terça-feira, 11 de outubro de 2011

“Onde estavas tu” ... Jó 38:4



“Onde estavas tu” ...   Jó 38:4
Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
                                                             Isaías 1:18
Homens que se aproximaram da glória e da santidade do Senhor e com isso tiveram intimidade, sentiram constrangimento, sentiram impuros e indignos de merecer atenção do Senhor, se sentiram constrangidos pela condição de pequenez em que se encontraram. Quem é aquele que diante da face do grande Eu Sou não tenha se sentido cego, pobre e nu?
Como Adão que quando pecou se escondeu e na viração do dia, o Senhor o chamou:  - Onde estás? E pra chegar diante do Todo-poderoso ele então cozeu folhas de figueira e escondeu sua nudez, sua vergonha. Mas o Senhor mostrou pra humanidade que não seríamos justificados da nossa vergonha com as folhas da figueira,  mas sim depois de morto o Cordeiro.  
“E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”.
                                                         Isaías 6:4-5
Quanto mais nos aproximamos do Senhor, quanto mais nos sentimos atraídos por essa glória, atraídos pelo desejo ardente de conhecê-lo, vamos então ao aproximar do fogo devorador, do fogo que tudo queima, que tudo purifica, nos sentindo como que necessitados mais e mais da Sua imensa misericórdia.
Não somos justos pelo que fazemos, pelas obras, muito menos pelo o que somos, mas pelo que Ele nos justifica. Não há como aproximarmos do Eterno e não sermos abalados no nosso interior, sermos profundamente transformados, remexidos literalmente, como um terremoto abala e transforma tudo que foi atingido pelos seus abalos, como um vendaval que transtorna, como um maremoto que inunda tudo e com isso muda as características de tudo ao redor. A mudança é tão inevitável e perceptível que aqueles que se aproximam destes, são também atingidos, e visivelmente contagiados.
Hoje podemos entender o que na verdade aconteceu com Elias dentro da caverna, quando desafiou os principados e potestades territoriais de Jezabel, antes ele desejou a morte, depois se escondeu.
Então o Senhor se apresentou falando com ele,e disse pra se colocar sobre o monte, no mesmo monte Horebe em que também falou com Moisés. Com Moisés foi preciso apenas passar o fogo, mas Elias já estava há algumas páginas de história adiante, e conseqüentemente também há algumas transgressões cometidas pelo povo de Israel adiante, contaminações com rituais e costumes de outros povos.
Por isso o Senhor disse: - Se põe sobre o monte, nas alturas, e fez uma transformação no íntimo de Elias como vento que esmiúça a penha, depois passou um terremoto, abalando assim a estrutura de Elias, as colunas que sustentavam seu ser, abalando tudo, conceitos, princípios, caráter, personalidade, vontades, sonhos, tudo foi abalado e transtornado pelo terremoto. Fazendo uma transformação jamais imaginada por ele, passou um fogo, fogo consumidor, devorador, queimando tudo que desejou queimar no interior daquele homem e só depois disso falou com ele.
Daniel quando contemplou a glória também teve uma experiência tremenda com o Senhor e lhe foi revelado mistérios da sua época e dos dias de hoje, e foi tanta a expressão de poder, beleza e santidade que todos ali não puderam deixar de sentir o abalo que causa a Presença, até os que não viram, mas sentiram algo poderoso acontecer.
“E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.
Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.
Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.”
                                 Daniel 10:7-11
Jó com tudo que passou apenas servia e fazia tudo dentro da lei porque tinha temor do Senhor pelo que ouvia dizer desse poderoso Deus, mas somente quando o Senhor se apresentou a Jó em meio a um redemoinho, é que Jó pode contemplá-lo com os seus olhos.
“Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo...”
                                                       Jó 38:1
O Senhor na verdade fez um redemoinho natural, mas o redemoinho maior e mais tremendo foi no interior de Jó, fazendo com que Jó conhecesse todo o seu poder, toda sua grandeza, pois o Senhor dizia assim:
“Onde estavas tu, Jó? Quando fiz isso, quando estabeleci aquilo, Eu criei, Eu fiz, Eu estabeleci, podes tu com o inimigo da tua alma? Sabes tu sobre o leviatã? Podes chegar perto? Podes fazer pacto com ele? Poderá ele ser generoso contigo?
“Poderás tirar com anzol o leviatã, ou apertar-lhe a língua com uma corda?
Poderás meter-lhe uma corda de junco no nariz, ou com um gancho furar a sua queixada?
Porventura te fará muitas súplicas, ou brandamente te falará?
Fará ele aliança contigo...”     Jó 41:1-4
Na verdade essas palavras poéticas e que pensamos ser escritas apenas pra nos contar a história de um homem justo; podemos conhecer muitos mistérios ocultos, selados para o entendimento somente  daqueles que estão buscando,insaciáveis, incansáveis, caçadores dos tesouros escondidos nas cavernas, nas grutas, e que somente com experiências assim como desses homens é que alcançamos. Somente quando nos voltamos para nossas cavernas, nossos lugares ocultos e passamos pela tempestade, pelos terremotos, pelos abalos sísmicos do nosso interior, das colunas que sustentam nosso ser é que alcançamos tamanhos mistérios ocultos no coração do Pai, do Eterno. E Ele nos diz:
“Conheces o que o teu inimigo podes fazer contigo? Não, não podes imaginar!”
Mas Ele diz também: - ele não o faz, porque Eu o Senhor sou contigo onde quer que andares, Eu o Senhor sou Emanuel (Deus conosco), Eu o Senhor te digo: - Seja forte e corajoso, não atemorizes o teu coração
E nos resta apenas dizer como Jó:
“Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca.”    Jó 40:4
“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.    Jó 42:2
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.    42 5 e 6
Jacó foi um homem que viu uma escada posta nos Céus e os anjos desciam e subia por essa escada, ele viu também coisas que podem fazer um homem estremecer o seu íntimo, como ver um anjo e lutar com ele.
Jacó e as varas em que o Senhor o justificou, em que o Senhor agiu para libertá-lo daquele cativeiro imposto pelo seu próprio sogro, o Senhor foi quem o libertou das mãos do seu sogro, e o fez, dando a ele riquezas e os despojos, pois o seu rebanho era próspero.
“e as varas que descascara pôs em frente dos rebanhos, nos cochos, isto é, nos bebedouros, onde os rebanhos bebiam; e conceberam quando vinham beber”.   Gênesis 30:38
O Senhor nos ensina com essa história que devemos colocar a raiz de Davi, o ramo da oliveira, da árvore da vida, a videira verdadeira, no bebedouro das ovelhas que cuidamos, as ovelhas que pastoreamos, fazê-las beber dessa água cuja raiz foi jogada dentro da água, como nas águas de Mara, em que o ramo as tornou doce, eram águas amargas, mas se tornaram doces. Se fizermos assim teremos ovelhas fortes, saudáveis e o Senhor fará prosperar tudo em nossas vidas.
“E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos.”    Gênesis 30:43
Tudo isso aconteceu quando Jacó estava prestes a passar por algo que abalou sua estrutura, mudou seu nome, seu caráter, seu estilo de vida e principalmente abalou seu íntimo quando se viu diante do anjo do Senhor em Peniel.
O rei Davi comeu dos pães da proposição com seu exército. Algo que na lei de Moisés era permitido somente aos sacerdotes e levitas, mas o Senhor não imputou isso como pecado ou transgressão, porque o rei Davi se prostrava diante do Senhor e declarava sempre e de várias formas.
“Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”  Salmos 51:2-3
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Salmos 51:10
 Então declaramos Senhor, cria em mim oh Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. E assim eu me prostro e declaro: -  Tu és digno de receber todo louvor e adoração que te lhe é devido. Como as judias no templo te adoram e se prostram e declaram: Shemá
“Shemà Israel Adonai Elokenu Adonai Echad”

“Ouve Israel, Adonai é nosso D'us, Adonai é Um.”
“Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”         Deuteronômio 6:4-9
 Grava Senhor a tua palavra em meu coração, em minhas mãos e entre meus olhos, colocando entre os meus olhos de carne a Tua visão. Amo-te, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário