domingo, 9 de junho de 2013

"...fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto..." Mateus 6:6



Quantas vezes pessoas têm vontade de sair, onde possam chorar, desatar em suas desilusões, indo para um lugar onde Deus possa ouvi-las. Mas muitas vezes nem sabem como encontrar esse lugar.

Vazio existencial, desesperança, onde se encontram agredidas pelo desentendimento, violência; onde nem sabem por que se declaram em guerras.

Ah se todos soubessem, se eles ao menos compreendessem! Que Deus é um Deus de amor e não de confusão e caos!  Que Deus é um Deus de paz, e que essa paz muito excede o nosso entendimento. Se soubessem que quando Deus formou o homem do pó da terra, Ele soprou  em nossas narinas o fôlego de vida!

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”  Gênesis 2:7

O fôlego de vida que o Senhor soprou em nossas narinas na verdade é um pedacinho de Deus no íntimo de cada um de nós. Sendo assim, é um pedacinho de amor, de paz, de serenidade.

Quantas vezes nesses momentos de guerras as pessoas ficam tristes e querem um colo, um ombro. Mas se soubessem que se entrarem para o seu interior, ali mesmo vão achar um pedacinho exclusivo para elas próprias, onde serão conduzidas para águas tranquilas e pastos verdejantes. Se é que estão algumas vezes buscando que essa lâmpada nunca se apague, pois o espírito do homem, o fôlego que Deus lhes deu, esse pedacinho de Deus em cada um  de nós mora no nosso interior e é como lâmpada que perscruta todo nosso ser. E essa lâmpada precisa se ligar no gerador dessa luz e vida. E esse gerador é o próprio Deus através do Seu Espírito.

Portanto óh homem meu igual, quando te vires triste, com desesperança, frustrado, pobre e cego. Voltas para o teu interior, silencia todo tumulto do teu coração, sentimento; cala-te por alguns instantes , e fala com Deus. Tão somente busque o pedacinho de Deus que foi colocado em ti, faça com que essa lâmpada busque o gerador dessa vida e energia, não te debatas contigo mesmo, mas aquieta-te e fale com Deus. Fecha a porta do seu quarto e a do seu íntimo para o mundo e seu tumulto, suas preocupações, seu desespero e fale com Deus. Porque o Pai que está no secreto, no seu mais profundo e interior te ligarás Nele.

Platão dizia mais ou menos assim quanto a constituição de uma sociedade justa: a educação é um principal ponto de partida e principal instrumento de seleção e avaliação. Sendo a alma (psique) um composto de três partes: o apetite, a coragem e a razão (pensamento/intelecto). Todos nascem com essa combinação, só que umas predominam sobre outras dependendo do sujeito. Se ele se deixa levar pela intuição do apetite físico e da alma (egoísmo) esse sujeito faz parte das classes inferiores. Prevalecendo  o espírito da coragem esse será um sujeito corajoso e resoluto, irá fazer parte da classe dos guardiães, homens de guerra, responsáveis pela segurança da coletividade e pelas guerras.
Porém se deixando levar pela sabedoria e razão esse será um sujeito com aptidões para se integrar em posições de destaques e liderança. Embora podemos hoje encarar esse pensamento de um modo mais humanista, considerando as fragilidades de cada um, posso entender assim que Platão desde há mais ou menos 360 a.c já declarava que o melhor é buscar em nossas reflexões , os caminhos, saídas, soluções para determinadas adversidades que a própria vida nos impõe. Buscar o caminho em nossas introspecções. E Deus fala com o homem, em voz audível, e muitas vezes flui no íntimo desse homem como um manancial de águas vivas, mas também na sua onipresença coloca ideias em sua mente racional. E diante desse conhecimento nos resta saber: Quem habitará nesse lugar? Quem terá essa disposição e coragem?  Pois essas introspecções são doloridas, nos fazem chorar, nos fazem remexer em feridas, e abalam nossa estrutura; pois certamente a luz que há em nós, e essa vêm de Deus, nos lançam desafios constantemente.

“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”  Lucas 9:62

Talvez aqui Jesus falasse do espírito de covardia não citado por Platão, mas que sabemos que é  antagônico á coragem.

Os desafios de Deus em nosso interior são muitas vezes desesperadamente evitados pelo homem,  pois essa luz nos mostra nossas cavernas tenebrosas, nossos monstros  ocultos do pensamento obscuro do humano.

Somos feito do pó da terra, e a Palavra de Deus é nosso alicerce, Jesus a pedra angular, mas quando um construtor vai começar sua obra, Ele revira a terra, faz a terraplanagem, abate os altos montes e eleva os vales aterrados.

“Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.”  Isaías 40:4  

Isso causa dor, pois revira nosso mais interior! Mas aquele que faz infinitamente mais do que podemos imaginar  é Deus. Se Ele abalar algum outeiro elevado em que colocamos nossa confiança, é para nos humilhar; mas também exalta no nosso íntimo aquilo que está abatido, e faz com que o áspero e tosco se aplaine.

“Derrama os furores da tua ira, e atenta para todo o soberbo, e abate-o.” Jó 40:11

Tão somente creia! Pois: “Melhor é a angústia do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.” Eclesiastes 7:3

Se Ele abala nossa estrutura, abate o que está exaltado no nosso íntimo e exalta o que está abatido, muda nosso conceito e preconceito, para que possamos ter vida abundante. Ele com isso nos dá equilíbrio, nos edifica, e nos estabelece na Rocha que é o Senhor. Fazendo com isso que o pedacinho Dele colocado em cada um de nós, volte para o lugar que lhe é próprio , volta e se liga Nele, mesmo que seja em fogo e glória!

Quando entramos com pureza de coração para morar em nosso interior, nos desnudamos das nossas defesas e das justificações dos nossos erros, na humildade de espírito e simplicidade; é onde o Espírito faz uma ligação do espírito do homem no Espírito de Deus, e essa energia perpassa muitas vezes causando um calor de fogo que vem borbulhando em nosso íntimo, traz com isso comunhão e intimidade com o Pai.

E  nesse momento Ele nos lança um desafio! Entra para o seu secreto, feche a porta do seu quarto e do seu interior, e fale com Deus, se derrama, se deságue nas suas dores, coloque diante Dele o grito do seu íntimo. E Ele te responderá!

“Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.”
Salmos 51:6
Mas como achar esse lugar? Esse secreto e mundo particular?

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
Mateus 6:6

Jesus lindo! Te amamos! Que o nosso coração sempre bata descompassado dizendo: Jesus.



Um comentário:

  1. Gostaria de apresentar o livro da Silvane Viana, com textos deste blogue, lançado há poucos dias.

    Está à venda na Fnac on-line, e em várias livrarias. Se tiver 3 mil exemplares vendidos, o livro será traduzido para Espanhol e para Inglês.

    São lindos textos sobre a relação entre o ser humano e Deus:

    www.fnac.pt/Sedentos-Extravagantes-e-Insaciaveis-Adoradores-de-Deus-Silvane-Viana/a680869

    O facebook da autora ( podem adicionar ) : www.facebook.com/insaciaveis.adoradoresdeus

    Livraria no Brasil:

    www.livrariasaraiva.com.br/produto/4887013/?pac_id=120777

    Está à venda também na livraria Americana, em Leiria.

    ResponderExcluir