terça-feira, 19 de julho de 2011

Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim!




Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim!

É sempre um prazer receber da parte do Senhor uma Palavra, é com muita ansiedade que esperamos o Rei terminar ou concluir a mensagem para logo irmos como escrivães anotar o que se ouviu,  na verdade os instrumentos da Casa do Senhor não recebem honras, mas não podemos negar que é um privilégio ouvir a voz do Senhor fluindo no coração ou sussurrando aos ouvidos, como brisa suave. Como uma vez uma serva O ouviu dizendo: - Tu és o cálice de ouro, cálice que serve o vinho , o vinho que alegra o coração do Rei. É uma experiência incomparável ouvir uma declaração dessas do Senhor, mas sabemos que “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não nossa. 
     2 Coríntios 4:7

Os servos que colocaram suas orelhas na sovela servem ao Senhor porque o amam, porque não querem deixá-lo e declaram

 “... Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.  João 6:68

E essa vida eterna não é vida pós morte somente,mas é também vida enquanto estamos nos nossos corpos mortais, pois somente o Espírito Santo pode passar como rio dentro do nosso íntimo trazendo renovo, transformação,paz e gozo no espírito.

O que não podemos deixar acontecer, e isso estamos sempre sujeitos, é o distanciamento; é deixarmos de ouvir a voz do Senhor ou mesmo ver Seus feitos, porque sendo assim corremos o risco de ficarmos cegos, servindo a um Deus Vivo, em sua casa, mas cegos. Como Bartimeu, uma das histórias mais lindas, mas a realidade é que Bartimeu provavelmente se deixou distanciar, ficando assim impossibilitado de ver, deixando o inimigo das nossas almas, cegá-lo em suas sutilezas e astúcias.

Uma vez distante do Pai, cego, perdeu o anel de filho, de herdeiro, se empobreceu e recebeu uma capa, a capa dos que mendigavam.

E tenho como defender de que Bartimeu antes via, e depois passou a não ver mais, e também que Ele conhecia o Pai, e sabia do Messias prometido, mas se afastou.

“Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.  Mc 10 51 

Que eu torne a ver, se ele pede pra tornar a ver é porque viu um dia e deixou de ver. Assim como Sansão, devolve minha força uma vez mais...

Bartimeu vivia em Jericó, a cidade em que Israel deu sete voltas ao redor das suas muralhas e estas se romperam, não era possível alguém morar nesse lugar e nunca ter ouvido desse Deus que derrubou as muralhas, outra coisa que Bartimeu também sabia era a linhagem de Jesus ao gritar: “Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim”.

“e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!    Mc 10 47

Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim! Um grito desesperado, humilhante, que aos olhos do mundo chega a ser patético! Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim!

Bartimeu ao gritar dessa maneira ele estava declarando, eu conheço essa história, sei onde começou, sei que foi prometido a Davi que o Messias de Israel viria de sua linhagem, eu estou clamando porque eu sei que és Tu e sei que Tu podes. Não era um simples clamor! Era um clamor que tinha uma história por trás, uma história de infidelidade de uma das partes, mas não deixava de ser uma história. Não deixava de ser um relacionamento. E também uma história de amor e perdão!

Infidelidade, rei Davi, faz lembrar-nos de outro relacionamento; o que podemos também pensar da atitude do rei Davi que ao desejar Bate Seba, mandá-la chamar, deitar com ela, fazer nela um filho. Depois manda chamar seu esposo na guerra, com intenção de embebedá-lo e persuadi-lo a dormir com sua esposa. Urias, marido de Bate Seba pela sua nobreza de caráter não desceu á sua casa porque seus companheiros estavam em guerra e ele não achou digno de tal conforto, de tal aconchego.

O rei Davi na verdade era um homem segundo o coração de Deus, foi ele quem o Senhor escolheu para ser rei sobre Israel, mas não podemos evidenciar a hombridade, desse homem, Urias.

Ele deixar de ir pra casa, dormir com sua esposa, se deliciar com seu carinho, o conforto da sua cama por pensar em seus companheiros de guerra? Ficar deitado ao relento? Essa atitude dele custou sua vida, porque assim o rei teve que enviá-lo de volta pra guerra com sua sentença de morte nas mãos, a fidelidade do homem era tanta que ele próprio levou sua sentença, porque o rei Davi sabia que ele jamais abriria essa carta, e com uma carta em que ele sendo soldado de retaguarda, foi colocado para lutar na linha de frente.

A atitude nobre de Urias custou sua vida, mas não teve preço sua fidelidade, domínio próprio e caráter.

Na verdade a pessoa de Urias podemos dizer que foi uma figura do próprio Jesus. Que pela sua própria hombridade, por falar sempre a verdade, ser correto, recebeu sua sentença. Casou-se com noiva cobiçada e muitas vezes infiel. Quantas vezes traímos o Senhor por atos insignificantes? E será que quando negamos o nome do Senhor, em deixarmos de falar desse nome, não estamos escrevendo cartas, colocando em mãos, a sentença de morte de muitos?

O rei Davi era nobre, um homem admirável, era a própria realeza da época. Existem posições nobres, mas existem outras mais nobres ainda. Urias o Senhor permitiu que morresse,pra que ele não fosse manchado, ultrajado pelo o pecado,então o recolheu.

Podemos dizer que ele seria um dos que a bíblia relata:

“(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”.  Hb 10  38

Mas o Senhor é amor e mesmo na nossa infidelidade, o Senhor ainda anseia por nós, porque há esperança, porque a promessa é que do nosso interior rios de águas vivas fluirão. E por onde este rio passar tudo se tornará novo, ganhará vida. Até nosso íntimo, na medida que esse rio vai fluindo vai também sendo renovado, pelo poder regenerador.

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,

Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.                                        (Jó 14  9 a 11)

Ele apenas espera de nós a cada dia uma entrega, um esvaziar de nós mesmos, como Urias, que ainda que teve que abrir mão daquilo que mais anseia o coração de um valente de guerra, que é voltar pra casa em paz, deitar e dormir nos braços da sua amada,  ainda que for preciso negar a carne, crucificá-la, ainda vale a pena, Urias sabia disso, porque isso para os que se perdem é loucura, mas para nós que somos salvos é Poder de Deus.                 ( adap. I Cor. 1 18 )

Ser um verdadeiro valente de guerra, determinado, destemido, servir ao Senhor como um leão que por ninguém torna atrás.

E declarar : “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;”  ( Gl 2  20)

Estender mesmo os braços e dizer: Eis-me aqui, Senhor!

Usa-me como valente de guerra, ou como a pena de um escrivão, ou como o cálice que serve o vinho, usa-me como atalaia, não importa, eu quero apenas te servir e te adorar. E sendo assim serás como um rio, impetuoso, ou manancial recluso.E por onde esse rio passar tudo será lavado, limpo, renovado.

“E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.    Ezequiel 47:9

Apenas se entregue, e se tiver cego, clame, Jesus, filho de Davi..., Jesus, filho de Davi...E seja cheio! E se deixe levar por esse rio!

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.   Apocalipse 21:6






Um comentário: