quarta-feira, 27 de julho de 2011

E o Espírito e a noiva dizem: Vem!


A intimidade do Senhor é para os que se achegam a Ele com inteireza de coração, espírito reto, puro e coração inabalável. A intimidade do Senhor é para aqueles que a partir do momento que assumem compromisso com Ele deixam tudo, se entregam totalmente, se rendem, como um colecionador de pérolas que quando acha seu tesouro maior, vende tudo que tem para adquirir aquilo que tem de mais precioso.                 ( Adap. Mt 13 44)
Ser introduzido na sala do trono, ter o estandarte do amor sobre si é deixar tudo, tornar tudo que já se viu e viveu nessa vida como escória, como refugo, refugo de purificação da prata e ouro,deixar, largar,abandonar tudo pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus.
Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.  Provérbios 3:32
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.Salmos 25:14
É uma necessidade daqueles que O amam ouvir a voz do Senhor, sentir que Ele dá sua instrução e que cuida de perto dos que o buscam.
A tipologia mais adequada e coerente é essa da noiva com o noivo, pois quando o noivo se ausenta muito da sua amada, com certeza esta fica até com uma certa dor e ardor no peito pela saudade e falta que seu amado lhe faz. Assim são para aqueles que ouvem a Sua voz, como o rei Davi disse: “...tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado”.       Salmos 30:7
O relacionamento da noiva com o Senhor está fora de qualquer entendimento natural ou
humano, esse relacionamento é puro e inocente como um flerte pueril, pois essa intimidade não parte de um amor da carne, do desejo humano, mas de um desejo do Espírito de demonstrar amor pelo homem.
 Quando nascemos de novo, morre o velho homem, e nasce no nosso íntimo, no profundo das entranhas, um sentimento extravagante, que excede qualquer entendimento da nossa mente humana. Nada que se compare ao que o homem possa viver aqui na terra, é simplesmente algo que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetra em coração algum, mas nos é revelada pelo Espírito.
(Adap. I Cor. 2  9)
 Alguns homens até especulam como seria essa “intimidade”, será que tem algo parecido com a intimidade dum homem com uma mulher? Como já sugeriram que Jesus teria tido caso com Maria Madalena ou casos homossexuais; mentes que criam pensamentos como esses são pessoas que nunca conheceram o Senhor, e entendem esse amor com um coração perverso, mau, que como ondas bravias lançam de si suas sujidades.
 Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo”.Isaías 57:20
Intimidade com o Senhor é algo que não tem nada que se compare, qualquer coisa que podemos viver nessa vida, ouvir sua voz, sentir a Tua presença, não tem nada que supri essa experiência. É realmente algo imprescindível para aqueles que a cada dia a experimentam.
Nossos ouvidos são acariciados pela sua voz, nossas narinas são privilegiadas ao poder sentir seu cheiro, nosso coração é acalentado pelo Seu amor, nosso espírito é sustentado na sua força e no seu poder.
Ainda que o homem esteja caminhando no deserto, ele prova da água que sai da Rocha, ainda que o homem esteja provando das águas de Mara, ou seja, águas amargas; ele é sustentado com o mel que escorre da Rocha.
Ainda que sua cama esteja no mais profundo abismo ali é assistido na sua fraqueza, desde que esse homem possa se entregar de coração inteiro na presença, se colocar diante do altar como sacrifício vivo, aroma suave diante das narinas do Senhor.
Como a noiva se adorna e se enfeita, assim devemos ser diante daquele que é o Único, adornar, enfeitar para prestar louvor e honra, enfeitar com os dons e frutos do Espírito. E quando então essa noiva se acha digna de ser chamada na presença do Seu amado, quando o cetro for estendido sobre sua vida, ela acha favor diante do Rei dos reis.
Mas como se achar digno, como ter esse privilégio? Se entregando, alimentando de sua Palavra, conhecendo seu caráter e sua personalidade, confiando, esperando porque Ele é quem faz.
“...Eu sou o SENHOR que vos santifica”. Levítico 20:8
Há aqueles que são atraídos para perto, para dentro do santo dos santos, mas que não colocam esse relacionamento em lugar de primazia, sendo assim, se tornam adúlteros, se tornam infiéis ao noivo e com isso tem suas lâmpadas desprovidas do óleo, desprovidas do combustível, a combustão que queima e degela nossos corações, nosso espírito. E assim, não tendo o óleo da combustão somos  impedidos de sermos fervorosos no Espírito e de receber do fogo, o fogo do Espírito.
Ele é quem nos chama, Ele quem nos capacita, Ele quem nos atrai com cordas humanas e laços de amor, nisso somos amarrados, enlaçados e apaixonados por Ele.
E então ficamos clamando, cheios do Seu Espírito , vem, vem, vem!
E nos sentimos como a noiva que está desolada de saudades, e esse sentimento é um sentimento entranhável, que vem desde o mais profundo do nosso ser. E o Espírito de Deus então clama com gemidos inexprimíveis, clama pela vinda, pela presença, pela glória!
Esse clamor na verdade que vem do profundo do nosso ser, é o clamor da igreja que espera pelo noivo. Ela o espera ataviada e adornada, e como a palavra diz: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”. 
                                                     (Rm  8  22 a 23)
Gememos pela salvação, pelo arrebatamento, pela liberdade de vivermos no corpo de glória!
Muitos são os chamados, poucos os escolhidos, mas os que suportam o peso de glória sabem que Deus o Todo poderoso, escolheu a nação de Israel para ser primícia, para ser oráculo de Deus, foi esse povo que recebeu primeiro , para que depois viéssemos a ser depois deles. Mas eles não quiseram, e Jesus vindo do alto do monte avistou Jerusalém e disse:
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus filhotes debaixo das asas, e tu não quiseste!
Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Baruch ha’ba b’shem Adonai/Bendito o que vem em nome do Senhor.
E por incrível que pareça desde os tempos de Jacó, no meio desse povo até os dias de hoje, em seus rituais de casamento, o casamento segundo o Judaísmo, quando o noivo entra de encontro a noiva, solta-se um grito, e esse grito é exatamente o clamor da noiva: “Baruch ha’ba b’shem Adonai, ou seja, Bendito é o que vem em nome do Senhor.
O grande Eu Sou , desde os tempos de Jacó, desde tempos bem remotos, já preparara para aqueles que são suas primícias, a menina dos seus olhos, exatamente no momento de seus casamentos, momentos de alegria e de demonstração de amor, preparara o clamor. Um clamor que deseja, que anseia a vinda dAquele que é digno de receber toda honra, poder, glória e majestade. Jesus, o noivo e amado da nossa alma!
Num ato profético aquele povo mesmo sem muito compreender, sem muito entender dos mistérios insondáveis, a milhares e milhares de anos, clama a vinda, daquele que há de voltar e buscar os que alvejaram suas vestes, adornaram  e ungiram suas cabeças, e vestiram suas vestes festivais, vestes de louvor.
E a noiva em seu momento de glória, faz seus rodeios em volta do noivo e o cativa, tendo assim a ardente expectativa do manisfestar da sua graça. E este a envolve com um amor que muito excede nosso entendimento e que nos constrange, com laços de amor que a leva a prostrar-se e dizer: Eis-me aqui! Ele diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.  Apocalipse 3:20
E aquela que é amada diz:
“O meu amado pôs a sua mão pela fresta da porta, e as minhas entranhas estremeceram por amor dele. Cânticos 5:4
E esta é a expressão exata da noiva: “ Óh filhas de Jerusalém, lhes suplico, se encontrardes o meu amado diga a Ele que estou enferma de amor. 
                                                                  Cânticos 5  8


Nenhum comentário:

Postar um comentário