terça-feira, 28 de junho de 2016

"... mas então conhecerei como também sou conhecido." 1 Coríntios 13:12 b



Um dos maiores anseios do ser humano é se conhecer, e depois disso se auto afirmar. Outro anseio é chamado angústia de morte, "o que será que existe no outro mundo?"; Não  necessariamente o medo da morte, embora muitos confessem ter medo da morte, mas a curiosidade com outras dimensões espirituais, ou se elas existem. Conhecer os mistérios entre a vida e a morte. 

O fato é que o ser humano no mínimo sente atração pela possibilidade de se conhecer melhor, na Bíblia podemos confirmar algumas passagens que comprovem que o homem muitas vezes não se conhece, mas que na aproximação com Deus, ele passa a sentir no mínimo um conforto de saber de maneira certeira a quantas anda seu estado emocional. 
Jó quando o Senhor lhe falava em um redemoinho, após ter passado por uma prova que nem ele mesmo sabia que seria capaz de superar, quando esteve envolto em suas lamentações por tudo que lhe sobreviera lhe respondeu:
"Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia." Jó 42:3
Vendo então Jó que não poderia com tamanha grandeza disse:
- Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem, ou seja, Jó com todo sofrimento e dor, passou a conhecer a Deus, e consequentemente passou a se conhecer melhor, com segurança.

Ezequiel diante de uma experiência tremenda com o Espírito de Deus, onde Ele pergunta ao profeta diante de um monte de ossos secos se aqueles ossos poderiam reviver, o profeta responde: - Tu o sabes,Senhor! Nesse momento nem Ezequiel sabia que tinha fé para fazer ossos secos se transformarem em um exército de homens vivos. 
Nem Jó e nem Ezequiel sabiam da capacidade que o Espírito Santo lhes dariam para enfrentarem determinadas circunstâncias na vida.

Assim como Pedro também não sabia da capacidade que teria de andar sobre as águas, tanto que teve medo; e também não conhecia da capacidade que tinha de amar Jesus dada a resposta dele quando este lhe perguntou pela terceira vez: 
- Pedro tu me amas? E Pedro disse: Tu o sabes.

O espírito do homem é a lâmpada, se somos luz vivemos conscientes das nossas ações, emoções e isso nos cura, nos restaura após os momentos de crises, turbulências. Mas se andamos em trevas, que terríveis trevas são, pois nosso inconsciente esconde de nós mesmos o que recusamos ser, as criaturas noturnas das trevas que não agradam a ninguém ficam ali escondidas.

Numa crise entre duas pessoas, num conflito, o mais difícil é querer reconhecer os erros, quais as responsabilidades de cada um, conhecer afinal onde está a verdade. Então podemos afirmar que andar na verdade da luz das nossas ações não é nada fácil; pedir perdão, reconhecer onde erramos, consertar, fazer justiça, isso não é para covardes. Mas para pessoas que apesar de toda dor são fortes para reverem seus conceitos e mudarem o caráter.É tudo ou nada! Muitas vezes esse caráter é como uma carapaça de tartaruga, onde nos escondemos, mas é preciso força e coragem para se quebrantar.

É mister nos colocarmos no altar diante de Deus, rasgar nosso ser, e falar com intrepidez e ousadia: - Eu me rasgo diante do teu altar, mas me mostra onde está a verdade e a justiça. E muitas vezes o Espírito Santo nos mostra que precisamos pedir perdão a alguém que no mínimo queríamos distância. Outras tantas Ele mostra que estamos justificados por Ele. Isso é andar na luz das nossas emoções, muitas vezes nosso lado obscuro quer matar, mas nosso lado luz precisa se rasgar, precisa perdoar, e reconhecer que também erramos. 
É incrível, mas Ele faz isso, jamais deixa alguém confundido, se é mesmo que esse alguém se achegou com sinceridade de coração, para conhecer a verdade, onde estaria a equidade, o que é justo. E não querendo bajulações como é próprio dos homens cujos braços são mortais, e não podem livrar nossa alma do inferno da culpa.E que muitas vezes essa culpa vai martelar no nosso inconsciente, até conseguir nos adoecer e até mesmo matar.

Nos acheguemos a Ele que é o autor e consumador da nossa fé, nos acheguemos quebrantados e livres de nossas carapaças, nos acheguemos de coração puro e sincero para conhecermos a verdade. E só assim, tão somente assim, vamos nos conhecer a nós mesmos, só assim vamos a partir de nos conhecermos melhor nos auto afirmar, e só assim vamos ter coragem para conhecer os mistérios entre céus e terra, vida e morte.                                                                 
E o que passar disso, são histórias infantis, dessas contadas para crianças adormecerem, ficarem anestesiadas em suas fantasias; mas a partir do momento que não aceitarmos mais historinhas infantis, podemos então entrar na profundidade tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus. Por isso não te assombres, nem te espantes, tão somente seja forte e corajoso, Ele é contigo!