segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Não se fará menção de coral nem de pérolas; porque o valor da sabedoria é melhor que o dos rubis. Jó 28:18

 
 


Conhecer e amar Jesus é como ser uma noiva que está para ser desposada, mas que o noivo está alistado numa tropa do Exército lutando pelos irmãos. O Espírito Santo constrange o íntimo, constrita e aperta os corações, e gememos por um encontro, por um afago, e por mais intimidade. A alma numa adoração extravagante grita e clama: Ora vem! Ora vem!      
Algo como uma angústia constante, boca seca, meio amarga de ansiedade e de saudade ao mesmo tempo. É como um sentimento insaciável, sedento pela presença do amado da nossa alma.

- Todos os dias Senhor sua noiva suspira de saudade, ela se prostra e clama para sentir a sua presença!
Ela na verdade se encontra enferma de amor. Prostra-se no deserto, nos mananciais de águas, nos montes e nos vales, corre ao seu encontro, tudo para sentir o frescor do seu cheiro de mirra. Muitas vezes como manancial recluso, outras como nascentes em que pisaram em suas águas tornando-as turvas, subindo assim a lama, mas de algum modo, no seu íntimo a noiva espera as sujidades das águas baixarem. Fica ali observando o tempo em que o noivo vem, se abaixe, lança suas mãos fechadas em conchas e bebe, num gole refrescante, saciando a sede de sua presença, sede de ouvir sua voz e sentir sua presença.                             

O noivo também muitas vezes anseia pela presença de sua noiva. Anseia em sentir o doce aroma do louvor que lhe é dado, anseia pela adoração. Muitas vezes a oração da noiva chega como incenso perfumado ás suas narinas. Isso é ter intimidade! Quando a noiva desfalece de amor e o noivo anseia pelos aromas suaves de sua adoração!

Quem conhecerá aquele que é o fogo devorador? Senão aqueles que passaram pela prova de fogo? Quem conhecerá aquele que é leão e o cordeiro? Manso como a pomba e prudente como a serpente?

Para onde iremos nós? Pois só Tu Senhor tens palavras de vida! Quem conhecerá o coração de Deus?  Se não  o Espírito de Deus que intercede pelos que são seus? (Rm 8)

De que me vale buscar apenas os dons? Se não for conhecer as coisas profundas e maravilhosas que aos Seus, tu revelas? Porque se o homem e a mulher de Deus buscar apenas os dons de línguas e profecias, mas se não desfalecer de amor pelo Noivo, é como se casar e não provar da lua de mel. Eu posso falar a língua dos homens e dos anjos, mas se não tiver amor, o que será desses dons? Eles cessarão e desaparecerão, mas o caminho sobremodo excelente , o amor, é o maior dos dons e o melhor desejo, e esse permanecerá para sempre. 

De que me vale cuidar da obra que o Senhor dá ao homem, e fechar minha visão apenas para a obra e não ser um homem ou mulher que cuida do reino?

O homem e a mulher de Deus podem cuidar do que o Senhor lhes confia apenas, fechar a visão, o foco e cuidar apenas daquilo que lhes foi confiado. É como a parábola dos talentos, recebeu uma moeda, esconde , se fecha no seu mundinho e cuida somente daquilo que está no seu foco, ficando até mesmo ameaçados e não permitindo que outros usufruam e também contribuam, tendo insegurança e ameaças. Mas se esse homem ou mulher ampliar o foco, a visão e fazer com que seu Ministério foque no reino, se abra para todos, ajude a todos na caminhada, na semeadura. Que seja abençoado e também abençoe, que prospere, que cumpra o princípio que diz: é melhor dar do que receber. Aí sim, esse talento prospera,se multiplica, e esse homem e essa mulher que foram fiéis no pouco, serão colocados no muito.

Porque o Senhor procura verdadeiros adoradores, e verdadeiros adoradores  adoram o Senhor de todas as coisas. E não adora as coisas dadas pelo Senhor. Verdadeiros adoradores adoram seu Senhor, e não seus ministérios, suas coisas e pessoas.  
Abra seu coração meu irmão e minha irmã, deixe o rio passar, e levar por água abaixo tudo que impede seu crescimento para uma visão maior e mais ampla!

Os verdadeiros adoradores O adoram em Espírito, e o Espírito conhece as profundezas de Deus, seu tamanho, sua largura e tem sua visão. Somente alcançando esse tamanho e essa profundidade, trilhando pelo caminho sobremodo excelente, e a porta desse caminho é o amor, é que se consegue multiplicar os talentos. E esse talento se multiplicará a trinta, a sessenta e a cem por um (Mc 24:30.)
De que me vale ter visão que não seja como a da águia? Se preciso mesmo ampliá-la e chegar a ser uma águia em lugares altaneiros?

A Tua Palavra Senhor penetra como espada, as vezes provocando dor, mas também entra como um grãozinho de areia no interior de uma ostra. E no nosso interior, esse grão vai remoendo, remexendo tudo lá dentro; e lá dentro no profundo tudo começa a se inquietar, e revirar e  se transtornar, na verdade nosso íntimo começa a querer se recalcitrar contra os aguilhões da verdade e da liberdade. E um grão insignificante como quem não quer nada, á medida que nos vai espetando, vai provocando mudanças, e o nosso íntimo começa a liberar substâncias de defesa até que tudo seja transtornado pelo movimento do grão. Mas um dia todo esse movimento do grão dentro de nós se transforma em uma pérola, a mais preciosa, de inestimável valor; então vendemos tudo que temos de mais precioso para termos junto de nós, implantado, guardado no mais interior do íntimo e em águas profundas do oceano da graça de Deus, essa pérola de raro esplendor. Tudo passa a ser escória, refugo, pela excelência do conhecimento que está em Cristo, esse é o nosso tesouro, Ele é o nosso oceano de águas profundas, tudo incide Nele, por Ele e para Ele; esses são os adornos da noiva, o dote precioso.

         E um dia seremos colhidos, retirados como pérolas de fino valor, e teremos o privilégio de sermos matéria prima para artefatos de ouro e de prata, joias incrustadas em anéis de beleza e esplendor. 

 “A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma...” (Lamentações 3:24)

domingo, 30 de dezembro de 2012

“Andarão após o SENHOR; ele rugirá como leão; rugindo, pois, ele, os filhos do ocidente tremerão.” Oséias 11:10

 
 
Quando somos atraídos pelo amor de Deus, somos atraídos com cordas humanas e laços de amor. Muito peleja o inimigo das nossas almas para nos colocar mágoas, rancor e desesperança, mas vem sempre um rio de fogo, glória e nos desentulha os poços, fazendo com que flua no mais profundo do nosso íntimo um rio de fogo, óleo e unção!
Esse rio desimpede todo entulho que travava a unção, e aquela natureza selvagem do leão carnívoro desce por esse rio abaixo, o fogo desmaterializa qualquer dureza, e a unção borbulha e traz a essa nova criatura um rugido, esse rugido vem das entranhas, porque lá no profundo o óleo começa a ferver, e na fervura do óleo, sobe um vapor quente e úmido.
Esse vapor quente dá pressão tendo que forçosamente buscar escape, a válvula de escape. E por isso o vapor do óleo quente dá pressão buscando a válvula de escape que no nosso íntimo é a boca.
A boca do leão selvagem tem que dar o escape da pressão da unção quente, e ela abre; abre com rugido de autoridade, com hinos, cânticos e línguas estranhas. Isso tudo contribui para que de glória em glória, mas não devemos esquecer, é de glória em glória, e não de repente. O temperamento selvagem do leão é transformado em mansidão. Fazendo com que contrário á natureza caída, um paradoxo que contradiz a intuição comum, o leão possa viver com o cordeiro, com a ovelha. Esse leão não ataca com selvageria as ovelhas, mas pasta junto com as mesmas. O sangue das ovelhas e cordeiros não serão assim derramados pela presa, escorrendo pelos dentes, nem pelas patas, garras, mãos desse leão; pois esse leão foi transformado pela unção de fogo e glória, e apenas pastará juntos das ovelhas.
O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.” Isaías 65:25
E que caminho sobremodo excelente é esse? Que profundidade tanto da sabedoria como do conhecimento é esse? O que acontece com um rebanho de cordeiros e ovelhas em que pasta juntos um leão? Qual lobo se atreveria atacar um rebanho desses?
“...diga o fraco: Eu sou forte.” Joel 3:10
“Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.” Salmos 139:6
Uns desejam campanhas de prosperidade, outros desejam dons e profecias, outros fama e status; desejemos a profundidade, a inexplicável lucidez da loucura de Deus, ou a insana lucidez Dele. Sabendo com isso que todas essas coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.
Sendo assim não limitemos Deus na nossa vã filosofia e nem na nossa vã compreensão de mundo, porque: “ a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.”
1 Coríntios 1:25
E nada que possamos viver e sentir aqui se compara ao rugido do leão, ao fluir do rio de fogo, ao borbulhar do óleo de unção no íntimo dos que se ligam Nele, e nem nada se compara á chuva de águas vivas.
Creia tão somente e se esforce até o sangue, mas não deixe o Eterno que pode todas as coisas!


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

“...até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. ” Provérbios 16:7




         Eu sempre li a História de Balaão e nunca entendi o mistério da jumenta falar á Balaão, mas esses dias entendi o que na verdade estava por trás das entrelinhas.

Quando estamos buscando o Deus Vivo, e o servimos com pureza e inteireza de coração, somos colocados debaixo das sombras de suas asas. Como a águia protege e defende seus filhotes, assim o Senhor nos guarda e nos defende das artimanhas do inimigo, e se o inimigo for insistente, Ele então dá ordem á ele que declare seus intentos malignos. E também quando conhecemos o Senhor e insistimos em ser rebeldes, Deus o Todo poderoso dá ordem até ao inimigo para declarar que estamos em maus caminhos. Assim como ele usou a jumenta para falar com Balaão.

Balaão conhecia o Deus Vivo, o Todo-poderoso, e orava a esse Deus. A autoridade foi colocada sobre os ombros de Balaão.

“Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado. Então foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas com o preço dos encantamentos nas suas mãos; e chegaram a Balaão, e disseram-lhe as palavras de Balaque.” Números 22:6-7

Balaão era um homem que ouvia a voz de Deus, buscava sua direção, se orientava pelo que o Senhor determinava.

“Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. Então Balaão levantou-se pela manhã, e disse aos príncipes de Balaque: Ide à vossa terra, porque o SENHOR recusa deixar-me ir convosco.” Números 22:12-13

Mas nesse caso Balaão foi rebelde, ele insistiu em receber as honras do homem fazendo com que  essa atitude o fizesse rebelde contra Deus. Depois de tanta insistência por parte do rei, e de tantas ofertas tentadoras, Balaão foi com os príncipes dos Moabitas amaldiçoar Israel.

Resultando assim que sua jumenta falasse á ele:

“Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?”  Números 22:28

Mas se Deus usa de várias formas pra fazer o homem entender dos seus feitos malignos, como com Balaão, quanto mais um homem que está desejoso de ser manso, humilde e obediente. Tanto mais Ele fará com que esse homem se depare com seu coração prestes a se corromper.

Há uns dias atrás tive o entendimento dessa passagem, na verdade esse episódio está á sombra do que Deus quer que entendamos. O Todo-poderoso se for necessário abre até a boca do inimigo das nossas almas para nos fazer entender sua soberana vontade.

Deus o Todo-poderoso que tem domínio nos Céus e na terra, dá ordem para que o nossos inimigos declarem e confessem que usaram de astúcias contra nossas vidas. Quando Deus fala até o inferno tem que lhe submeter!

Digo isso com propriedade, pois tive uma experiência dessas e vou relatá-la para edificar a vida daqueles que tem desejo ardente de obedecer ao Pai.

E minha experiência foi assim: Há uns anos atrás fui muito atacada e acusada pela liderança do Ministério em que frequentava, mas fiquei humilde e buscando que Deus pudesse agir fazendo justiça e colocando as coisas nos seus devidos lugares; se eu tivesse errada e pecando contra o Senhor, que Ele me convencesse do mau caminho, mas se fosse a liderança que então Ele também pudesse mudar as circunstâncias. E depois de um tempo o Senhor fez um reboliço naquele lugar, aos meus olhos Ele fez justiça e mostrou a todos quem na verdade estava sendo negligente e rebelde ao Espírito Santo.

Permaneci ali buscando servi-lo na boa, perfeita e agradável vontade do Senhor, embora somos falhos e temos dificuldades em saber como servir da melhor maneira.

Aprendi com isso que mesmo que sejamos filhos amados, assim como um pai educa e corrige seus filhos com amor, e sempre interfere em favor do que está sendo justo; assim é o Senhor com os seus filhos.

As tribos de Israel sendo todos filhos, quando declaravam guerras uns contra os outros, o Senhor sempre interferia a favor dos que estavam sendo obedientes e mais féis aos seus preceitos.

          Deus contempla os mais humildes,  e não os que reagem com arrogante pretensão de ser “predileto” entendendo que são infalíveis e justos e que estão acima de qualquer suspeita. O Senhor contempla os que se humilham na Sua presença, de coração quebrantado e que envolvem a alma em “panos de saco e cinzas”.

Mas depois da minha experiência dolorida com a liderança, pela qual eu tinha amor e por isso foi tão difícil superar, passados alguns anos, novamente o inimigo fez confusão, e tentou fazer com que acontecesse de novo algo muito parecido. Mas dessa vez eu ainda não me sentia preparada para vivenciar toda a humilhação, e ofensa. Então comecei a “espernear”, como uma criança birrenta, tentando fugir da situação. Num dos cultos então fui decidida em me desligar do Ministério, mas nessa tarde, o Senhor conhecendo meu coração, e a dureza dele, na verdade eu já estava ferida por situações doloridas em que vivi; mas acima de tudo estava sem poder lançar mão de algo que me justificasse, pois conhecia de experiências próprias, o amor, o cuidado e acima de tudo a justiça de Deus. Então adormeci á tarde para descansar para ir ao culto, e tive um sonho, nesse sonho o cãozinho de casa falava comigo. No sonho eu acordei muito assustada, quase sem respirar, pois é assustador um animal falar como humano. Imediatamente entendi o que o Senhor queria me dizer, pois me lembrei da passagem em que a jumenta falou com Balaão, e percebi que estava para tomar um caminho em rebeldia.

Acordei e orei ao Senhor: Senhor, eu desejo me desligar do Ministério, pois o Senhor conhece que não tenho estrutura para passar por isso de novo. Mas se isso não for da Sua vontade que o Senhor use alguém nesse culto.

E assim busquei força no Espírito Santo e fui ao culto. Ao chegar lá o Espírito Santo já começou a usar a ministra de louvor do dia, depois o pregador que foi o convidado naquela noite, e por fim, houve um sobrenatural; o Espírito Santo fluiu no meu íntimo como um rio de fogo, eu sentia aquele rio passar e fazer descer todo tipo de pedras que entulhavam meu íntimo, angústia, mágoas, medo, insegurança e etc. Foi uma experiência tremenda e diferente de todas que já havia passado antes com Deus. Então fiquei desarmada, quebrantada e finalmente convencida que não poderia fazer “justiça” com as próprias mãos. Nesse caso não poderia me desligar do Ministério enquanto o Senhor não mudasse as circunstâncias, Ele quem abriria o mar, e o Jordão, para que eu fosse herdar a promessa e passar por tudo a “pés secos”.

Depois desse sonho os dias em que seguiram eu fiquei meditando sobre esse assunto, e me lembrei que num ano em que vivi muitas perseguições, e uma dessas foi no meu local de trabalho, já para terminar o ano, eu estava numa sala, e de repente chegou uma das colegas de trabalho que eu a considerava como mãezona, ela sempre se preocupava com o bem estar de todos os colegas, mas que eu sabia por revelação que ela era adepta á umbanda. Mas eu jamais imaginava que ela com seu jeito pudesse fazer algo pra nos prejudicar, mas o Senhor nos ensina que só Ele sonda e conhece os corações e seus intentos malignos. Pois eu estava naquela sala terminando meu trabalho para encerrar o ano, e ela entrou para recolher as xícaras do café. Essa mulher então começou de repente a rir e disse:

- Coitada dessa menina, eu a importunei o ano todo!

Eu no instante não percebi o que ela dizia, e fiquei achando estranho o que ela acabara de dizer, mas com o passar do tempo quanto mais refletia no que tinha acabado de acontecer, mais impressionada fui ficando. Eu refletia, pensava e tentava descobrir em que ela me importunara. Eu tentava trazer á memória algo que pudesse validar aquela declaração. Concluindo assim que na verdade, no real, no dia a dia, não tinha me acontecido nada; mas no mundo espiritual, usando de artimanhas, de feitiçarias ela provavelmente teria feito muito para me prejudicar. Fiquei estupefata!

Mas concluí. O Senhor realmente, quando alguém é fiel á Sua Palavra e tem temor, Ele faz com que os seus inimigos declarem a afronta, Ele dá ordem que o inimigo das nossas almas tenha que declarar seus feitos malignos.

“Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.” Provérbios 16:7

“Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários. Os que odeiam ao SENHOR ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno. E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha.”  Salmos 81:13-16

Portanto homem e mulher mui amados do Senhor, devemos com certeza saber que se nos humilharmos sob a poderosa mão de Deus, esperarmos no seu amor e confiarmos podemos dizer que Ele nos protege, nos guarda e nos livra do nosso inimigo. Se este não nos quer deixar em paz, Ele mesmo toma a peleja, e os abate. Ele vem como fogo que queima e ainda lambe a água, Ele despedaça jugos, derriba muralhas, e como estrategista e general de guerra Ele nos faz receber a vitória nas mãos e o selo: Eleito de Deus aprovado!

“O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte. Mas Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas.”

Salmos 68:20-21