segunda-feira, 13 de março de 2017

A Síndrome do espelho invertido



E vi outro mal que há debaixo do sol, certamente que só podemos ver quando estamos sob o sol, pois aquilo que está em trevas não podemos ver! E por isso Jesus é chamado sol da justiça, somente aqueles que procuram iluminar seus olhos podem ver com os olhos do Espírito, podemos ser cegos com os olhos naturais, mas enxergarmos com os olhos espirituais!

Nas minhas andanças com Deus foi-me revelado essa síndrome, mas o que vem a ser a Síndrome do espelho invertido? A resposta é simples, mas não deixa de ser profunda! Pois apenas o Espírito perscruta o que há de mais profundo no íntimo do ser humano!

Quando contemplamos em um espelho, sabemos que vamos nos ver, nossa beleza, mas também nossas imperfeições! O espelho tem um campo de projeção limitado, pois estamos diante dele, e ocupamos a maior parte dessa imagem projetada. Mas e quando viramos o espelho de costas para nós? Não conseguimos nos ver, não conseguimos ver nossas imperfeições e consequentemente não conseguimos ver nossa beleza!

A síndrome do espelho invertido são aquelas pessoas que não conseguem contemplar a si mesmos, fogem da verdade e realidade, nunca conseguem ver os seus erros, ou pelo menos os evitam ao máximo enquanto podem! O espelho invertido projeta a imagem de tudo que está á sua volta, mas não projeta a imagem de quem o segura nas mãos e o deixa invertido!

Na carta de Paulo ao Coríntios ele diz:  "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."  2 Coríntios 3:18

Apenas quando colocamos Jesus como um espelho em nossas vidas é que conseguimos enxergar nossas limitações, vaidades e erros. Consequentemente somos transformados pela projeção da imagem e glória de Jesus em nós, mas se com nossa covardia passamos a caminhar com o Sol da justiça, diante de nós como espelho e luz, mas ao mesmo tempo invertendo o espelho, não há transformação, não há glória! Vamos projetar o outro, o que está á nossa volta, mas jamais o nosso íntimo, vamos ver o cisco do olho do nosso irmão, mas não vamos conseguir enxergar a trave, ou escamas dos nossos olhos! Vamos apontar o dedo injurioso para todos, e jamais para nós! Vamos condenar e julgar severamente o outro, e nos livrar e absolver sempre!

Portanto é mais um mal que há debaixo do sol, algo que herdamos na queda do homem, e que detectamos esse modo de comportamento em pessoas que na maioria das vezes conviveram com sistemas totalitários, fascistas; ou pais ou educadores muito rígidos, somado ao perfeccionismo, pessoas que acreditam que a perfeição é o limite, sem ao menos imaginarem que é exatamente reconhecer nossos erros, pecados e falhas é que para Deus é o início! 
A morte do velho homem e a vida da nova criatura, e que somente com a luz daquele que venceu as trevas podemos nos curar, voltar o espelho para nosso íntimo, quebrar as cadeias da covardia, e do medo de reconhecer enfim que somos falíveis, quebrar o vaso, ir ao pó e se deixar refazer! 
Não é fácil, dói, mas é necessário!
É como Jesus disse a Pedro que se não lavasse os pés de Pedro, este não teria parte com Ele, nisso eu pelo Espírito entendo que Jesus dizia a Pedro:

- Pedro serás lavado do seu pecado para salvação da alma, com o sangue (que Jesus ainda iria derramar) mas ainda há um lavar regenerador da água do Espírito Santo, das partes do corpo com menos honra como os pés, com o mesmo grau de importância, que é o lavar regenerador da purificação, da unção, do perfume de aroma e cheiro suave,  a separação do que é vil e do precioso!

Digamos que ter os pés sujos não seja pecado, mas para entrarmos na presença do Rei, precisamos do lavar, precisamos do perfume do óleo da unção para disfarçar o cheiro da carne, e precisamos das vestes de festas reais!

"Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles."  Jeremias 15:19

Então sejamos utensílios da casa do Senhor, instrumentos daquele que vive e reina para sempre! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário