terça-feira, 27 de março de 2012

Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.




Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Romanos 11:19*
*(Para melhor entendimento desse assunto leia Romanos11 inteiro)
Fui despertada essa madrugada e creio ter sido o Espírito Santo de Deus, ter intimidade com o Senhor é como receber peças de um quebra cabeça, ele vai nos dando as peças e nos fazendo refletir,  nos incitando a buscar, para a conclusão e desfecho da visão completa, ou pelo menos do que Ele quer nos dizer.  Sendo assim, Ele me fez refletir, meditar e concluir: o Judaísmo contemporâneo está para os ensinamentos genuínos da lei de Moisés, assim como o catolicismo romano está para o cristianismo do primeiro século. (Somente não podemos esquecer-nos do remanescente).
Ou seja, no decorrer do tempo, com o passar dos anos o homem foi “incrementando”, foi acrescentando sua ótica, seus costumes, colocando seu “dedinho”. E ao levantar para anotar essas observações me veio á passagem em que Jesus disse: - E ordenou-lhes, dizendo: “Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.” Marcos 8:15
Em outras palavras: guardai-vos do sincretismo religioso. E para simplificar desde já coloco aqui o que literalmente significa o termo sincretismo.
Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente "coalização dos cretenses", composto de σύν "com, junto" e Κρήτη "Creta") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas.A origem se deve provavelmente a Plutarco no capítulo "amor fraternal" no seu "Moralidades", onde comenta que os cretenses esqueciam as diferenças internas a fim por exemplo de se unir a combater um mal maior. Então sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas dispares apesar das diferenças a favor do que é semelhante (cretenses eram antes das diferencas cretenses).
Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.
Sincretismo Religioso Católico-Germânico
Durante o periodo de decadência de Roma, os germânicos começaram a entrar em seus territórios, de forma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados com sua cultura local. (Fonte:Wikipédia)

Podemos concluir então que: o judaísmo sofreu muitas interferências, existem muitas práticas no meio desse povo que foge ao que é genuíno do Espírito Santo e que como muitas nações, povos e línguas eles precisam purificar as mentes, purificar as mãos, e os corações. Mas como pode alguém purificar o seu caminho?
“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.  Salmos 119:9
E falou mais o Espírito Santo: esse jovem é o homem de menor faixa etária, mas também o jovem espiritual, aquele que ainda não tem muita segurança, domínio da minha palavra. Precisamos ter intimidade com o Senhor e com Sua palavra, dominar e manejar bem a espada. Nos tornarmos anciãos, no conhecimento da Palavra, maduros. E também maduros no relacionamento íntimo com o Senhor, e essa intimidade só virá quando tivermos mesmo muita mansidão e humildade na presença dEle. Como os anciãos diante do trono em Apocalipse, se prostraram e colocavam suas coroas de glória diante do Senhor e se despojavam de toda glória, para que se manisfestasse somente a glória de D’us. E me fez lembrar também dessa passagem:
“Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.”            Marcos 13:22
“...Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”  Apocalipse 12:12
E assim como os judeus, povo escolhido e separado foram se abrindo para esses sincretismos, e no decorrer das histórias da bíblia, podemos perceber muito disso acontecer; assim também cada um de nós, como servos, estamos sujeitos aos sincretismos religiosos. E precisamos também nos acautelarmos dos fermentos, pois precisamos que nossos corações estejam como os pães asmos, puros, limpos de impurezas, e sim asmos com o amor aos irmãos, amor ao próximo, nos negando a cada dia e carregando nossa cruz e seguindo o autor e consumador da nossa fé.
Li esses dias num texto escrito por uma irmã que me parece ser uma verdadeira discípula de Jesus. E copiei e colei suas palavras, eis aí na autenticidade:
CREIO EM JESUS CRISTO , QUE VEIO EM CARNE, FOI CRUCIFICADO, TOMOU A CHAVE DA MORTE DA MÃO DA SERPENTE E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA E ESTÁ ASSENTADO A DESTRA DO DEUS PAI, ONDE TENHO UM LUGAR RESERVADO PARA FILHO AO SEU LADO.
REJEITO O MESSIAS ESPERADO DA MAÇONARIA E RENEGO A ARVORE DA SABEDORIA HUMANA QUE FIZERAM OS JUDEUS REJEITAREM JESUS E PERDEREM A SALVAÇÃO.
EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO, É AQUELE QUE ME TIROU DO VALE DA SOMBRA DA MORTE:
TE AMO JESUS CRISTO DE NAZARÉ!” (Roseli De Folco)

Entendi com isso que ela rejeitava o Jesus romano e declarava fé no Jesus (Yeshua) da igreja primitiva, a igreja do primeiro século. Mas também o Jesus que é o mesmo ontem, hoje e sempre. Em outras palavras entendi que ela queria dizer que: queria servir, adorar e amar o Jesus verdadeiro e não um Jesus transmutado por mentes humanas.
No Éden quando Eva e Adão comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal, o inimigo das nossas almas teve legalidade para agir dessa maneira, ou seja, entrou com algo que parecia ser do bem, mas no final das contas é o próprio mal. O que seria mais pernicioso do que o mal? Mais pernicioso do que o mal é: o “mal” travestido de bem. O inimigo o tempo todo nunca quis acabar com Jesus,pois sabia que isso ele não poderia, mas confundir a humanidade, e apresentar um Jesus transmutado. E foi isso que aconteceu na história dos judeus, ainda tem muitos que não conhecem esse Jesus Verdadeiro, porque foi deturpado o entendimento dEle por mentes carnais, manipuladas pelo nosso inimigo. E por isso precisamos orar, abençoa-los e pedir que o Espírito Santo possa abrir-lhes os olhos. Porque assim como éramos cegos um dia, também eles, mas assim como Jesus morreu para os gentios, também morreu por eles judeus. E essa é a vontade do Pai Celestial!
Mas o mover de Deus é tão tremendo que, muitos deles pelo mundo afora já estão abrindo os corações pra conviver com os cristãos, porque perceberam que somos os únicos no mundo que os apoiamos e os amamos, pelo Espírito Santo que habita no meio da igreja de Jesus! Aleluia!
Leia a bíblia ela é uma fonte inesgotável, manancial puro, cristalino, recluso, onde o perverso não turva as suas águas. E faz com que rios de águas vivas possam fluir do seu interior. E que a paz de Jesus Cristo de Nazaré seja conosco!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Ferindo a Rocha de Meribá "...provei-te nas águas de Meribá." Salmos 81:7



Esses dias ouvi do Senhor: - Aqueles que se rebelam e soltam palavras de arrogância, como tagarelas falam como que ao vento, inflamam seus corações, contaminam, e tocam na rocha de Meribá.
Porventura buscareis palavras para me repreenderdes, visto que as razões do desesperado são como vento?” Jó 6:26
O Senhor nos escolhe e nos prova e contempla o coração daqueles que buscam Seu favor, sabemos com isso que uma das mais importantes virtudes pra essa travessia no deserto é a humildade e mansidão.
“Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá.”  Salmos 81:7
Devemos suportar o tempo da provação e o dia mau, os dias desérticos, pois se formos fiel no pouco, no tempo de escassez; se formos gratos e mansos nesses tempos difíceis, muito mais seremos no tempo de abundância.
Não é bom que o homem endureça seu coração, é necessário que ele confie e deixe o Senhor tratar segundo sua multiforme sabedoria, pois Ele sabe mais do que todos nós o que é importante e o que é bom pra seus filhos.
“Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;”  Salmos 95:8
Seja o que tiver nos acontecendo não podemos pôr em causa a bondade, justiça e perfeição de Deus, mesmo que nos sintamos muito aflitos, pois são nesses momentos em que na aflição Ele abre nossos ouvidos, quebranta nossos corações e fala e nos dá direção.

Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos.”
                                                                                        Jó 36:15

Assim como para nosso inimigo a maldade lhe é própria, e mesmo sabendo que ele já é um derrotado, e que no fim da peleja já perdeu desde a fundação do mundo, assim mesmo ele nos oprime, nos tenta e faz de tudo pra nos tirar do foco e do alvo.
Inversamente proporcional é o Senhor Jesus, Ele é bom, saiu sobre seu cavalo branco vencendo e para vencer, ou seja, Ele venceu, ainda vence e vencerá sobre todas as coisas. Ele é poderoso pra fazer infinitamente mais do que pedimos e pensamos. Não alcançamos sua visão, e exatamente o que Ele faz, mas precisamos crer, que tudo coopera para o nosso bem.
Ele nos surpreende com sua bondade, e com seus planos que ficaram em mistérios, selados até o dia em que deveriam ser revelados, portanto, descansa porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre e sua fidelidade de geração em geração.
Uma prova do seu amor podemos ver na história do rei Davi,  O fato de Davi ter adulterado não mudou a decisão do Senhor de permanecer fiel, pois Ele colocou Salomão no reino. Com isso Ele deixou claro que Ele não muda, é implacável pra exercer justiça e juízo, mas também para exercer sua bondade.

“... em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17

Então quando passarmos por tribulação mesmo que venhamos agir como os discípulos a dizer: Mestre eis que no mar se levantou uma tempestade tão grande que vamos
perecer, como podes assim dormir?  E Ele nos responde:

 “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.”     Salmos 121:4

“E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.”  Mateus 8:24-25

Ele se levantou e aquietou o mar e a tempestade, assim é em nossas vidas, não vamos perecer porque Ele está no controle. Precisamos ter essa certeza.


Assim como Jonas dormiu no barco, Jesus também dormia, lançaram Jonas no mar e este submergiu, ficou três dias no ventre do monstro marinho. Jesus também foi lançado no abismo, sheol, e ficou três dias no coração da terra, creio que não foi por acaso que o profeta Jonas e sua desobediência, estavam á sombra do que Ele faria por nós, levando sobre si o preço da desobediência de todos nós, mesmo inocente; mas estava levando sobre si nossas maldições.
 
Antes do episódio do barco e seus discípulos o Senhor havia curado um servo de um homem com autoridade em Israel, os discípulos viram isso, e esse homem de autoridade teve mais fé do que os que estavam mais íntimos do Senhor.

“Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.
Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.”    Lucas 7:6-9
O poder de Deus está acima da nossa compreensão, acima da nossa intimidade com Ele, acima da ignorância de outros e acima de todas as coisas, pois estas, foram criadas por Ele. E é essa confiança que devemos ter Nele.

O inimigo só te toca, quando ele percebe que seu coração, a habitação, o templo do Espírito Santo está vazio, caso contrário, ele não te toca. Porque você pode até estar fraco, mas se você tiver no seu coração o Senhor de todas as coisas, aí é um páreo entre você e o Senhor, Ele te fortalecendo e você buscando na fonte e no Espírito de fortaleza, e não tem para o inimigo. Mas se você se rebelar, ou se você ferir o Senhor com palavras e murmuração, aí Ele será contra ti.
Quando seu problema é com o inimigo, você repreende e clama o nome de Jesus, manda sair e o inimigo tem que bater em retirada pelo poder que há no nome de Jesus.
Mas quando o seu problema é com o Senhor, aí não tem jeito, porque quem poderá contra o Todo poderoso, a não ser um coração quebrantado e contrito na presença gloriosa?
O Senhor suporta seu pecado, Ele morreu na cruz pra isso, você pode ser o pior dos pecadores e mesmo assim Ele te ama e te perdoa, basta chegar com sinceridade e humildade na presença do Pai.
Mas o que Ele resiste é a hipocrisia, arrogância e mentira, dessa maneira Ele nem move do seu lugar, e deixa quem quer que seja sofrer as consequências do seu próprio erro.
“Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;”  Isaías 2:12

"Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado."   Romanos 11:22
Estejamos sujeitos a Ele com humildade, nas nossas andanças no deserto, porque Ele não vai resisitir a um coração quebrantado e contrito, mas ao arrogante Ele resiste e abomina.

Dia desses li um texto e aprendi que o significado etimológico da palavra hebraica “shua” é :  “grito de socorro”, ou seja, “shua” é  um grito, pedido de socorro. Isso significa que uma pessoa confessa ou clama o nome yaohushuah, ela se torna motivo de atenção de ULHIM, pois ela literalmente está clamando, gritando, e dizendo: Yaohu socorro.    (Roseli de Folco)

Podemos então concluir que ao clamar Yeshua já estamos nEle e em nome dEle clamando:  - Me socorre... Senhor!  
E por isso nosso coração está cativo ao nosso amado, Adonai – Ele é meu dono. Te amo Jesus!

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.”  Romanos 7:14

Seja fiel! Porque ainda não resististes até o sangue, como o nosso Senhor!
                                                         (Adap. Hb 4  12)