quarta-feira, 7 de setembro de 2011

“ O homem bom,faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere.” Prov.11.17


Essas palavras são reveladas pela infinita misericórdia do Senhor, como forma de banquete, para que pudéssemos saboreá-las, sorvê-las, digeri-las, e enfim fazer o que a bíblia nos diz: “... julgai todas as coisas e retende o que é bom.” (I Tess. 5  21)
Os seres humanos são constituídos de dimensões: corpo, alma e espírito, isso podemos afirmar na palavra de Deus.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. ( Hb 4 12)
Algumas pessoas limitam a complexidade do ser humano somente na dimensão física, o corpo. Tem dificuldades de entender o abstrato, e vivem segundo aquilo que vêem, pegam, ou cheiram, como São Tomé.

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei”. (João 20: 24 e 25)

Essas pessoas tem como características não gostarem de parar pra refletir,meditar no Senhor, agem no impulso e ímpeto. Não gostam de aprofundar as questões, querem resolver seus problemas aqui e agora, são como o mar agitado batem pra lá e pra cá com suas ondas bravias, que de tão agitados, fazem tanto barulho que não ouvem outro som se não a agitação do seu próprio coração. Mas Jesus morreu também por esses e acalma ventos e tempestades, e ordena ao mar agitado: aquieta-te!

E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança”.

Ele também é o pastor que nos faz repousar em águas tranquilas e pastos verdejantes.

Mas podemos também perceber outra dimensão: a alma. Podemos também chamar de Psique , ou ser psicológico, onde se processam nossas emoções,nossos sentimentos, pensamentos e etc...
 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte”. ( Prov. 8 36)

A psicanálise fala de pulsão de vida e pulsão de morte, aquilo que pulsa, que nos move a fazer. A bíblia usa a palavra coração para representar o sentido de psique, algumas versões usa a expressão entranhas e outras usa a expressão rins, todas querendo dizer a mesma coisa. A palavra coração na bíblia não fala do nosso órgão que bombeia sangue para todo o corpo,órgão de músculo liso, de movimentos involuntários, mas fala de algo que pulsa, que nos leva a fazer, nos pulsa a fazer algo para vida, ou algo para a morte.

O que nos coloca em conflito entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.

Se substituirmos a palavra coração na bíblia e colocarmos a palavra psique, teremos uma compreensão melhor do que o Senhor quer nos dizer.

“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem”.    Provérbios 27:19

O Ser psicológico muitas vezes é o que determina na vida do homem suas atitudes, seus desejos, seus pensamentos, nos leva a fazer coisas que até mesmo nem acreditamos. Isso é tão determinante que agimos muitas vezes com o inconsciente, o guardado, o oculto, aquilo que escondemos de nós mesmos, tamanha a complexidade do nosso ser.
Mas o Senhor é Deus que conhece o oculto e escondido, conhece nosso deitar e nosso levantar, Ele sonda e conhece nossos pensamentos, esquadrinha o mais íntimo do nosso ser.
“ Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento”.  Salmos 139:2

E Ele na sua palavra diz: “ Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”. ( Jr 33  3)

O Ser espiritual também necessita ser trabalhado, ser explorado, mas é preciso tomar cuidado, porque mais importante do que ter experiências espirituais é buscarmos experiências com o Espírito Santo de Deus, porque só o Senhor é fiel e Nele não há mentiras. Nosso ser espiritual nos permite saber que existe um Ser supremo, soberano, que comanda todas as coisas no Seu poder e domínio. Dá-nos vida em abundância e também pode tirar a vida. Relacionar com o Espírito de Deus pode acender nossa lâmpada, mas afastarmos Dele pode apagar essa lâmpada.

O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo”. (Prov. 20  27)
O Ser espiritual determina nosso elo ou a quebra desse elo com Deus. Determina nossa vida espiritual ou nossa morte espiritual.

Porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará”. ( Prov.24  20)
Quando essa lâmpada se apaga se instala a escuridão, as trevas, não permitindo assim ao homem ver, ou seja, o homem se torna cego espiritual.

Podemos assim dizer que somos seres muito complexos, dotados de três dimensões, corpo, alma e espírito, imagem e semelhança do Senhor como o Pai, Filho e Espírito Santo. E para nos sentirmos completos devemos observar essas três dimensões e trabalhar-lhas, devemos conhecer nosso Ser Total.

Devemos cuidar do nosso corpo, alimentá-lo, cuidados básicos com a saúde, e pensarmos na nossa qualidade de vida, porque somos santuário do Espírito Santo.
“Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”. ( I Cor. 6  12)

O Ser psicológico  temos que explorá-lo para que possamos nos conhecer melhor, saber o porquê da nossas reações, o que nos emociona, o que nos chateia e porque nos chateia, enfim voltarmos pra dentro de nós, num ostracismo terapêutico, é uma fase muito importante e quanto mais íntimos do Pai, mais intensa é essa terapia, porque só Ele sonda e conhece nossos corações e conhece o mais profundo do nosso íntimo, dos nossos sentimentos.
(E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”. Lucas 2:35

O Senhor revela o que está em nossos pensamentos, em nossos corações, somente a intimidade com Ele é que podemos perscrutrar nosso comportamento segundo a estrutura da nossa psique. Ele trabalha com o homem e fala com esse homem através de sonho ou visão de noite.
“Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama”. (Jó 33  15 e 16)

Passa sua vida como que um filme, fazendo com que ele reveja sua vida, com que ele refaça conceitos e preconceitos e transforma todo seu ser, fazendo um novo homem e uma nova criatura. O Senhor nos conhece muito mais que nós mesmos, Ele conhece cada marca na nossa alma deixadas pela nossa existência, marcas de nossos erros, nossas transgressões,por isso é necessário que recorramos a Ele, porque muitas vezes jogamos sentimentos ocultos ao nosso mais profundo ser.
Nesse momento precisamos ser fortes porque aquilo que não agrada ao Senhor, Ele nos revela e passa a nos mostrar nossos erros, defeitos e o que está indo mal na nossa vida, então é necessário com isso trabalharmos nossa humildade diante Dele, afinal, ninguém gosta de ouvir sobre seus defeitos.

E uma vez que nossas angústias, nossos medos, nossos segredos ocultos se tornam inconscientes fica difícil rompermos com coisas que não sabemos nem o quê. Emoções que ficam escondidas nos impedem de conhecer-nos, de andarmos na luz de nossas atitudes e reações com a gente e com os outros.
Por fim nosso Ser espiritual precisa  também que exercitamo-no, nascemos com um oráculo e esse oráculo deve ser preenchido para não sentirmos o vazio existencial.
Algumas pessoas tentam preencher esse vazio com algo da dimensão física, bens materiais. Outros tentam preenchê-lo com status, conhecimento, paixões e etc..., ou até mesmo as duas coisas juntas. Outros buscam preenchê-lo com vãs filosofias, ocultismo, e no final cair no mesmo vazio.

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. ( Prov. 14  12)
Essas filosofias fazem muitas vezes o homem acreditar que ele é bom por si mesmo, que ele é justo e pratica a justiça e também que é tão poderoso que consegue ter uma vida próspera e feliz somente com o poder da mente, com a força dos seus pensamentos. Não seria isso soberba? Homens contemporâneos, estudiosos, que conhecem a ciência, que aprenderam que crer no Soberano é alienação, é coisa de senso comum, de ignorantes?

Sem ao menos saber que : “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?  1 Coríntios 1:20

Esses segredos estão ocultos, escondidos, para aqueles que O buscam com humildade, porque Ele abate o soberbo e exalta o humilde. Essa é a regra, esse é o segredo.
"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. 1 Coríntios 1:25

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36
E tudo isso Ele faz por amor!!! Um amor incondicional, porque não podemos fazer nada que aumente esse amor por nós, Ele é absoluto em seu amor, mas também não podemos fazer nada que possa diminui-lo. E não há nada mais lindo do que ouvi-lo dizer: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.”  Deuteronômio 30:19







Nenhum comentário:

Postar um comentário