domingo, 23 de outubro de 2011

“...e os refinará como ouro e como prata...” Malaquias 3 2 e 3


      “...e os refinará como ouro e como prata...”   Malaquias 3   2 e 3
Ai, ai, ai, de mim que sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios. Faço minhas as palavras do profeta Isaías, pois essa noite estive orando ao Senhor e clamava e me humilhava e me prostrei diante daquele que tem Todo o poder, e meu coração se constrangia e se contristava diante dEle e dizia: - Senhor, fala comigo! Senhor, fala comigo!

E depois de um tempo em que chorava copiosamente e me derramava em lágrimas e nos pés dEle, Ele então me deu essa palavra: - ...eu estou como fundidor e purificador, estou refinando o ouro e a prata.
“Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça.”

                                                      Malaquias 3:2-3
Essa palavra é para você, homem e mulher mui amados do Senhor, veio como dores de parto e assim que me inclinei diante daquele que é digno, Ele me trouxe á luz da consciência, e nesse exato momento entendi que isso não seria pra mim, mas para aqueles os quais o Senhor tem cuidado, pessoas essas que nem sei quem são, mas o Senhor os conhece desde o ventre. E creia que Ele tem cuidado de vós! 

Às vezes nem sabemos como e de onde vêm um fogo, as dificuldades, as tribulações, e então ficamos clamando, clamando e depois de certo tempo entendemos que é o Senhor nos refinando, nos purificando, tirando a escória, o refugo.  E depois usa objetos pontiagudos , ferramentas para forjar e moldar, afim de  fazer daqueles que Ele ama jóias, artefatos de ouro e de prata, utensílios preciosos para o reino e humanidade, quem sabe até mesmo um anel para colocar no dedo do Rei, anel este que sela as sentenças, determina juízo e abençoa.
Estamos sempre na necessidade de depender daquele O qual foi dado Todo o poder nos Céus e na terra. E não é o fato do Senhor ter todo o poder nos Céus e na terra que o faz desinteressar por nós pobres mortais, homens de pequena fé. Ele mesmo se esvaziou de toda sua glória, veio ao mundo como homem, pra nos mostrar como devemos nos apresentar diante daquele que pode mudar tempos e estações por amor dos que buscam e crêem. Ele veio nos ensinar que devemos não só dizer, mas fazer e agir como João Batista, homem que o próprio Deus disse que dos homens nascidos de mulher ele é o maior. Devemos declarar:

“Importa que Ele cresça e que eu diminua.”   João 3:30
Sabemos que devemos nos diminuir pelo fato de ouvir melhor Sua voz e não o barulho do nosso coração, devemos nos diminuir porque nossa visão é limitada e quando alcançamos a visão dEle podemos mais, devemos abrir mão dos nossos desejos porque os desejos e planos do Senhor são mais altos dos que os nossos. Assim como a mulher cananéia que como Bartimeu, gritava e clamava, sem se importar com a opinião dos outros:

 - Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim!
Ela também sabia que por trás daquele nome havia uma história, havia poder. E insistia a ponto dos discípulos ficarem incomodados:

“E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.”
                                                  Mateus 15:   22 e 23

 Quantos ainda se sentem como que ignorados pelo Senhor? Sentem como que mal amados, miseráveis e até muitas vezes revoltados e indignados? Além de ter sido  ignorada pelo Senhor, os discípulos ainda se incomodaram com sua atitude até mesmo patética e humilhante. Um grito que soa mal aos ouvidos do mundo, aos ouvidos até daqueles que são discípulos; mas que é canção, louvor e adoração aos ouvidos do Santo dos santos.
Mas o Senhor a ignorou de propósito, e depois ainda mais a humilhou, porque Ele queria nos ensinar durante o decorrer do resto da existência da humanidade que só há um caminho, que só há uma maneira de aproximarmos do Senhor e fazê-lO prestar atenção em nós.

O fato dos discípulos se incomodarem com ela, não estava perto da humilhação que ela ainda tinha que viver, diante das multidões em que se apertavam e se acotovelavam, o Senhor finalmente resolveu respondê-la, e quando veio a resposta o Senhor disse que não tiraria a benção dos filhos para dá-la aos cachorrinhos. Em outras palavras o Senhor chamou sua descedência e a mulher de “cachorrinhos”, mas ela conhecendo a sua necessidade e a sua dor, conhecendo também a quem ela clamava, se humilhou ainda mais e respondeu: - “E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que sobejam da mesa dos seus senhores.”      Mateus 15:27
Ela fez como muitos amigos íntimos do Senhor, como a rainha Ester que disse: - Se perecer, pereci. Ou seja, se eu tiver de morrer, que morra, mas estende o Teu cetro sobre mim. Ou como Moisés se eu tiver de morrer por contemplar a Presença da glória que eu morra, mas deixa-me ver a Tua face.

Como Jacó que lutou com o anjo, Jacó saiu manquejando, saiu extremamente golpeado, a ponto de tê-lo deixado com um aleijão, mas ele permaneceu e disse: - não te solto.
Assim tem que ser a Noiva do cordeiro que diz: - eu desfaleço de amor, eu estou enferma de amor, contudo, estenda o seu estandarte de amor sobre mim...  

E com todas essas histórias somos tocados e Ele nos ensina preciosas lições. E uma vez que o tempo da provação passa, uma vez que permanecemos inabaláveis na fé e somos incluídos na “tropa de Elite” formada pelo Senhor dos Exércitos, guerreiros que com certeza não serão desertores, que não serão covardes, mas serão valentes de guerra, como nosso General que vai à frente, porque o Senhor deve ser nossa bandeira.
E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.”      Êxodo 17:15

E assim ao mudar o cativeiro do seu povo, o Senhor com certeza determinando a sentença, imprimindo sobre nossa testa o selo de autoridade. A marca de Deus.
E foi-lhes dito que não fizessem dano a erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus.”      Apocalipse 9:4

E essa tropa de Elite ao alcançar a patente de autoridade dentro do reino, ficam como que reconhecidos nesse reino, no mundo espiritual, e nenhum homem, ou mulher, principado, potestade, poderá tocá-los, salvo permissão do Eterno.
“E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.”               Malaquias 3: 17-18

O Senhor quando está prestes a mudar o cativeiro de um servo ou serva, de pessoas que foram extremamente provados, Ele faz o estado daquele homem ou daquela mulher chegar a um ponto que os seus conhecidos se sintam como que impotentes em tentar algo que sirva de conforto ou consolo, faz com que as pessoas, seus íntimos amigos se aproximem e fiquem como que mudos, por não saberem o que dizer, tamanha a situação lamentável do estado de provação. Um silêncio de quem respeita e conhece a autoridade de Quem faz tudo aquilo, ainda que os amigos não tenham exatamente a consciência do que esteja acontecendo, um silêncio de reverência, de quem se depara com um mistério, um mistério que só Ele pode revelar o profundo e escondido, que só a Luz do mundo pode revelar o que está oculto. Como aconteceu com Jó, que ao se aproximarem seus amigos, ficaram de tal maneira sem o que dizer e explicar, que houve silêncio por sete dias e sete noites.
“E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.”

                                                                Jó 2:13
Tudo que devemos desejar, é buscar esse Deus que tem Todo o poder, servi-lo e amá-lo, buscar intimidade, derramar nossas orações como incenso agradável, nossa adoração como aroma suave diante dEle.
Se tiver de chorar, chorar, se tiver  de clamar, clamar, se tiver de  rugir como os mares que rujas, resista até o sangue. Porque quando é determinado o tempo de mudar o cativeiro, Ele pára os Céus, Ele faz a sombra retornar por algumas horas como no relógio de Acaz, Ele faz com que os Céus se calem, mas Ele faz resplandecer o Seu rosto sobre nós, Ele levanta o rosto sobre aqueles que alcançaram vitória, que subiram a montanha e chegaram ao topo, e o topo é contemplar o Senhor face a face.
Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado.”     Isaías 38:8

E essas orações uma vez respondida com fogo e glória, teremos a certeza do mover, teremos a certeza da resposta, seremos atendidos, e nossa história será contada por toda a nossa existência, como a mulher Cananéia, que foi humilhada e na sua resposta se humilhou mais ainda, mas teve seu nome escrito no Livro da Vida e por memorial de sua fé sua história é contada por séculos e séculos, até os dias de hoje.
E Ele responde nossas orações de uma maneira peculiar, de maneira a nos mostrar o Seu caráter e nos fazer conhecer os Seus caminhos.

“E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.      Apocalipse 8:1-5
E depois de dada essa resposta, Ele determina o juízo, Ele muda o cativeiro, leva cativo aquele que te prendeu, leva enfermo aquele que te adoeceu, humilha aquele que te humilhou, e tira daquele que te roubou. Assim é o Senhor, assim é o amado da minha alma!

Depois do fogo sobre as orações, Ele determina que abram os selos, que abram os livros, as páginas vividas na caminhada com Ele, e que toquem a trombeta do juízo.
“E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os...”             Malaquias 3:5
Contra todos aqueles que se levantaram contra os Seus, e depois então de se calar toda a terra a seu respeito, sem ter como dizer algo, determinar algo, na verdade fazendo silêncio pra ouvir a sentença daquele que morreu e foi digno de desatar os selos. Que diremos pois?

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?     Romanos 8:31
E Ele manda te dizer: - “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”      Mateus 5:10
Bem aventurados os que passam pelo refinador e purificador de ouro e de prata, porque serão anéis colocados nas mãos do Rei, mãos que são galardoadoras,  e que abençoam.

2 ª parte do Texto

Caros leitores, recebi um e-mail dia 26/ 10/11 de um servo e pela profundidade das suas palavras resolvi transcrevê-las aqui para testemunho. Esse texto que vão ler agora são as palavras dele adaptadas e acrescentada uma pequena parte com minhas palavras, essas separadas por algarismos à esquerda, e também com versículos bíblicos,esses com referência da passagem, espero que possam ser edificados na Rocha que é o Senhor.

 - Eu já trabalhei numa empresa metalomecânica. Estive muito em contacto com o trabalho de soldadores. Quando soldam peças metálicas, o metal que é tão duro derrete de imediato, fica líquido, e os diversos componentes se misturam, e ao arrefecer, os componentes fundamentais que dão a resistência, ficam no interior, e os resíduos da fusão, a escória, fica naturalmente numa capa exterior, pouco densa, que depois é retirada com o simples bater de um martelo.
Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?”        Jeremias 23:29

Ao escreveres o texto do "fundidor do ouro e da prata", eu percebi o simbolismo: colocar um "fogo muito forte" na alma, a ponto de tornar fluido até o que possamos ter de mais duro, enraizado, na escuridão da caverna. E na fluidez que surge, vem tudo de baixo pra cima, ¹do mais profundo do nosso íntimo até á luz da consciência, pela dinâmica do calor  ( tal como água fervendo numa panela, o movimento ascendente que tem força para levantar a tampa ), somos abalados em profundidade. E quando começa o arrefecimento, o que é consistente e resistente se refaz, renova e fica no interior, e o que é escória fica na camada superficial, visível, acessível, e é facilmente retirado com uma pancada. ² Com a batida do martelo, sendo a palavra como martelo.
³Por essas e outras temos muitas vezes na vida com o Senhor que passar pelo fogo.

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”                Isaías 43:2

Nessa comunhão recebi a visita do Espírito Santo mais ou menos meio dia, e Ele então concluiu que assim é a comunhão dos Seus amados com Ele. Somos jogados no fogo, mas Ele entra conosco e isso causa uma fusão: Deus com o homem e os irmãos que estão juntos, uns com os outros, formando assim um corpo, a igreja. Formando assim uma "aliança de Deus" , aliança de amor.

Deus – homem ( aliança/ Intimidade)
Homem – homem( aliança/ comunhão)





Nenhum comentário:

Postar um comentário