quarta-feira, 31 de julho de 2013

“Levou-me à casa do banquete...” Cânticos 2:4


Certa manhã não muito distante acordei com a palavra: proselitismo. Creio que seja pelo fato de estar ocorrendo muitas mudanças pelo o mundo afora, e já tinha ouvido falar dessa palavra, mas sinceramente não sabia o significado exato, então fui pesquisar e buscar do Espírito Santo o motivo Dele quase não me deixar dormir, e falar comigo a noite toda e repetidas vezes.
Quando o Senhor nos desperta para falar algo, Ele não está simplesmente te dizendo uma palavra. Se mergulharmos nele com certeza teremos muitas surpresas e mistérios revelados; e como seria bom um mundo cheio de mergulhadores destemidos no Espírito!
O hebraico para quem não sabe é uma língua em que por trás de uma palavra tem todo um significado, toda uma intenção do Espírito Santo fazer com que o homem entenda seus preceitos, afinal essa língua foi a forma como Deus usou para falar com os oráculos de Deus. Significados profundos, de um Deus profundo! 

"Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, os oráculos de Deus lhe foram confiadas." Romanos 3:1,2

 O Espírito Santo sempre buscou fazer com que o homem aprofunde reflexões nele, fazer com que as pessoas que estão sensíveis ao seu mover possam abrir seus corações e serem transformadas de glória em glória, isso é propriamente ter relacionamento íntimo com Jesus. Não é ser ou ter uma religião, mas ter intimidade com Deus.             
E isso também não é privilégio apenas de alguns, mas de todos aqueles que chegarem ao Senhor de coração sincero e puro.
Muitas vezes quando estou partilhando alguma experiência é que o Espírito Santo então vem me fazendo entender o que exatamente Ele quer dizer. E ao comentar sobre um debate com um irmão, sobre um assunto polêmico na teologia é que veio o verdadeiro sentido dessa experiência que tive. Observando que muitos que são cristãos, que falam em nome de Deus, estão com seus corações cheios de divisões, contendas, invejas, dissensões, e vaidades de vaidades. Chegam a ser agressivos com suas palavras e suas falácias. São incapazes de diminuírem a si mesmos e dizer: Amém meu irmão, minha irmã! Que o Espírito Santo nos convença do pecado, da justiça e do juízo. Querem ter razão, querem estar certos, sem saber se realmente o que estão falando é do Espírito ou se falam na carne. Um mesmo assunto, algumas passagens bíblicas dando várias conotações. Esquecem de trazer á memória:

“Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos...”
1 Coríntios 13:9

Chegam a sentir quase que um orgasmo intelectual (me perdoem os mais sensíveis com as palavras, mas as vezes precisamos ser dramáticos pra nos fazer entender) em exporem suas capacidades intelectuais e seus eruditos conhecimentos da palavra de Deus. Muitos são extremamente vaidosos, narcisistas intelectuais. “Masturbadores” de mente que vivem estimulando seus pensamentos para contendas e disputas. 
 A igreja de Jesus, todos nós, estamos até hoje na sala do banquete, diante de Jesus, o Rei dos reis, como há mais ou menos 2013 anos atrás; e nisso também há controvérsias, já que o calendário judaico é diferente; discutindo como naquela época quem é o maior, ou quem vai ser o primeiro, quem tem diploma de PhD, qual linha teológica está mais correta.
“E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;

E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.”
Mateus 20:24-27

Precisamos avançar no tempo e vir para o tempo da noiva do Cordeiro, no dia do seu desposório, no dia das bodas em que a noiva busca se adornar, se enfeitar e alvejar suas vestes, alvejar suas vestes não com asceticismo, não com doutrina de homens, mas com o sangue derramado pela carne dilacerada, pois o lavar regenerador do Espírito é com sangue e com água viva. Porque o lavar regenerador de Jesus na vida dos seus discípulos e seguidores é o rasgar da carne com o arrependimento, confissão de pecados e resistindo para não mais voltar aos rudimentos do mundo; e o lavar da água viva, do revestimento do alto do lavar do batismo no Espírito, do ser cheio!
Precisamos nos lembrar de como Jesus respondeu aos seus discípulos:

“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:28

Se os discípulos estavam á mesa, é porque foram convidados para comer e beber com Jesus Cristo, o homem. E se somos chamados para a intimidade com Ele devemos ouvir, porque isso é melhor do que falar. Devemos comer do seu pão que é a comunhão, mesmo que essa comunhão seja resistir até o sangue, negar nossa vaidade de cada dia, mas deixar fluir somente o Espírito. É também beber do sangue, do cálice de vinho tinto de sangue. E isso digo, que é moer a carne, crucificá-la, beber do cálice da humilhação, das afrontas; para no terceiro dia de trevas ressuscitar juntamente com Ele para o nascer da alva, da honra, da ceia nupcial do cordeiro. E isso não somente depois da morte, mas como uma rainha em que lhe é estendido o cetro para que a noiva possa entrar na presença gloriosa do Rei sempre que este sentir saudade de ouvir sua voz.
E creiam!  Ele muitas vezes anseia ardentemente ouvir a voz da noiva!
 Essa é a verdadeira comunhão da ceia, da intimidade e da amizade com Deus, o resto é proselitismo, onde pessoas cheias de vaidades, divisões, invejas, ambições querem impor suas ideias como se pudéssemos ganhar adeptos á força para nossas ideologias vazias do Espírito.

“...Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6b

O chamado para a seara do Senhor é: lançarmos a semente e deixar que o Espírito Santo possa regar, cuidar como o jardineiro do Getsemani , um jardim fechado, recluso,  tendo assim o crescimento que vem do Santo Espírito de Deus.

Um comentário:

  1. Livro da Silvane Viana, com este e outros textos
    sobre a relação entre o ser humano e Deus:

    www.fnac.pt/Sedentos-Extravagantes-e-Insaciaveis-Adoradores-de-Deus-Silvane-Viana/a680869

    O facebook da autora ( podem adicionar ) : www.facebook.com/insaciaveis.adoradoresdeus

    Livraria no Brasil:
    www.livrariasaraiva.com.br/produto/4887013/?pac_id=120777

    Também na livraria Americana, em Leiria, Portugal.

    ResponderExcluir