domingo, 15 de setembro de 2013

"Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene." Joel 2:15



Ao ser convidada para participar de uma comemoração numa igreja Batista, fui fazer um trabalho sobre Yom Kippur (Dia do perdão) e orando, num momento de introspecção, de busca da revelação para esse dia, o que o Espírito Santo queria ministrar para aquele povo, fiquei então organizando meu trabalho; ao pesquisar sobre os toques do Shofhar, qual toque usaríamos naquele dia, fiquei pedindo ao Espírito Santo de Deus, Senhor qual toque usaríamos, eu sei que cada toque tem um significado profético, mas qual será mais adequado?
Descobri que o toque Tekia é um toque leve, sem repiques é o toque para reunir a congregação, o toque para anunciar a palavra.
O toque Shewarin: era tocado para anunciar o povo que era hora de queimar o lixo. O lixo era queimado numa grande fogueira. Três toques repicados anunciava que a grande fogueira seria acesa. Hoje temos os três toques para anunciar a purificação da igreja pelo fogo do Espírito. O toque que liberta os cativos.
O toque Teruá : é a convocação para a guerra, para a batalha e a palavra liberada para a vitória. São nove ou mais repiques, convocando o povo para a peleja.
Se hoje ouvirmos esse toque quer dizer que somos convocados para a batalha mas também, nos anuncia a conquista, e junto da conquista vem a arca dos despojos.

“Tão somente os israelitas tomaram para si o gado e os despojos da cidade, conforme à palavra do Senhor, que tinha ordenado a Josué.” Josué 8:27
 “Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti” Zacarias 14:1

E por fim o toque Tekia Gadol: O grande toque, profundo, o sopro vem do mais profundo das entranhas do atalaia e anuncia a vinda de Yeshua.
E assim consultava o Senhor:
 - No dia de Yom Kippur, Senhor, qual toque escolher?
 E assim veio o Espírito Santo de maneira inconfundível, penetrando, perscrutando meu íntimo, fluindo no interior do meu interior, como um rio, como uma nuvem de glória, como um raio de sol em dia frio trazendo calor, unção, mover, e disse:
- Num ajuntamento solene é bom que se use todos os toques, um para reunião e ajuntamento, outro para queimar as impurezas, outro para que seja determinado a peleja e a conquista.
E enfim o toque final e profundo, que penetra o íntimo dos meus servos e servas, ovelhas do meu pastoreio, filhos e filhas. O toque que estremece as entranhas como estremeceu o Monte Sinai, estremece, terra, pó e cinza, estremece o vermezinho de Jacó, a nova Sião de Deus, para que todos possam buscar mais de mim e em mim e anunciar a vinda do Messias, Yeshua Hamashia. Jesus, o amado da nossa alma!