sabedoria, como do conhecimento e ficamos firmados e fincados como que numa rocha; ou não cremos e ficamos como que penas levadas ao léu do vento por todo tipo de doutrina. Para aqueles que têm um conhecimento maior de filosofias e doutrinas e param para refletir, meditar, ainda têm uma esperança, porque levariam a vida tendo algo ainda pra se ocuparem, mas para os que não são de refletir, ponderar e discorrer sobre a vida, nem isso. A natureza humana pode crer ou não, que Deus fala com o homem, mesmo nos dias de hoje, se o homem crê bom pra quem crê e se ele não crê vive sem esperança. Se crermos Ele é Deus, e se não crermos Ele continua sendo Deus. Desventurados homens que somos quem nos livrará do corpo dessa morte?
Muitos são os instrumentos e maneiras de Deus falar com o homem, mas se ele não quiser reconhecer o poder e honra e glória daquele que é o único, de nada nos aproveita. Se o homem não quiser abrir mão do seu ego, da sua auto-suficiência e do seu egocentrismo, ele fica como um címbalo que retine, faz apenas barulho, mas não se ouve melodia; fica também como um coração de espelho, ora, pois a luz no espelho ela bate e volta, ela não penetra no coração de espelho.
Há uns anos atrás ouvi do Senhor um enigma, Ele disse-me: - A água é fria, o sol é que esquenta, a água é como espelho.
Fiquei impressionada e aceitei o desafio, comecei a buscar na Fonte de todas as coisas, o Espírito Santo de Deus, o desvendar desse mistério. Depois de certo tempo lendo o livro de provérbios, descobri uma parte do mistério, e esse versículo foi a chave para a descoberta:
- “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem”. Provérbios 27:19
Usei uma sentença matemática simples: água = coração = espelho.
E desvendei parte do enigma: a água é fria = coração frio, o sol é que esquenta = sol ( Jesus). Mas e o restante do enigma? Ainda não tinha conseguido desvendar.
Mas ainda instigada pelo mistério e enigma perguntei a um irmão:
- Qual a relação da luz com o espelho?
E pra minha surpresa ele me respondeu:
- Na lei da física, a relação da luz com o espelho é que a luz no espelho ela bate e volta, ela não penetra. Eureca! Finalmente tinha descoberto o enigma.
 Concluindo: O coração que age como o espelho, a luz bate e volta, ela não penetra. Traduzindo para a nossa vida prática, o coração que age imitando outros, a luz bate e volta, se eu imito o meu irmão, vizinho, conhecido, eu não sou “eu”, sou algo disforme porque nem sou “eu”, e nem sou o “outro”, porque o outro ninguém pode ser mesmo.
O homem não pode ser quem as pessoas querem que ele seja, e nisso Ele não faz acepção, ele tem que ser quem o Senhor quer que ele seja, pois há um propósito para todas as coisas debaixo do sol, mas se esse homem não está debaixo do sol, que é a vontade do Senhor, esse propósito dificilmente seria cumprido. Se o coração é como espelho, sabemos que o espelho não reflete o que lhe é próprio, mas reflete o que está à sua volta, reflete tudo ao seu redor, de menos ele mesmo. Em outras palavras o coração de espelho reflete tudo que está à sua volta, os desejos do outro, o modo de pensar, de agir, age como os outros gostariam, o espelho não reflete os seus sentimentos, o que está no profundo do seu íntimo. O espelho representa aquela pessoa que aprendeu a se agredir, agredir seu sentimento e ser desonesto consigo em função do que é o “politicamente correto” .
Mas se esse coração como espelho está diante de Jesus, então esse coração espelha a vida de Cristo, e só Ele pode então através desse reflexo, nos orientar sobre o propósito da nossa vida, da vida de cada um que está debaixo dessa Luz. E esse homem então deve viver a porção de vida que Deus tem pra ele, nada mais, nada menos, do que o Senhor tem determinado para cada um de nós.
O Criador fez a sua obra, como um artista plástico, escultor, que tem sua criação como um filho, quem tem esse dom de criar sabe do que estou falando; e o que não entendo é como ainda existem pessoas que crêem que o Senhor criaria todo o universo, o homem, e deixaria tudo ao seu próprio curso e destino, claro que não! Qual homem que por mais insensível que seja, realizaria qualquer obra, poder de sua criação e deixaria essa obra esquecida? Acredito que esse homem teria pelo resultado de sua criação um amor como de filho.
“Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”
                                                                        Mateus 7:11
Ele é bom, e é amor, e nos orienta, e nos conduz no caminho pela verdade, e para a vida e não para a morte. Então precisamos crer que Ele nos acorda e sela a sua instrução aos nossos ouvidos, que Ele, através do seu Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
Esses dias atrás acordei com a palavra: acepção de pessoas, parei pra meditar no que Ele estava querendo dizer com isso, e o Senhor então selou sua instrução e dizia que se a sua igreja não se posicionar , Ele vai determinar o juízo. Porque Ele não faz acepção de pessoas, Ele é bom tanto para o que está fora, quanto para o que está dentro, Ele age de misericórdia tanto para o que está fora, quanto para o que está dentro, e também determina o seu juízo tanto para o que serve, quanto para o que não serve.
E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;” Atos 10:34
O Senhor não faz acepção de pessoas tanto para o bem, quanto para o mal. Ele escolheu o povo judeu para ser oráculo de Deus na terra, e sempre teve aqueles dos quais Ele chamava para sua intimidade, para falar com Deus, e usou uma alegoria muito linda do noivo com a noiva para com seu povo, e no resultado dessa intimidade, tiveram um filho dos seus amores, e Jesus é então chamado filho do Meu amor.
E esse filho veio então para cumprir seu chamado, sua missão, que seria ensinar os outros povos a se preparar para também ser a noiva e também ter filhos de seus amores. Por isso depois de Jesus foi estendido aos outros povos (gentios) o direito de serem chamados para intimidade com Deus.
E exatamente aí que o povo judeu errou, pois acreditaram que eles seriam os únicos e além deles nenhum mais seria chamado povo de Deus. E por isso tropeçaram na pedra de tropeço, na pedra angular, tropeçaram no próprio Jesus, e tiraram deles próprios o direito de crer na loucura da pregação, não creram na loucura de Deus, tentaram entendê-lo de modo racional, tentando colocar o Senhor na gaiola do nosso entendimento, na gaiola que é a nossa mente, mataram Jesus, como se cortam as asas de um pássaro, ou pomba, tentaram reduzir o vôo da águia, que tinha planos de estender suas asas sobre todo o globo terrestre; mas Seus planos não podem ser frustrados, e foi determinado um juízo contra esse povo.
 Ele vem julgar primeiro sua igreja e depois os que estão de fora.
Havia um mistério na bíblia que eu a uns meses estive buscando para entender, e o Senhor fez silêncio sobre isso até o dia de hoje, e ao escrever esse texto Ele então me revelou e deu luz aquilo que estava oculto ao meu entendimento. Eu não entendia o mistério na vida de Moisés servo do Eterno, que recebeu no monte a lei de Deus para a humanidade, e nessa lei de Deus estava escrito que o povo judeu não podia casar com estrangeiros, mas esse mesmo Moisés que recebeu essa lei, teve uma mulher chamada Zípora, e também tomou para si a mulher estrangeira, a mulher cusita.
Isso foi motivo de comentários dos seus irmãos, Miriã e Arão, comentários esses maliciosos a tal ponto do Senhor ferir Miriã com lepra e foi preciso Moisés interceder, para a cura de sua irmã.
Com Moisés falava Deus face a face, porque Moisés era ousado e buscava entender a loucura da pregação, o escândalo da cruz, ele entendia desde o deserto sobre a serpente de bronze contra serpentes afogueadas,e também entendeu essa loucura de Deus que do casamento com o povo judeu, nasceria o filho do Seu amor – Jesus. E deste filho, nasceria um novo relacionamento de amor, um relacionamento com o povo estrangeiro.
Em outras palavras, o Senhor fez com que o casamento de Moisés com a mulher cusita, um segundo casamento, com estrangeira, ficasse à sombra das coisas que viriam, ou seja, o casamento de Moisés com estrangeira foi uma alegoria do que o Eterno faria milhares de anos à frente com os povos gentios(estrangeiros). Ele desposaria o povo judeu, mas também desposaria com o povo estrangeiro. E destes dois casamentos nasceriam povos, filhos de Seu grande amor.
“E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita”.
                                                                            Números 12:1
E enquanto Ele foi me dando como que peças de um quebra cabeça, subsídios para escrever esse texto, eu tive um sonho, em que eu explicava para uma aluna em que as pessoas querendo ou não, teriam forçosamente que se posicionar; ou servem a Deus, ou se rebelam contra sua palavra. Até mesmo os homossexuais. Ou crêem, ou não crêem, ou abrem mão dos seus conceitos, ou não.
E eu sentia no meu espírito que nos últimos dias as pessoas iam cada um do seu lado escolhido ter verdadeiros confrontos espirituais, embates, os filhos das trevas versus os filhos da Luz. Uma vez que se posicionarem, teriam que buscar recursos espirituais para defenderem suas posições. Verdadeiras batalhas espirituais, fez-me lembrar da batalha do Armagedom, citada na bíblia, em que os filhos das trevas vão se levantar, contra Deus, e vão tentar tirar do trono Aquele que criou todas as coisas, inclusive o ímpio para o dia do juízo; e com certeza os que se levantarem contra o Criador já estão condenados.
E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.”  Apocalipse 16:16
Há um ano mais ou menos, tive uma visão e ela consistia em:
Estava eu com meu filho, ele agora tem três anos, mas na visão era um garoto de uns 16 anos, e duma janela, numa casa subterrânea, vi um homem que a pele do seu globo ocular estava toda comida, fazendo com que seu olho direito ficasse quase pra fora, e o couro cabeludo também todo comido, fazendo com que pudéssemos ver seu cérebro, e disse ao meu filho, vamos ficar quietos deitados como que mortos, pra eles não mexerem conosco.
E vi também três homens praticando sodomia, uns com os outros, um deles parou, me olhou e disse: - Isso aí é a bíblia? Eu conheço a bíblia!
Querendo dizer que já tinha ouvido falar da palavra de Deus, mas na sua prática, não teria dado a devida consideração.
Assim que vi isso, vi depois um homem que chegou á porta do quartinho, onde eu e meu filho estávamos, levantou os braços, ele usava uma capa, e debaixo dessa capa e dos seus braços saía uma nuvem de gafanhotos que chegou a escurecer mais ainda o lugar, e o Espírito Santo me dizia:
- Esses são espíritos de depravação que estão sendo liberados do inferno, para atormentarem os homens que ouvem a palavra de Deus, mas não praticam.
Alguns dias depois lendo a bíblia encontrei uma passagem que dizia exatamente o que vi na visão.
“E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.”    Apocalipse 9:3-4
É óbvio que essa visão nos deixa, impactados, impressionados, e foi assim que fiquei, meditando, meditando e meditando. Clamei ao Senhor para me dar o entendimento, e na medida em que fui compartilhando com os irmãos, Ele foi me revelando o mistério:
- E passo a mostrar-vos o mistério: O meu filho maior é porque é para tempos adiante, a casinha pequena e subterrânea é o coração da terra, o homem na janela com o olho comido é habitante do sheol (Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:44), eles estão observando o tempo que se cumpre, e o outro homem com a capa também é um anjo do abismo liberando os gafanhotos para fazerem dano aos quatro cantos da terra.
Precisamos acordar, não podemos ficar olhando o vento, o tempo, não podemos olhar quem faz a obra e quem não faz, quem obedece e como obedece, e quem não o faz, não podemos ficar como os habitantes do sheol, observando na janela, o tempo se cumprir sobre a terra.
E nisso Ele não fará acepção de pessoas, tanto será determinado esse juízo com os que estão dentro, quanto aos que estão fora. Tanto fará com os que são servos e crêem, quanto aos que não servem e não crêem. Como na palavra diz:
“Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” Mateus 5:45
Nós fomos chamados para pregar o evangelho, falar do amor de Deus e nada mais que isso, não precisamos observar o que os outros filhos ou irmãos fazem ou deixam de fazer, porque a bíblia diz que a responsabilidade é pessoal, depois disso vem o juízo sobre toda obra e esta passará pelo fogo e será provada.
E também não devemos ficar como Êutico, pegar num sono profundo a tal ponto de apenas ficar observando na janela, sem nos posicionar; e sabemos que nos últimos dias teremos que quebrar muitos conceitos e preconceitos, colocar a mão no arado sem olhar pra trás, pois os dias estão findando, e como diz um irmão chegado, o tempo urge.
E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.  Atos 20:9
A palavra mesmo a de Deus, pode ser transformada a bel prazer do interlocutor,sabemos que muitos pela história da humanidade justificaram barbáries pela palavra de Deus mundo afora, podemos criar heresias terríveis com essa mesma palavra, distorcer, como o inimigo das nossas almas faz, perverte a palavra de Deus. Mas devemos saber que o Senhor vai determinar o juízo e pedir contas a cada um de nós.
A pessoa precisa buscar nos dias de hoje a palavra viva e eficaz, ou seja, a palavra que pulsa, que fala,e que revela ainda nos dias de hoje, no contexto do hoje, aqui e agora; por isso a palavra é chamada Viva, porque sai da boca do Deus Vivo. Essa Palavra  sai da boca de Deus e nos tráz entendimento através do Espírito Santo, e nos revela situações da nossa vida, para se fazer viva no contexto atual. 
 As pessoas escutam os que dizem ouvir a voz de Deus, e criticam, num disse, me disse,chamam de loucos, alucinados, mas quem ouve a doce voz do Senhor e sente Sua presença, a doce presença, estes sabem, estes se riem, dos que ainda não alcançaram, porque sabemos exatamente o que queremos, e sabemos em quem temos crido.
Por isso temos duas opções, ou cremos, ou não cremos; escolhe porém crer, de todo o coração, de toda tua alma e com todo teu entendimento, como criança. E por isso o Senhor disse que não entraríamos no reino se não tivéssemos o coração como de criança, pra crer em tudo que vem da boca do Eterno.
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” Deuteronômio 30:19

sábado, 3 de dezembro de 2011

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás...”




“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás...”

                                                                       Gênesis 2:17

Num dos textos escrevi sobre o fruto do conhecimento do bem e do mal, precisamos como que numa nova ótica, numa visão diferente refletir sobre esse fruto, como que abrir uma janela para a visão do mundo espiritual, a bíblia nos relata que Deus na virada do dia ia ao Éden conversar com Adão, mas disse a ele:

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16-17

Nesse meio tempo em Gênesis já o Criador teria criado os céus e a terra, mas entre um verso e outro da história, pode ter havido uma distância de tempo muito grande, se observar bem, o segundo verso desse livro diz assim:

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1: 2

Palavras; temos que observar bem as palavras, e quando se trata de palavras que saem da boca de Deus, a atenção tem que ser redobrada, porque num versículo desses se revela vários mistérios.

 Na primeira parte do verso acredita-se que o Senhor Deus não teria feito a terra sem forma e vazia, e outro detalhe muito importante é que na segunda parte fala-se da existência das trevas. E finalmente na última parte fala-se da existência do Espírito de Deus, ou seja, há uma separação entre as trevas e o Espírito de Deus. As trevas estavam na face do abismo, e o Espírito de Deus sobre a face das águas. Algo maravilhoso demais para nós...

“... E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” Gênesis 1:4

“... E que comunhão tem a luz com as trevas?”  2 Coríntios 6:14

 No início de tudo além das regiões celestes o Senhor fez separação das águas e ordenou que as águas se ajuntassem em um só lugar e que aparecesse a porção seca, a porção seca se deu nome de terra.

 A bíblia nos relata que somos formados do pó da terra e ao pó retornaremos, no nosso organismo temos uma estrutura de uma grande porção de água, entendo com isso que somos como gênesis, no hebraico bereshit que quer dizer “no princípio” ou “nascimento”; e quando o Espírito de Deus paira sobre nossa face, ou seja, quando estamos buscando Sua face, faz-se então separação de luz e trevas.

Mas o Senhor disse ao homem que não comesse do fruto do conhecimento do bem e do mal, e o homem não considerou essa palavra, e desobedeceu dando legalidade a esse fruto de agir em sua vida.

Já sabemos que é um fruto e por isso abre o apetite, e também sabemos que lidar com esse fruto não é algo simples, pois é o mal mascarado de bem.

Nesses dias atrás aconteceram muitos episódios em que o Senhor nos colocou pra meditar sobre esse assunto, uma das áreas em que o nosso inimigo age muito, é a área emocional, o nosso inimigo nos faz crer que agindo naquilo que acreditamos ser o bem estamos agindo correto, e nem sempre é assim.

Reflita comigo: Já entendemos que o nosso inimigo é o fruto do conhecimento do bem e do mal. Sabemos que Jesus é a árvore da vida, ou seja, Nele não há nenhum mal, somente o bem.

Mas vamos descobrir aqui agora quem criou o bem e o mal.

“... Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?” (Lamentações 3:37-38).

Com uma grande diferença entre uma coisa e outra, podemos então refletir, quando o Senhor lança mão do mal é sempre pra corrigir, pra forjar um caráter mais nobre no homem.

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7

“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

                                                                           Jeremias 17:10

Então entendemos que o Senhor age como um pai que corrige o filho, que exorta, que ensina o caminho que deve seguir, ainda que esse ensino seja com “cajado”, com vara, como o pastor cuida das suas ovelhas.

E quando o inimigo da nossa alma lança mão do bem é sempre pra enganar, iludir e mascarar um intento maligno. Então ele age de maneira perversa e sem misericórdia. Como um carrasco que tem prazer sádico na morte e dor da vítima.

Voltando ao fruto do bem e do mal, podemos citar várias atuações em que somos facilmente enganados por esse fruto, como por exemplo, nalgumas filosofias, doutrinas, seitas e etc. Filosofias e ensinos que têm aparência de bem, mas no fim é engano; é como se fosse um cão que corre atrás do rabo, fica-se ali correndo, correndo, gasta- se energia, empenho, tempo, fé, para no final dar em nada, ou até mesmo em maldição.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Colossenses 2:8

Afinal em muitas situações podemos ficar como que cegos, vivendo como que para o bem, pensando ser o certo, mas jamais conhecer o caminho da verdade, da vida, por não percebermos o erro, o engano. Porque nossa justiça não é a justiça de Deus, nosso amor, não é como o amor de Deus e nosso entendimento não é o entendimento do Senhor.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.”  Isaías 55:8

Quando o Senhor formou o homem, Ele soprou nas narinas o fôlego de vida, esse fôlego de vida se chama “espírito”, o nosso espírito é um pedacinho de Deus em cada um de nós, e esse pedacinho precisa então sempre entrar em comunhão com o Espírito de Deus para ser renovado e para ser peenchido com o que lhe é próprio, e por isso precisamos buscar nos ligar novamente a Deus.

Em nossa vida crescemos ouvindo dizer que temos que fazer o bem, mas não nos ensinam como discernir quando e como fazemos o bem. Porque na verdade quem pode nos ensinar isso é só o Espírito Santo de Deus, somente Ele sabe separar como luz e trevas de gênesis, separar o bem do mal. Depois da queda somos então homens e mulheres, que conhecem o bem e o mal, mas não sabemos separá-los, e estão aí os maiores conflitos da humanidade.

O bem de Deus é: ainda que o homem possa achar que aquilo que está acontecendo na sua vida seja o mal, seja ruim, seja sinônimo de desamor do Senhor, se Ele é filho, então ele precisa entender que:

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

O propósito é salvação, é resgate, é ensinar a andar em caminhos retos de justiça. O Senhor nos ama e não tem prazer na morte de ninguém, Ele quer que todos se salvem, nada que façamos pode aumentar e nem diminuir o amor Dele pelos homens, Ele é absoluto nesse amor.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”.1 João 4:8

Essa reflexão sobre o fruto do bem e do mal não é nada simples, mas temos que falar sobre o assunto; ao meditar no que diria nesse texto o Senhor já tinha me falado sobre o que exatamente escrever. O fato de ficarmos sujeitos as astúcias do inimigo, vulneráveis, nos deixa á mercê de enganos e confusão quanto ao modo de agir,pensar e até mesmo de se comportar diante de situações de pressão emocional.

 Um exemplo que muitas vezes nos deixa sem saber como agir é a decisão de ajudar ou não uma pessoa, muitas vezes ouvimos que devemos ser bons, mas aquilo que pensamos ser bom para o outro as vezes não é; devemos ajudar o próximo, porque a bíblia diz isso, mas também devemos aprender como ajudar e o que realmente serve de ajuda.

A psicanálise diz sobre o papel de autoridade, o “corte”, normalmente exercido pelos pais, muitas pessoas crescem e vivem com o ser psicológico comprometido por essa “falta”, não conhecem os seus limites, não sabem ouvir um “não”, e tem dificuldades de ouvir sobre a verdade, são resistentes a ouvir aquilo que não lhes agradam, somos na maioria assim, pessoas mimosas e delicadas.  Pessoas assim na verdade são delicadas demais, sensíveis com excesso, não vivem o mundo real, porque não suportam ver a situação como ela realmente é, são leves, uma insustentável leveza,  não têm o pé no chão, são idealistas, mas com ideais fora do que é real.

“E quanto à mulher mais mimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra...”

                                                                Deuteronômio 28:56

Esse é um modo de agir do fruto do bem e do mal, onde pode-se pensar que é o modo certo de agir, quando na realidade isso deixa muitos em relações humanas de desequilíbrio.

Pessoas sem limites e pessoas que têm dificuldades de fazer a diferença entre o que é “seu” e o que é do “outro”, que não consideram o desejo do outro, que não conseguem discernir até onde vai seu defeito e começa o defeito do outro, forçando dessa maneira aos outros que convivem consigo a demonstrar um “amor exigido”, egoísta. Como uma esponja que absorve o tudo do outro, mas não conhece a lei do retorno, como numa relação parasita que não conhece a simbiose, que não conhecem a lei que fala:

 - melhor é dar do que receber.
São pessoas conflituosas, que precisam urgente de ouvir falar da verdade, da cura e da libertação.    

No nosso caminho encontramos pessoas manipuladoras, chantagistas emocionais, pessoas rebeldes e que pelo fato da rebeldia sofrem consequências dos seus atos, precisamos mesmo saber como agir.

 O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, esta voltará sobre ele.” Provérbios 26:27

Quem pensa em ajudar o rebelde que caiu na cova por desobediência pode ter sérios problemas com isso, pois muitas vezes o que o rebelde está vivendo é exatamente para sua correção e se interferimos nessa correção, a consequência pode vir sobre nós.

Outro fato muito importante que devemos estar atentos é sobre pessoas vítimas de algum preconceito, seja ele qual for o tipo, pessoas assim normalmente tem a auto estima comprometida e na maioria das vezes são vítimas de sérios problemas de alma, estas pessoas na maior parte dos casos, precisam passar por cura interior, e somente o Senhor tem como curá-las e restaurá-las.

  A lei do SENHOR é perfeita, e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”  Salmos 19:7

A lei é perfeita e restaura a alma, então aprendemos com isso que qualquer problema do nosso ser psicológico é restaurado na medida que vamos conhecendo a palavra.

E muitas vezes nos envolvemos com pessoas que são muito feridas, traumatizadas, e agora sabemos onde podem procurar a cura interior, mas tem um detalhe muito importante, ninguém e absolutamente ninguém, pode buscar a cura para o outro senão ele mesmo. Podemos mostrar o caminho, mas nunca decidir pelo outro. Nesses relacionamentos o inimigo  das nossas almas muitas vezes nos prende em laços, verdadeiros laços do passarinheiro, ele nos faz acreditar que devemos assumir toda a responsabilidade dos problemas do outro, quando isso não é verdade. É literalmente comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, é termos a sensação de fazer o bem, quando na verdade aquilo tem sido o mal. As vezes servimos de escora, de sustento e alimento para a situação de comiseração do outro e muitas vezes esse sentimento de comiseração faz com que a pessoa se sinta o tempo todo vítima do mundo e da vida. É como um pedinte que tem um ferimento e ganha o pão e a vida pedindo esmolas por causa da sua ferida, e quando tem a oportunidade de ser curado ele se recusa, assim também são algumas pessoas que vivem de suas feridas da alma, quando tem oportunidade de serem curadas elas se recusam, pois não sabem viver se não pela situação que sempre viveram, pedindo esmolas de atenção, de amor e carinho. O que essas pessoas não sabem é que só o Senhor pode preencher o tamanho do profundo de nossas necessidades, só Ele preenche o vazio e a necessidade de atenção, amor e carinho por cada um de nós.

Não quero dizer com isso que pessoas assim não precisam de nossa atenção e ajuda, mas temos que até nisso buscar do Senhor a forma de ajudar, de servir e amar, porque certamente se não buscarmos do Senhor que é a Luz do mundo, podemos nos enlaçar nas ciladas do inimigo.

“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”.    Provérbios 16:25

Situações complexas, situações de embaraço, tramas e ardis do inimigo são muito comuns pelas vidas que estão pelo mundo afora, pessoas realmente vivendo um laço, e não sabem como sair desses laços, pessoas com feridas de alma, com traumas, complexos de inferioridade, machucadas por experiências ruins como abusos, assédios,rejeição,mágoas, muitas são as vítimas do inimigo, mas sabemos onde está a fonte de cura, libertação e restauração.

Porque há esperança para aqueles que foram cortados da oliveira, a oliveira que distribui a seiva da vida, a Árvore da Vida; Jesus. Nessa oliveira os ramos são enxertados, e recebem da seiva, e recebem vida.

“...foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,”   Romanos 11:17

Sendo assim quando somos enxertados na oliveira, damos frutos da nossa evangelização, regatando assim vidas, pessoas, resgatamos de lugares longes, de abismos, para trazer á face das águas, ficarem face a face, onde o Espírito Criador habita, e sermos co-criadores de antes impensáveis transformações. 

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.”   Jó 14:7

Quando enfim passamos a compreender que comemos do fruto do conhecimento do bem e do mal no Éden, e por isso vivemos como que no escuro, na face do abismo; mas, que agora que conhecemos que se manifestou a Árvore da Vida (Jesus), a raiz de Davi, a videira verdadeira, e que descobrimos os mistérios do querubim que a guardou, com espada desembainhada, revolvendo pra lá e cá...

“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”  Gênesis 3:24

Podemos falar que esse mistério é a loucura da pregação, é a mensagem da cruz, Ele abriu esse caminho,  em toda a bíblia lemos que os querubins estão diante do trono prestando adoração, então é esse o mistério , alcançamos vida dessa  árvore, prestando Adoração ao que é digno de toda honra, louvor e domínio.