sexta-feira, 22 de julho de 2016

"Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." Salmos 34:8






        Algo aconteceu esses dias muito interessante e não posso deixar de contar, sonhos devemos contar como sonhos, visões como visões e experiências como experiências.
Estava fazendo minhas orações por uma garota que vou chamá-la de Estrela, precisava de uma luz, uma direção sobre como lidar com o problema que ela estava enfrentando, sua avó me pediu ajuda e me senti responsável por ela, uma vez que ela tem procurado ajuda com tratamentos com psicólogas, médicos, e até então não tiveram resultado. 
Mas percebemos que o problema de Estrela era sim na alma, ou seja, nas suas emoções ou ser psicológico; mas estava claro que tinha um pano de fundo espiritual. Esse texto não tem intenção nenhuma de ser um manual de instrução para as pessoas lidarem com casos parecidos, mas tem intenção sim de, dar testemunho para que todos, ao lerem, percebam que Deus é real, que Ele é o Criador, e que ainda está perto daqueles que o buscam.
  "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Isaías 55:6
Estive então fazendo minhas orações e há dois dias mais ou menos fui despertada de madrugada com um sonho no mínimo desconfortável, eu via no sonho uma pessoa que tomava uma certa atitude de rebeldia, sabendo que estava fazendo algo que ia desagradar muito, mas que mesmo sabendo que ia ferir as pessoas á sua volta, insistia em fazê-lo. No sonho a figura era conhecida, e o que me deixava impressionada era que eu tinha certeza que aquela pessoa sabia do seu erro, mas teimava em ir em frente. Nesse momento o Espírito Santo me trouxe á memória um versículo em provérbios:
"O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena."
Provérbios 27:12-12
Nesse momento em que eu me encontrava no sonho impressionada e quase impactada, o Espírito Santo me disse:
Esse é o espírito de rebeldia!
Continuei então meditando com Deus, nas minhas conversas, orações, em favor da garota, e depois de dois dias novamente o Espírito Santo me despertou e me ligou em espírito,como um canal, eu podia sentir o fogo do Espírito Santo gravando esse entendimento no meu coração! Vamos então ao relato da vida de Estrela, vamos entrar em conceitos da psicanálise para ilustrarmos melhor essa revelação.
Ao nascer e se relacionar com a mãe, a criança em suas percepções emocionais só têm a mãe, seu alimento, e suas infinitas lutas com seu aparelho digestivo, tanto é uma luta que a criança passa pela fase de adaptação com o alimento, nesse caso o leite, seus exercícios para melhorarem os movimentos espasmódicos do intestino. Para a psicanálise esse momento na emoção do bebê é muito importante, porque por mais incrível que pareça, essa fase a criança oferece então para aquela que simboliza o amor e cuidado, oferece a única coisa que ela consegue produzir, ou seja, a criança oferece para a mãe o seu trabalho, o seu esforço com seu intestino. Vamos chamar aqui de "o presentinho da mamãe".
A psicanálise então defende que a mãe deve ter  muito cuidado com a criança, pois ao comentar algo negativo e desagradável sobre as fezes do bebê, isso pode gerar problemas na digestão, e intestino mais á frente na criança. Essa sensação do bebê é um sentimento primitivo é claro, mas que fica de alguma maneira registrada em suas emoções até sua fase adulta. 
Ao passar do tempo então mesmo em seus sentimentos mais primitivos, e inconscientes a criança percebe que o momento de colocar seu intestino para funcionar é um momento especial para sua mãe, ou para o seu cuidador, afinal é o momento do " presentinho da mamãe".
Se porventura a criança com o passar do tempo começa a ter conflitos com sua mãe, ela pode apresentar dificuldades em produzir o "presentinho da mamãe".
A criança começa a sentir que sua mãe, ou a figura do cuidador não merece a dádiva, e começa a ter dificuldade com seu intestino e seu funcionamento. Ela começa a reter tudo, ou por medo, ou por insegurança, ou por achar que a mãe não merece seu empenho. 
A psicanálise fala também das fases em que a criança passa e que por uma experiência ou outra pode ficar fixada, como por exemplo: fase oral, fase anal, fase genital. (Mas não vamos aprofundar nesse assunto, porque iríamos precisar de mais tempo.)
Para os mais céticos, e que pensam que o Espírito Santo não iria usar a ciência para explicar algo espiritual eu digo que Jesus se apresenta como o bálsamo de Gileade, Ele se apresenta como o médico que cura, que liberta, e digo que Ele deu dons aos homens com a ciência, mas sabemos que a ciência não é o fim em si mesmo,  pois somente Ele é o início, meio e fim. A ciência não consegue explicar tudo, a ciência é apenas um instrumento, porque somente Ele é absoluto. O Alfa e o ômega, toda criação se deu início por Ele e por meio Dele, e que todas as coisas estão descobertas e patentes para Ele, e que somente Ele pode revelar o profundo e o escondido. 
Voltando á experiência o Espírito Santo então ao me ligar num canal em fogo, de madrugada me revelou que Estrela estava passando esse problema em suas emoções, o pano de fundo era espiritual, resultado de um espírito de rebeldia, e que esse espírito de rebeldia no plano espiritual formava cadeias emocionais. No sentido figurado podemos explicar como se fosse um corredor cheio de grades, cada grade fechada por cadeados, ou seja, as emoções mal resolvidas criam cadeias, fechadas a cadeados, e que quanto mais profundos vão sendo os problemas emocionais,quanto mais mal resolvidos, mais profundas vãos sendo essas cadeias. E quanto mais profundas vão sendo as cadeias, menos luz, e liberdade. 
É necessário um processo de libertação, de cura, com o Espírito de Deus, que é Luz, para que esse processo então venha a ser "desencadeado", ou seja, o Espírito Santo entra na consciência, traz á luz da consciência, a pessoa se torna ciente da cadeia onde se encontra, e qual é a profundidade, e então se esforça para "desencadear esse processo emocional", dependendo da profundidade, pode ser um processo muito dolorido, pois nesse momento o homem ou mulher, jovem, se depara com seus erros, suas falhas e com o desafio de ter que voltar atrás e pedir perdão. Ou às vezes a pessoa tem que mexer e remexer em feridas que ela escondeu bem guardadinho para ninguém lembrar mais, mas que volta e meio vem o fantasma na memória para assombrar.
Nem sempre é apenas  arrepender de suas maldades conscientes ou inconscientes, às vezes é apenas lembrar daquela dor que insistimos em esquecer, e perdoar quem provocou a dor, o que se torna mais difícil em muitos casos!
Voltando á História de Estrela, o Espírito Santo então revelou que no caso específico dela ela estava vivendo um processo em que o espírito de rebeldia fazia o pano de fundo, fazendo com que ela fosse obstinada em insistir no erro, consequentemente, isso gera um processo de provocar a dor no outro, mas ao mesmo tempo sofrer, ou seja, um processo de provocar a dor no outro, e ao mesmo tempo se castigar,ou  "autoflagelar". Seu inconsciente sabia que ela estava sendo rebelde, desobediente, mas no seu conflito com sua mãe (em outros casos pode ser com o pai), ela queria fazer a mãe sofrer, mas ao mesmo tempo se sentia no inconsciente como a " mázinha" da história. Por isso o seu "autoflagelo". 
Em alguns casos isso faz a criança fixar na fase anal, um misto de prazer e dor, um distúrbio no intestino, em casos mais graves pode provocar a bulimia, anorexia, que também é um distúrbio relacionado com alimento/ digestão/ e sua eliminação;  e ainda em casos mais profundos traços de sadomasoquismo.
A profundidade de cada dificuldade emocional de cada cadeia dessas citada acima, depende da profundidade das emoções mal resolvidas, e de processos que não foram desencadeados.
No caso da Estrela ainda está recente, é preciso ajudá-la a desencadear essas emoções, para que ela não fique presa em nenhuma dessas fases e consequentemente não se aprofunde, creio que o Espírito Santo está no controle da vida dela, visto que revelou suas emoções. E a partir daí se tiver uma ajuda saudável, ela se liberta desse lugar que ela está, ou seja, se liberta da rebeldia, e da culpa. 
Assim também Ele pode fazer com aqueles que o buscarem, de todo o coração, Ele não faz acepção de pessoas, e é bom!

E termino essa história, lembrando de três episódios para ilustrar essa experiência que tem como pano de fundo o mundo espiritual, mas que afeta o ser psicológico, a alma de uma garota. Quando os discípulos pediram um sinal a Jesus sobre as coisas que Ele revelava a respeito de sua morte, Ele respondeu:
"Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se." Mateus 16:4
Jesus com essa resposta revelava que Ele não daria sinal, mas que assim como Jonas teve três dias no ventre de uma baleia, Ele estaria três dias no coração da terra, no sheol, e depois disso ressuscitaria. Jesus com isso revelou que primeiro vem a batalha com o mundo das trevas, depois vem a Luz e revelação do Pai das luzes. E um terceiro que teve esse tipo de experiência foi Pedro quando submergiu nas águas do mar, um pescador experimentado no mar, teve medo e afundou em sua falta de fé.
 Assim posso dizer com propriedade que a quem muito é dado, muito é cobrado, e que para obtermos ás vezes revelações profundas de Deus, passamos por momentos em que enfrentamos batalhas, mas depois vem o galardão, o prêmio da nossa soberana vocação. Tão somente creia que Ele faz!Te amo Jesus! 

* Leia também o texto: http://utenscasadosenhor.blogspot.pt/2015/07/e-ele-disse-vem-e-pedro-descendo-do.html