quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"...porque o amor é forte como a morte..." Cânticos 8:6



“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados".
                                              Isaías 53:2-5
Certamente diante dessa palavra sabemos que o Senhor levou realmente sobre si todas as nossas maldições.
Se observarmos a genealogia de Jesus podemos ver que desde Abraão onde começa a história dos antepassados de Jesus (pois foi para Abraão que foi feito a promessa de que todas as famílias na terra seriam benditas), podemos entender que teve muitos casos em que só mesmo uma interferência sobrenatural para tudo acontecer como tinha que ser, conforme foi prometido, conforme a história. Toda a história do início da humanidade, sempre dependeu de uma ação vinda do Céu.
Abraão sua esposa era estéril, gerou Isaque que também casou com esposa estéril, Isaque gerou Jacó que tinha fama de trapaceiro, mentiroso. Jacó gerou muitos filhos e filhas, mas foi da raiz de Judá que continuou a linhagem do Senhor, de Judá numa relação de nora com sogro, uma vez que Judá estava viúvo e Tamar também viúva, numa ousadia dessa mulher estrangeira, mas de muita fé, pois tinha ouvido falar do Deus Vivo, o Deus de Israel, o Deus que cumpre as promessas, mesmo que o homem ousasse ir contra o propósito, como no caso dela e sua história, nada pode frustrar os planos do Senhor na sua vida.
E geração vem e geração vai, nasceu Salmom, este se casou com Raabe a prostituta que escondeu os espias e isso foi visto como justo diante de Deus, deste casamento nasceu Boaz.
Boaz casou-se com Rute, essa também estrangeira no meio do povo judeu, viúva. De Rute nasceu Obede e de Obede nasceu Jessé pai de Davi.
Na vida de Davi podemos ver todo tipo de maldição, adultério, morte de filho, um filho que abusa de sua irmã, outro que se rebela contra o pai e assim por diante. Estes são os antepassados de Jesus.
E o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias (Mateus 1:6)
A bíblia deixa bem claro que essa mulher não era a mulher de Davi e sim de Urias, ou seja, Salomão era um filho bastardo.
Depois destes, gerações e mais gerações se passaram e com certeza cada uma com seu problema, com sua dificuldade, com seu comprometimento, com raízes de iniqüidade e com sua necessidade diante do Todo poderoso.
E de Davi até o cativeiro na babilônia foram 14 gerações sendo que neste período o envolvimento com rituais satânicos, idolatria e crenças em outros deuses foi mais intenso comprometendo assim as gerações futuras.
“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.”
                                         Mateus 1:17
E podemos então perceber que quando Adão caiu no Éden herdando assim maldição, fazendo com que até o solo herdasse com isso frutos de iniqüidade, já estava determinado que na desobediência de um; gerou maldição; mas na obediência de outro (Jesus), tudo isso seria quebrado de sobre a humanidade. Então o princípio para alcançarmos a vitória é a obediência, cumprir a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor.
“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”.  1 Coríntios 15:22
Muitos após conhecerem ao Senhor e chamados à intimidade com o Pai, por vezes não entendem porque passam tantas dificuldades, porque passam tantas provações, uns vão para a cova dos leões, outros para a fornalha de fogo ardente sete vezes aquecidas, outros são preparadas forcas como nos tempos de Mardoqueu tio da rainha Ester; mas o que nos dá esperança, confiança é que, em todas essas provações somos mais que vencedores. Porque Ele se entregou fazendo-se maldito por nós e nos deu autoridade para pisarmos serpentes e escorpiões sem que nenhum mal nos aconteça. E na nossa caminhada então é determinado passarmos por caminhos duros, espinhosos, com pedregulhos, levando também sobre nós certa carga, para que na nossa obediência possamos quebrar as maldições hereditárias, arrancarmos as raízes de iniqüidade do nosso seio familiar. Passamos por provações e quando somos aprovados recebemos então o selo de autoridade contra aquele tipo de problema.
Na obediência dos servos de Jesus, feitos imagem e semelhança do que Ele suportou e viveu, ou seja, ao trilhar o caminho Dele, ao carregar sua cruz a cada dia e segui-lo indo após Ele, negando a si mesmo, podemos então receber com Ele a vitória sobre todo o principado e potestade. Se matarmos nossa vontade própria e vivermos a vontade do Senhor, estamos dessa maneira sendo treinados, capacitados para levar vida, salvação para outros que virão depois de nós e acima de tudo quebrarmos maldições através da nossa obediência.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;”     Romanos 6:8
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores”.   Isaías 53:12
Podemos citar o exemplo da mulher de fluxo de sangue, ela passou muitos anos atrás de resultados, gastou tudo com médicos, doze anos com essa enfermidade, e muita dor, angústia, dificuldade.
E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;”
                                           Mateus 9:20
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. “Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei”.
                                          Marcos 5:25 -28
Ela foi ao encontro de Jesus, e tocou em suas vestes, se prostrou, se humilhou, e extraiu poder, virtude, porque ela sabia que se apenas tocasse, sabia do que Ele era capaz de fazer, então tocou e saiu poder!!!
Enquanto ela procurou outros recursos, ela não obteve o queria, não alcançou a benção, a cura. Enquanto correu atrás de outras pessoas que a curasse, não foi curada, doze anos correndo atrás de médicos para ser curada, mas só alcançou a cura quando enfim, entendeu que a cura só poderia ser realizada pelo Médico dos médicos.
Hoje ainda acontece muito isso, pessoas correm pra lá e pra cá, vão atrás da oração do outro para serem curados, sabendo que só vamos ser curados quando nos prostrarmos, quando nos lançarmos aos pés, quando apenas nos rendermos em prosseguir em conhecer o Senhor.
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.  Oséias 6:3
Então basta apenas entrarmos no quarto, fechar a porta, ouvir um louvor e adorá-lo, prostrar, orar, clamar, que Ele vem ao nosso encontro.
Ele vem de encontro às nossas necessidades, Ele não resiste a um coração quebrantado, Ele ouve o clamor dos nossos corações. E antes mesmo que nossas palavras chegarem á boca, Ele já conhece nossas necessidades.
E quantos de nós estamos espalhados pelo mundo, procurando a cura da nossa alma, correndo atrás de homens, profetas, entregando nossos recursos para outrem, e não conseguimos alcançar a cura. Quantos estão esvaindo em sangue, sangue esse de feridas abertas, feridas nas nossas emoções, mágoas, ódios, separados dos outros, vendo sua vida escorrendo pelos dedos. Ferida aberta dentro do mais interior, ninguém vê, mas elas estão ali, sangrando, como aquela mulher. 
Pelo mundo sabemos que as pessoas estão sob um jugo que nem sabem como e quando foi colocado sobre seus ombros, jugo dos traumas, jugo de rejeição, do desamor, do individualismo, do egoísmo e tantos mais, jugos esses que abrem feridas que sangram, purulentas, e que tentamos curar com paliativos, mas daí um tempo voltam a sangrar. Aquela mulher só alcançou sua libertação e cura através de um gesto simples, o de se prostrar aos pés. E sabemos com isso que se também nos prostrarmos e tocar em suas vestes vamos extrair poder, nos libertar, nos curar, tamponar o sangue da nossa alma.
Tocar aquele que levou sobre si as nossas dores, nossas enfermidades, nossas maldições, o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele. Aquele que deu sua vida por amor de muitos, e por esse amor venceu a morte.
" ...porque o amor é forte como a morte..."        Cânticos 8:6
E exatamente porque de Abraão até Davi foram quatorze gerações, de Davi até o exílio babilônico quatorze gerações, e do exílio babilônico mais quatorze gerações até Jesus, todas essas vieram sobre seu ombro, com suas maldições, para que Ele as levasse sobre si, depois fosse colocado no madeiro, pregado com pregos, para que com esse gesto Ele pregasse nossas maldições todas e morresse levando-as ao sheol, levando-as para o mais profundo inferno, ao mesmo tempo junto com Ele levando a luz para esses problemas, e depois disso, saindo com vida, ressurreto. Daí a expressão levou cativo, preso, pregado no madeiro, o cativeiro. Cumprindo assim o que a Palavra nos diz em Eclesiastes:     
As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.   Eclesiastes 12:11
A palavra nesse gesto da cruz já foi dada, como prego, bem fixado, dado pelo Único pastor. Quebrou as portas de bronze, despedaçou os ferrolhos, despedaçou o jugo, se fez maldito, venceu, e nos trouxe a paz. E agora Ele nos chama de amigo, porque os servos não sabem o que fazem o seu senhor, mas aos amigos é dado conhecer todos os segredos do coração, toda a revelação, e também aos amigos é dado conhecer o amor, os planos do coração do Pai. E mais uma vez...
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.  Oséias 6:3
Conheçamos e prossigamos, com a ligeireza da corça, com os pés apressados, se possível como Ele faz, saltando pelos montes, indo aos altos  para buscá-lo, mas se assim não for, que então nos prostremos, indo parar num lugar que o mais alto é a posição de rastejar aos pés, mas o que importa é O alcançarmos, e tocá-lo num gesto apenas, tocar o coração do Pai e extrair poder, constrangê-lo, estremecê-lo de amor. E declarar com esse amor preso, fixado no peito, como sentença coligida que não volta atrás:
 - Eu te amo Senhor, eu te amo!


terça-feira, 13 de setembro de 2011

“... Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?” Cânticos 5 3


         “... Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?”   Cânticos  5  3
Deus estava irado com o povo de Israel porque eles eram povo de dura  cerviz, isso quer dizer que eram rebeldes e não se prostravam diante da grandeza do Deus o Todo poderoso.Sendo assim disse a Moisés que não estariam com eles no deserto, mas que ia enviar um anjo. Moisés então clamou e disse: - não me faça subir deste lugar Senhor, se Tua presença não for comigo.
Israel prefigurava as nações e toda a humanidade, a Israel de Deus.
Moisés prefigurava Jesus por ser intercessor e por ter sido justificado pelo Eterno, ele se colocava entre o povo rebelde e Deus; era um mediador.
Deus depois que mostrou a sua face pra Moisés, ordenou que ele fizesse novamente as tábuas da Lei, e ordenou também que se construíssem os Tabernáculos.  Os tabernáculos prefiguravam a sombra das asas do Senhor, o Espírito Santo, a presença da glória que nos envolve e nos encobre com nuvens.
As primeiras tábuas entregues a Moisés pelo Senhor contendo as ordenanças, mandamentos, foram quebradas por Moisés quando este viu que o povo estava caindo em idolatria, e o Senhor então manda Moisés fazer outras tábuas. As primeiras tábuas prefiguravam a lei de Moisés, falível, que com o tempo caiu no desuso, tornou-se nula pela caducidade. Por isso foram quebradas, porque nesse momento o Senhor queria nos mostrar que uma melhor aliança Ele faria com o povo que se chama pelo Seu nome.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.”  Hebreus 7:28
As tábuas que pela segunda vez o Senhor ordenou que Moisés fizesse novamente, prefigurou então a palavra do testemunho de que Jesus veio ao mundo, e pela fé todos foram então justificados. Porque as coisas que vimos no Antigo Testamento estavam á sombra das que haviam de vir. Essas tábuas representavam a aliança perpétua e perfeita, por isso foram colocadas dentro da Arca da Aliança juntamente com a vara de Arão que floresceu e o Maná, figuras do poder, da glória e dos sinais e maravilhas do Eterno. 
Hoje o homem é justificado pela graça, pela fé no Filho de Deus e através desse sacrifício podemos entrar diante da face do Eterno e buscar intimidade com o Pai.
Servos que recebem autoridade diante do Senhor, com o passar do tempo tem experiências suficientes para não serem acusados e condenados por qualquer artimanha do diabo, porque conhecem os princípios do mundo espiritual, tem autoridade para determinar ao inimigo que bata em retirada, sendo assim eles ficam como que protegidos pelo amor e zelo do Senhor. Andando como que debaixo da proteção do Senhor, como Israel no deserto que durante a noite andava junto deles uma coluna de fogo.
Mas em determinadas circunstâncias como seres humanos, na caminhada, no deserto, sendo já lavados e remidos no sangue, lavados e renovados pelo poder restaurador do Espírito Santo, nos vimos em situações em que exigem certas atitudes, atitudes essas que muitas vezes podem parecer estranhas, incoerentes para os mais rígidos. Fazem parte da nossa existência nessa terra, um exemplo disso na bíblia foi quando o rei Davi se apresentou diante do rei de Gate como doido:
E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.
Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba.
Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?
Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?      
                                               1 Samuel 21:12 a  15
O rei Davi fez isso por uma necessidade maior, talvez por um receio de morte, não por
desonestidade. A intenção aqui não é incentivar as pessoas á hipocrisia, mas a conhecer o Senhor na beleza da Sua santidade. Jesus nos ensinou sobre isso quando num gesto de humildade fora lavar o pés dos discípulos, Pedro disse que de maneira nenhuma o Senhor lavaria os pés dele, e o Senhor disse que ele não teria parte com Jesus. O Senhor nos ensina com isso que na nossa caminhada sempre precisamos rever nossos conceitos, posições diante dEle e humildade suficiente para sabermos que viemos do pó e ao pó voltaremos. E que vivendo circunstâncias parecidas com a do rei Davi, podemos contar com a infinita misericórdia, amor e bondade do Senhor, em nos guardar, nos livrar e nos orientar por caminhos retos, puros.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
 (João 13  5 a 10)
 - Se eu te não lavar, não tens parte comigo. o Senhor é quem nos purifica de toda injustiça, mas na caminhada como dantes no deserto, as vezes dependendo por onde caminhamos, precisamos lavar nossos pés.
Jesus uma vez disse: - Não oro para tirá-los do mundo, mas para livrá-los do mal. Não somos do mundo, mas vivemos nele e muitas vezes por isso precisamos sempre do lavar purificador do Espírito Santo. Quando nos vimos em situações complexas, a reação dos que se refugiam no Senhor é esconder debaixo das sombras de tuas asas, ou na fenda da rocha, esperando assim, uma solução vinda dos Céus. E essa resposta vem dos Céus com fogo, com glória, e com o fluir das águas de um rio que desce do trono, assim devemos então nos entregar a Ele como a entrega do corpo flutuando nesse rio, deixando a correnteza levar, mudando assim seu centro de gravidade tornando assim tudo mais leve e suave, como o fluir de águas tranquilas.
Estes servos são como o servo de orelha furada, quando o escravo hebreu era comprado pelo seu senhor e este servia durante seis anos, no sétimo este deveria receber sua liberdade. Mas o servo que porventura recebia sua liberdade e não tinha intenção de deixar seu senhor, ele então deveria declarar ao seu senhor que não tinha intenção de ir embora e seu senhor então furava sua orelha numa sovela.
“Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.” 
                                              ( Êxodo 21  5 e 6)
Assim se dá ao servo do Senhor, na medida que ele recebe autoridade, ele vai aprendendo os princípios do mundo espiritual, e não é qualquer acusação que o vence ou que dá legalidade ao inimigo de tocá-lo, assim o servo não serve mais o Senhor por ser cativo, ou por ter medo do inimigo  toca-lo e ou prejudica-lo. Na verdade o servo ficou livre do inimigo não poder tocá-lo, mas ficou cativo pelo amor, ficou com uma marca no coração. Este servo jamais deixaria o Senhor, jamais iria querer entristecê-lo e sempre que seu caminho não for o caminho que agrada seu Senhor, a disposição dele é sempre obedecer, custe o que custar.  O desejo do coração do servo é sempre tocar o coração do seu Senhor, tocar e mexer com esse coração, constrangê-lo. É algo que já está imprimido, que já está marcado á ferro e fogo.
Alguns momentos também acontece do noivo bater em sua porta, a porta do coração e sua noiva respondê-lo:
“Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.
Já despi a minha roupa; como as tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?”  (Cânticos 5:  2 e 3)
Já lavei os meus pés, como os tornarei a sujar? Por amor de Ti Senhor eu o faço, mas somente por amor de Ti. Na caminhada árdua do deserto, na caminhada árdua desse mundo, nessa caminhada, nos passos dados de sandálias.

Que formosos são os teus passos dados de sandálias, ó filha do príncipe!... 
( Cânticos 7  1)
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!”   Isaías 52:7

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

“ O homem bom,faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere.” Prov.11.17


Essas palavras são reveladas pela infinita misericórdia do Senhor, como forma de banquete, para que pudéssemos saboreá-las, sorvê-las, digeri-las, e enfim fazer o que a bíblia nos diz: “... julgai todas as coisas e retende o que é bom.” (I Tess. 5  21)
Os seres humanos são constituídos de dimensões: corpo, alma e espírito, isso podemos afirmar na palavra de Deus.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. ( Hb 4 12)
Algumas pessoas limitam a complexidade do ser humano somente na dimensão física, o corpo. Tem dificuldades de entender o abstrato, e vivem segundo aquilo que vêem, pegam, ou cheiram, como São Tomé.

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei”. (João 20: 24 e 25)

Essas pessoas tem como características não gostarem de parar pra refletir,meditar no Senhor, agem no impulso e ímpeto. Não gostam de aprofundar as questões, querem resolver seus problemas aqui e agora, são como o mar agitado batem pra lá e pra cá com suas ondas bravias, que de tão agitados, fazem tanto barulho que não ouvem outro som se não a agitação do seu próprio coração. Mas Jesus morreu também por esses e acalma ventos e tempestades, e ordena ao mar agitado: aquieta-te!

E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança”.

Ele também é o pastor que nos faz repousar em águas tranquilas e pastos verdejantes.

Mas podemos também perceber outra dimensão: a alma. Podemos também chamar de Psique , ou ser psicológico, onde se processam nossas emoções,nossos sentimentos, pensamentos e etc...
 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte”. ( Prov. 8 36)

A psicanálise fala de pulsão de vida e pulsão de morte, aquilo que pulsa, que nos move a fazer. A bíblia usa a palavra coração para representar o sentido de psique, algumas versões usa a expressão entranhas e outras usa a expressão rins, todas querendo dizer a mesma coisa. A palavra coração na bíblia não fala do nosso órgão que bombeia sangue para todo o corpo,órgão de músculo liso, de movimentos involuntários, mas fala de algo que pulsa, que nos leva a fazer, nos pulsa a fazer algo para vida, ou algo para a morte.

O que nos coloca em conflito entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.

Se substituirmos a palavra coração na bíblia e colocarmos a palavra psique, teremos uma compreensão melhor do que o Senhor quer nos dizer.

“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem”.    Provérbios 27:19

O Ser psicológico muitas vezes é o que determina na vida do homem suas atitudes, seus desejos, seus pensamentos, nos leva a fazer coisas que até mesmo nem acreditamos. Isso é tão determinante que agimos muitas vezes com o inconsciente, o guardado, o oculto, aquilo que escondemos de nós mesmos, tamanha a complexidade do nosso ser.
Mas o Senhor é Deus que conhece o oculto e escondido, conhece nosso deitar e nosso levantar, Ele sonda e conhece nossos pensamentos, esquadrinha o mais íntimo do nosso ser.
“ Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento”.  Salmos 139:2

E Ele na sua palavra diz: “ Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”. ( Jr 33  3)

O Ser espiritual também necessita ser trabalhado, ser explorado, mas é preciso tomar cuidado, porque mais importante do que ter experiências espirituais é buscarmos experiências com o Espírito Santo de Deus, porque só o Senhor é fiel e Nele não há mentiras. Nosso ser espiritual nos permite saber que existe um Ser supremo, soberano, que comanda todas as coisas no Seu poder e domínio. Dá-nos vida em abundância e também pode tirar a vida. Relacionar com o Espírito de Deus pode acender nossa lâmpada, mas afastarmos Dele pode apagar essa lâmpada.

O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo”. (Prov. 20  27)
O Ser espiritual determina nosso elo ou a quebra desse elo com Deus. Determina nossa vida espiritual ou nossa morte espiritual.

Porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará”. ( Prov.24  20)
Quando essa lâmpada se apaga se instala a escuridão, as trevas, não permitindo assim ao homem ver, ou seja, o homem se torna cego espiritual.

Podemos assim dizer que somos seres muito complexos, dotados de três dimensões, corpo, alma e espírito, imagem e semelhança do Senhor como o Pai, Filho e Espírito Santo. E para nos sentirmos completos devemos observar essas três dimensões e trabalhar-lhas, devemos conhecer nosso Ser Total.

Devemos cuidar do nosso corpo, alimentá-lo, cuidados básicos com a saúde, e pensarmos na nossa qualidade de vida, porque somos santuário do Espírito Santo.
“Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”. ( I Cor. 6  12)

O Ser psicológico  temos que explorá-lo para que possamos nos conhecer melhor, saber o porquê da nossas reações, o que nos emociona, o que nos chateia e porque nos chateia, enfim voltarmos pra dentro de nós, num ostracismo terapêutico, é uma fase muito importante e quanto mais íntimos do Pai, mais intensa é essa terapia, porque só Ele sonda e conhece nossos corações e conhece o mais profundo do nosso íntimo, dos nossos sentimentos.
(E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”. Lucas 2:35

O Senhor revela o que está em nossos pensamentos, em nossos corações, somente a intimidade com Ele é que podemos perscrutrar nosso comportamento segundo a estrutura da nossa psique. Ele trabalha com o homem e fala com esse homem através de sonho ou visão de noite.
“Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama”. (Jó 33  15 e 16)

Passa sua vida como que um filme, fazendo com que ele reveja sua vida, com que ele refaça conceitos e preconceitos e transforma todo seu ser, fazendo um novo homem e uma nova criatura. O Senhor nos conhece muito mais que nós mesmos, Ele conhece cada marca na nossa alma deixadas pela nossa existência, marcas de nossos erros, nossas transgressões,por isso é necessário que recorramos a Ele, porque muitas vezes jogamos sentimentos ocultos ao nosso mais profundo ser.
Nesse momento precisamos ser fortes porque aquilo que não agrada ao Senhor, Ele nos revela e passa a nos mostrar nossos erros, defeitos e o que está indo mal na nossa vida, então é necessário com isso trabalharmos nossa humildade diante Dele, afinal, ninguém gosta de ouvir sobre seus defeitos.

E uma vez que nossas angústias, nossos medos, nossos segredos ocultos se tornam inconscientes fica difícil rompermos com coisas que não sabemos nem o quê. Emoções que ficam escondidas nos impedem de conhecer-nos, de andarmos na luz de nossas atitudes e reações com a gente e com os outros.
Por fim nosso Ser espiritual precisa  também que exercitamo-no, nascemos com um oráculo e esse oráculo deve ser preenchido para não sentirmos o vazio existencial.
Algumas pessoas tentam preencher esse vazio com algo da dimensão física, bens materiais. Outros tentam preenchê-lo com status, conhecimento, paixões e etc..., ou até mesmo as duas coisas juntas. Outros buscam preenchê-lo com vãs filosofias, ocultismo, e no final cair no mesmo vazio.

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. ( Prov. 14  12)
Essas filosofias fazem muitas vezes o homem acreditar que ele é bom por si mesmo, que ele é justo e pratica a justiça e também que é tão poderoso que consegue ter uma vida próspera e feliz somente com o poder da mente, com a força dos seus pensamentos. Não seria isso soberba? Homens contemporâneos, estudiosos, que conhecem a ciência, que aprenderam que crer no Soberano é alienação, é coisa de senso comum, de ignorantes?

Sem ao menos saber que : “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?  1 Coríntios 1:20

Esses segredos estão ocultos, escondidos, para aqueles que O buscam com humildade, porque Ele abate o soberbo e exalta o humilde. Essa é a regra, esse é o segredo.
"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. 1 Coríntios 1:25

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36
E tudo isso Ele faz por amor!!! Um amor incondicional, porque não podemos fazer nada que aumente esse amor por nós, Ele é absoluto em seu amor, mas também não podemos fazer nada que possa diminui-lo. E não há nada mais lindo do que ouvi-lo dizer: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.”  Deuteronômio 30:19







segunda-feira, 5 de setembro de 2011

“Quem é esse que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?



Quem é esse que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?
  Cinge agora os lombos, põe-te de pé e eu te argüirei.”


                                                  ( Adap. Jó 38  2 e 3)
Outra palavra dada pelo Senhor há uns dias atrás, o Senhor com essa palavra  diz que nunca vamos entender seus desígnios, por mais que nos esforçássemos, cabe a nós as reveladas. Como o povo judeu quando o Senhor se apresentou a eles como os oráculos de Deus, primícias, eles foram o primogênito do Senhor, mas tudo isso era o início de um plano de salvação de toda a humanidade, porque viriam muitos outros filhos.
Mas os judeus não entendiam isso e acharam que seriam os únicos de entre os povos. Mas podemos ver que desde o início ainda lá no Éden , quando o rio se dividia em quatro braços, Pison, Gion, Tigre e Eufrates, na verdade isso foi alegoria daquilo que o Senhor faria no mundo até o final dos tempos. Assim como o Espírito de Deus ordenou que o profeta profetizasse: Vem dos quatro ventos óh Espírito...
Assim como em Joel o Senhor disse: E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”           Joel 2:28
Os quatro braços do rio no Éden representou na verdade o Espírito de Deus nos quatro cantos da terra. O Senhor já pensava em alcançar os quatro cantos da terra. Ele já pensava em se apresentar ao mundo como Pai, como Senhor e Rei. Em toda a história da bíblia podemos perceber pessoas estrangeiras sendo alcançadas com salvação somente pelo fato de conviver com aqueles que O conheciam. Podemos citar Jacó quando fugiu do seu irmão e foi parar na casa do seu tio, ali Labão viu que tudo que Jacó tocava Deus fazia prosperar, José quando viveu na casa de Potifar esse o colocou administrando toda a sua casa porque percebeu que também José tudo que tocava prosperava.
Moisés quando atravessou o deserto libertando o povo da escravidão no Egito, encontrou com seu sogro Jetro, midianita ,e esse ficou impressionado com os grandes feitos do Senhor no meio do seu povo.
A mulher cusita ( Etiópia) quando Moisés a tomou por esposa também teve o privilégio de ouvir falar desse Deus que operou, opera e ainda vai operar sinais e maravilhas.
Um dos braços do rio que saiu do Éden, o rio Gion descia para a Etiópia, demonstrando assim o desejo do coração do Pai, de alcançar esse lugar, e desde tempos remotos pudemos observar que o Espírito de Deus se movimentou com esse intuito.
E o que podemos dizer de Raabe, Rute, os reis Nabucodonozor, Dario, Ciro, reis da Babilônia e Medo-persas convivendo com a fé e intimidade com o Deus de Daniel e seus amigos, e muitos e muitos outros, que somente de conviver e ver o testemunho e fé desse povo,  passavam a conhecer esse Deus Maravilhoso. Podemos então afirmar com certeza que o Espírito Santo nunca esteve parado, mas sempre em movimento, sempre buscando motivos e lugar para se mover, e também colocando seu povo em movimento, para alcançar vidas, para tocar em corações que dão lugar pra Ele. Sempre ansiando por se fazer conhecer, porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre e sua fidelidade de geração em geração.
Porque quando Ele percebe um coração contrito e quebrantado Ele vem saltando pelos montes, ou seja, ele vem dando passadas largas ao encontro dos seus amados, ele não vem como os homens andando de maneira comum, mas vem saltando, uma passada num monte outra noutro. Passadas largas e o mais rápido possível. Sempre ansiando ter um encontro com os que são sedentos e famintos pela sua unção, pelo seu mover e pela sua gloriosa presença.
O Senhor não vê como vê o homem, Ele não sente como sente o homem, Ele não olha para a humanidade com preconceito, com altivez, Ele simplesmente olha com grande amor. Talvez os homens vejam os estrangeiros, os costumes, e a cultura com olhar de quem é juiz, como quem vê aquilo que é diferente como algo digno de desprezo, com confusão. Isso surgiu lá na Torre de Babel, com o espírito de babilônia, quando os homens quiseram fazer seus nomes grandes e que diziam nunca serem espalhados pela face da terra. Mas tentaram subir aos Céus, com as obras de suas mãos, tentaram conhecer os mistérios do mundo celestial com a força do braço mortal. Desde que Adão e Eva comeram o fruto do conhecimento do bem e do mal, esse mistério foi selado para a humanidade, o profundo e o escondido só poderia ser revelado àqueles que pudessem estar em Seu jardim, e Ele então na viração do dia ia ao encontro desse homem e ali derramava Seu coração, sua intimidade, mas uma vez que o homem comeu do fruto, então teve que ser retirado  e colocado Querubins no Jardim, com espada volvendo de um lado para o outro, com o fim de guardar a árvore da vida. A árvore da vida era o plano, o projeto de salvação (Jesus).


 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.   Gênesis 3:24
Mas a serpente na sua astúcia não desistiu de enganar e destruir a intimidade dos homens com Deus,  no início seu ataque foi assim : “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. 
                                                                          ( Gênesis 3 4 e 5)
Sabendo o bem e o mal, abrir os olhos, o fruto do conhecimento do bem e do mal era na verdade abrir um portal para conhecerem os mistérios das trevas. E mais tarde uma vez esse portal sendo aberto, no período em que a Torre de Babel foi levantada, foi dado início então a esse envolvimento com práticas rudimentares de contatos com o mundo espiritual, sendo criados vários deuses e rituais de adoração a esses deuses. E na medida em que o tempo foi passando esses rituais foram se especializando e ficando mais sofisticados, mas sempre com a intenção de rebeldia e desprezo ao Criador. E esse envolvimento e práticas das trevas é que consequentemente traria mais maldição e morte para a humanidade.
O homem então deixou o conhecimento do Criador e foi praticando rituais a deuses estranhos como: Marduque ou Merodaque, Astarote, Tamuz e muitos outros. Sofrendo assim as consequências de tamanha afronta e rebeldia.
Mas a árvore da vida estava guardada no Éden celestial, para o dia e a hora de se manifestar, dando assim o privilégio ao Único que é digno de honra e louvor, ao Cordeiro que foi morto, levando então sobre si todas as nossas maldições, e as encravando na cruz do calvário. Ele então morreu, passou três dias no coração da terra, no sheol, inferno e no terceiro dia ressuscitou levando consigo as chaves do inferno e da morte. E soprou aos seus discípulos dando a eles um sopro de vida renovado, novidade de vida, novidade de Espírito.  E disse:

“... Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."    Marcos 16:15

E subiu aos Céus levou cativo o cativeiro, ou seja, levou consigo as chaves dos mistérios da árvore,  assim toda criatura que comer dos frutos da árvore da vida, terá cura, salvação, e libertação. 
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.Apocalipse 22:14
E também deu autoridade  sobre todo o império das trevas a todo aquele que crê, em medida boa, racalcada, transbordante e sacudida, a ponto de qualquer que tiver fé do tamanho do grão de mostarda, disser ao monte arreda-te e lança-te ao mar, então assim se fará.  Se dermos ordem a um monte de demônios, a um monte de problemas, e dissermos arredem e lancem ao mar, então a legião terá que sair, mesmo que seja  pra ir pra manada de porcos, mas vão se lançar  ao mar, no abismo.
E vão ter que sair da nossa frente, assim como o mar teve que sair da frente do povo de Deus e se abriu para o povo de Israel passar, a pé seco.
E a quem Ele chama, por quem anseia o Espírito?
Ide por todo o mundo, em todas as extremidades, até os confins da terra.  Ele deseja que todos vivam, e não se percam. Anseia por aqueles que Ele formou desde o ventre, anseia por aqueles que todos os seus dias já foram escritos, aqueles que hão de herdar a salvação.
 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”.  Salmos 139:16

"...Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei”...Isaías 49:16

E é por esses que anseia o coração do Pai, o coração de Jesus, o noivo que vem buscar sua igreja, que diz:
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.Apocalipse 3:20
E com tanto amor assim Ele nos ensina a amá-lo, e ficamos como que no deserto, prostrados, desfalecendo de amor e o anseio da noiva é tanto que ela passa a ter “saudades do futuro”, de viver as promessas com o noivo,   viver as promessas de Jesus, de dançar com Ele, promessas de sentir o Seu cheiro, cheiro de mirra e de ouvir a Sua voz.


E novamente Ele declara, eis que estou á porta e bato e ela diz:
Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos gotejavam mirra, e os meus dedos mirra com doce aroma, sobre as aldravas da fechadura. Ct 5  5


E Ele ensina a sua noiva que nessa vida tudo é vaidade, vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Vaidade é uma palavra chave no livro de Eclesiastes, traduzida do termo hebraico hebel (lit. “fôlego”), indicando assim que tudo é mortal, transitório e efêmero. E que somente a intimidade com o noivo Jesus é que preenche o vazio, e faz com que o efêmero, transitório se torne eterno.
Como toda história de amor termina com: e foram felizes para sempre, podemos então dizer que seremos felizes para sempre, porque Ele é o Eterno.


 Podemos dizer como o rei Salomão, escritor e pregador do Livro de Eclesiastes:
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.