quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Meu Ego





Podemos considerar que o mundo vive em crises, crises financeiras, crises diplomáticas, crises nos relacionamentos, crises existenciais, na família e consequentes crises com a fé; e com isso pessoas vivendo, trabalhando, comendo , dormindo, casando e dando-se em casamento, e que estão vivendo a cada dia mais suas dores caladas, meio isoladas, e quem sabe até sem expectativas de um futuro melhor. E de certa maneira estão com a razão, se formos olhar com a ótica apocalíptica!
“Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão”. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.”  Mateus 24:10-12
O mundo virou um deserto, e as pessoas cada vez mais sedentas, relacionamentos sendo destruídos sem motivo aparente, filhos perdendo referência de respeito, honra, atrevidos, pais que perderam a referência de autoridade, não conseguem impor limites aos seus filhos, não conseguem dizer um NÃO, caráter, bondade, alegria, amor, sentimentos nobres passaram a ser tolices, famílias no mundo vivendo maldições, porque desconheceram o Caminho, porque não quiseram dar ouvidos Aquele que é digno de honra e glória.
“E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles”.
“E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre.”  Isaías 3:4-5
Famílias que deixam seus filhos ditarem as regras do lar, estão vivendo sob maldição, e é necessário que possamos rever nossos conceitos, buscar restauração de padrões estabelecidos pelo Eterno, instituições falidas hoje e que notamos na nossa falência, que são estruturas importantes na vida. O papel de autoridade dos pais, a fidelidade no casamento, a estrutura do homem ser o provedor e a mulher ser mãe de filhos; não sendo assim está sob um jugo e debaixo desse jugo vamos sofrer consequências da nossa falta de conhecimento ou rebeldia.
“Tu és filha de tua mãe, que tinha nojo de seu marido e de seus filhos; e tu és irmã de tuas irmãs, que tinham nojo de seus maridos e de seus filhos"  Ezequiel 16:45
 Igrejas, congregações, família, ainda que cheias de problemas, são estruturas estabelecidas pelo Senhor e de extrema importância pra nós.
Nessa condição de revermos conceitos e preconceitos, saímos com profundas marcas, feridos, mas saímos fortes e com disposição para a restauração.
 Mesmo que diante desses grupos ainda virmos grandes e sérios problemas, mas ainda assim são importantes pra nós, porque foram estabelecidos pelo Senhor.
“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:24-25
Uma vez ouvindo um irmão pregar a Palavra ele disse algo interessante, onde tem gente, pessoas, seres humanos, há problemas, pois Adão e Eva estavam sozinhos no Éden, cheios da glória e conseguiram pecar!
 Então quando pensamos que nas congregações não seria lugar de ter problemas, casamentos de cristãos não deveriam ter problemas é onde erramos o foco, isso na verdade é como o socialismo utópico em que se acreditava que as pessoas deveriam ser boas e repartirem seu pão espontaneamente. Ilusão, e de certa maneira arrogância nossa em pensar que o mundo gira conforme nosso pensamento e poder.
O mundo gira do jeito que gira, as pessoas são como são, porque o Soberano quis assim. Pois é assim que Ele trabalha e vai forjando nosso caráter, vai nos purificando e *refinando como ouro e prata.

 “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.”  Provérbios 27:17
“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Colossenses 3:13
Se algum de nós, mesmo que cheio de razões tiver alguma queixa contra o irmão, contra pastor, algum líder, devemos colocar diante do Senhor, negar nosso ego, carregar nossa cruz a cada dia, e seguí-lO. Se gloriar na fraqueza é na verdade saber que somos falhos e graças a Deus por isso, porque quanto mais me diminuo, Cristo cresce em mim. Porque eu levantaria minha voz pra criticar se eu também tenho meus furos, enquanto perco tempo em criticar com meu conhecimento racional da Palavra, perco tempo em contemplar o meu íntimo, rever esses furos, conceitos endurecidos pela caducidade da letra, precisamos buscar o fogo que queima e se renova, e purifica, VIVIFICA e nos faz suportar as mudanças.
Se o mundo está errado, não é de se assustar, pois o mundo jaz no maligno, então nós não somos do mundo, estamos nele, mas somos peregrinos em terra estranha, Jesus disse: Não oro para tirá-los do mundo, porque se Ele quisesse O teria feito, então é nesse mundo que devemos ficar até que Ele nos chame, e oremos que Ele nos livre do mal.
Enquanto me preocupo com o que andam fazendo, deixo de pregar e pregar e pregar, e falar da única solução que transforma vidas, porque é somente a lei de Deus que restaura a psique tão deturpada desde o Éden, a cada tempo e estação que passa, a cada esquina, a cada amor só herdaremos o egoísmo, maldição e dor, se não nos atermos á Palavra de Deus, do Eterno e soberano Deus.
Não podemos ficar como Êutico, sentados na janela, apenas olhando, por ter o apóstolo Paulo pregado e falado a noite toda, provavelmente ele pensou:
 - Puxa vida, que homem que fala! Tendo assim cochilado, dormido no ponto, e caiu e morreu!
Êutico fez como as cinco virgens néscias, dormiram, esqueceu-se de “buscar” o óleo, ficou na janela, adormeceu. Jesus ordenou-nos:
 - Ide por todo mundo e pregai...
Ele não disse: - Use seu conhecimento de doutorado em teologia, seu currículo poliglota e fique sentado na janela, olhando apenas as coisas acontecerem, criticando.
Façamos como Paulo. Não foi por acaso que ele era fabricante de tendas, naquele tempo as tendas eram habitações no deserto, habitações provisórias, em lugares provisórios, vamos como Paulo fabricar tendas, habitações provisórias para o deserto, deserto lugar de provisão e onde Deus fala através da sarça ardente e entrega “o mistério” dos chamados.
Deixemos nosso ego, nossas competições íntimas com o outro e vamos preparar a noiva para aquele grande dia. Porque toda obra passará pelo fogo.
“A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.” 1 Coríntios 3:13

Afinal a Palavra diz que todo o trabalho do homem é pela inveja que tem do seu próximo, e não sou eu que falo, mas o homem mais sábio que houve na terra, o rei Salomão.
“Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.” Eclesiastes 4:4
Melhor que parar no caminho, cruzar os braços e ficar apenas observando, é melhor servir a Deus!
Nas tribulações temos duas opções: Ou murmuramos, ou adoramos aquele que pode fazer um terremoto e mudar as circunstâncias!
Te amo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário