quarta-feira, 19 de abril de 2017

Perfeccionismo ou Excelência eis a questão...



Têm dias que ficamos como um deserto, nos sentindo secos, sem inspiração, terra árida!
 As Suas palavras quando percorrem por nosso intelecto e alma, alimenta nosso espírito e nos traz vida, é como uma terra deserta que vê vindo um rio que corre e cujas correntes dessedenta a aridez, e a sequidão!
 O homem que se achega a Ti conhece que tudo vem de ti, toda boa dádiva, todo dom perfeito; e quanto mais perto da beleza da sua santidade, mais ciente dessa pequenez humana e grandeza infinita de Deus! 
Esse homem que uma vez ousou buscar o perfeccionismo, passa a entender que somos falíveis, frágeis, pó e cinza! 
Vamos para a mão do oleiro e quando Ele começa a nos restaurar então compreendemos o verdadeiro sentido dessa passagem: "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo." Filipenses 3:8
 Paulo nos ensina nessa passagem que ele enquanto buscava o perfeccionismo na lei, estava cego na sua altivez e arrogância; atirou  pedra em Estêvão pelo zelo da lei, matava os cristãos e os perseguiam. Ele  na sua altivez estava construindo uma torre para chegar no topo pelas suas próprias forças e mérito, mas quando realmente conheceu o que era perfeito, nos instruiu a partir de então ter tudo que até aquele dia tinha construído, conceitos, pré conceitos, conhecimento; ter tudo isso por perda!
Perda que seria ganho! Um paradoxo que só o Espírito Santo pode nos levar a entender!
 Paulo então quando se viu diante do que realmente era perfeito, quando caiu do seu ensimesmado ego, percebeu de uma vez por todas que nada do que tinha construído valia verdadeiramente a pena, mas considerou tudo escória, vaidade e refugo; e passou então a conhecer o que era a excelência! Enfim só quando aprendeu que tudo era vaidade de vaidades, alcançou a excelência em Cristo Jesus!
 E encerro essa minha reflexão escrevendo que  "Melhor do que o perfeccionismo, é alcançar a excelência da sabedoria que está em Cristo Jesus!" 
E só vamos alcançá-la, quando cairmos do nosso ensimesmado umbigo e ego, e lá de baixo, da queda, olharmos para aquele que foi, que é e vai continuar sendo: Cristo Jesus, autor e consumador, o alfa e o ômega!
A excelência a partir daí passa a ser algo em nós: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." 2 Coríntios 4:7
 Perfeccionismo x excelência, força do próprio braço x força do Espírito, escolhe a vida e viva!
 E assim diz o Senhor:
"...te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Deuteronômio 30:19b
Ser ou não ser, eis a questão!
Escolhe não ser, e será! Eis o paradoxo!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário