Esses dias ouvi do Senhor: - Aqueles que se rebelam e soltam palavras de arrogância, como tagarelas falam como que ao vento, inflamam seus corações, contaminam, e tocam na rocha de Meribá.
“Porventura buscareis palavras para me repreenderdes, visto que as razões do desesperado são como vento?” Jó 6:26
O Senhor nos escolhe e nos prova e contempla o coração daqueles que buscam Seu favor, sabemos com isso que uma das mais importantes virtudes pra essa travessia no deserto é a humildade e mansidão.
“Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá.” Salmos 81:7
Devemos suportar o tempo da provação e o dia mau, os dias desérticos, pois se formos fiel no pouco, no tempo de escassez; se formos gratos e mansos nesses tempos difíceis, muito mais seremos no tempo de abundância.
Não é bom que o homem endureça seu coração, é necessário que ele confie e deixe o Senhor tratar segundo sua multiforme sabedoria, pois Ele sabe mais do que todos nós o que é importante e o que é bom pra seus filhos.
“Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;” Salmos 95:8
Seja o que tiver nos acontecendo não podemos pôr em causa a bondade, justiça e perfeição de Deus, mesmo que nos sintamos muito aflitos, pois são nesses momentos em que na aflição Ele abre nossos ouvidos, quebranta nossos corações e fala e nos dá direção.
“Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos.”
Jó 36:15
Assim como para nosso inimigo a maldade lhe é própria, e mesmo sabendo que ele já é um derrotado, e que no fim da peleja já perdeu desde a fundação do mundo, assim mesmo ele nos oprime, nos tenta e faz de tudo pra nos tirar do foco e do alvo.
Inversamente proporcional é o Senhor Jesus, Ele é bom, saiu sobre seu cavalo branco vencendo e para vencer, ou seja, Ele venceu, ainda vence e vencerá sobre todas as coisas. Ele é poderoso pra fazer infinitamente mais do que pedimos e pensamos. Não alcançamos sua visão, e exatamente o que Ele faz, mas precisamos crer, que tudo coopera para o nosso bem.
Ele nos surpreende com sua bondade, e com seus planos que ficaram em mistérios, selados até o dia em que deveriam ser revelados, portanto, descansa porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre e sua fidelidade de geração em geração.
Uma prova do seu amor podemos ver na história do rei Davi, O fato de Davi ter adulterado não mudou a decisão do Senhor de permanecer fiel, pois Ele colocou Salomão no reino. Com isso Ele deixou claro que Ele não muda, é implacável pra exercer justiça e juízo, mas também para exercer sua bondade.
“... em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17
Então quando passarmos por tribulação mesmo que venhamos agir como os discípulos a dizer: Mestre eis que no mar se levantou uma tempestade tão grande que vamos
perecer, como podes assim dormir? E Ele nos responde:
“Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.” Salmos 121:4
“E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.” Mateus 8:24-25
Ele se levantou e aquietou o mar e a tempestade, assim é em nossas vidas, não vamos perecer porque Ele está no controle. Precisamos ter essa certeza.
Assim como Jonas dormiu no barco, Jesus também dormia, lançaram Jonas no mar e este submergiu, ficou três dias no ventre do monstro marinho. Jesus também foi lançado no abismo, sheol, e ficou três dias no coração da terra, creio que não foi por acaso que o profeta Jonas e sua desobediência, estavam á sombra do que Ele faria por nós, levando sobre si o preço da desobediência de todos nós, mesmo inocente; mas estava levando sobre si nossas maldições.
Antes do episódio do barco e seus discípulos o Senhor havia curado um servo de um homem com autoridade em Israel, os discípulos viram isso, e esse homem de autoridade teve mais fé do que os que estavam mais íntimos do Senhor.
“Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.
Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.” Lucas 7:6-9
O poder de Deus está acima da nossa compreensão, acima da nossa intimidade com Ele, acima da ignorância de outros e acima de todas as coisas, pois estas, foram criadas por Ele. E é essa confiança que devemos ter Nele.
O inimigo só te toca, quando ele percebe que seu coração, a habitação, o templo do Espírito Santo está vazio, caso contrário, ele não te toca. Porque você pode até estar fraco, mas se você tiver no seu coração o Senhor de todas as coisas, aí é um páreo entre você e o Senhor, Ele te fortalecendo e você buscando na fonte e no Espírito de fortaleza, e não tem para o inimigo. Mas se você se rebelar, ou se você ferir o Senhor com palavras e murmuração, aí Ele será contra ti.
Quando seu problema é com o inimigo, você repreende e clama o nome de Jesus, manda sair e o inimigo tem que bater em retirada pelo poder que há no nome de Jesus.
Mas quando o seu problema é com o Senhor, aí não tem jeito, porque quem poderá contra o Todo poderoso, a não ser um coração quebrantado e contrito na presença gloriosa?
O Senhor suporta seu pecado, Ele morreu na cruz pra isso, você pode ser o pior dos pecadores e mesmo assim Ele te ama e te perdoa, basta chegar com sinceridade e humildade na presença do Pai.
Mas o que Ele resiste é a hipocrisia, arrogância e mentira, dessa maneira Ele nem move do seu lugar, e deixa quem quer que seja sofrer as consequências do seu próprio erro.
“Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;” Isaías 2:12
"Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado." Romanos 11:22
Estejamos sujeitos a Ele com humildade, nas nossas andanças no deserto, porque Ele não vai resisitir a um coração quebrantado e contrito, mas ao arrogante Ele resiste e abomina.
Dia desses li um texto e aprendi que o significado etimológico da palavra hebraica “shua” é : “grito de socorro”, ou seja, “shua” é um grito, pedido de socorro. Isso significa que uma pessoa confessa ou clama o nome yaohushuah, ela se torna motivo de atenção de ULHIM, pois ela literalmente está clamando, gritando, e dizendo: Yaohu socorro. (Roseli de Folco)
Podemos então concluir que ao clamar Yeshua já estamos nEle e em nome dEle clamando: - Me socorre... Senhor!
E por isso nosso coração está cativo ao nosso amado, Adonai – Ele é meu dono. Te amo Jesus!
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Romanos 7:14
Seja fiel! Porque ainda não resististes até o sangue, como o nosso Senhor!
(Adap. Hb 4 12)