quinta-feira, 3 de novembro de 2011

“...porque no dia em que dele comeres, certamente morrerás.” Gn 2 17



“...porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
                      (Gênesis 2:17)

Nos dias atuais todos que servem e conhecem a Jesus sabem que Ele cuida dos seus amados como cuidava no primeiro século, fala conosco, cura e liberta como quando viveu aqui, como quando Ele andava pelas ruas de Jerusalém anunciando o reino do Pai. Seus amigos íntimos sabem que os dias são maus, sabem que o inimigo das nossas almas vem com grande fúria enganando se possível os eleitos. Essa é uma realidade e não adianta reagir com defesas inconscientes de negação do fato, temos que reconhecer que o mundo espiritual é real e que devemos considerá-lo como algo concreto, palpável e não agirmos de forma a abstraí-lo excessivamente, a ponto de não fazer parte das nossas vidas sendo negligentes.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;”
                                             Romanos 1:20
Servir e prosseguir em conhecer o Senhor nos dias de hoje, é muito diferente de servir e prosseguir em conhecê-lo há uns anos atrás, e a cada dia vai ficando mais difícil, pois a cada ano e século nos aproximamos do fim, e o que a Palavra nos diz desses dias não é muito encorajador. Somos ostensivamente afrontados pelo inimigo das nossas almas.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”     Apocalipse 12:12
Não tem nada a ver com a filosofia em que se acredita em Nova Era, como nos tempos de Woodstock em que o homem passou a crer num tempo de Aquarius, paz e amor.
Naquele tempo éramos sonhadores e revolucionários, acreditávamos ainda nas nossas ideologias,vivíamos ditaduras militar em muitos países, nazismo, facismo, e nossa defesa psicológica era negar o fato de que poderia haver tempos que pudessem ser pior do que vivíamos, tempos de torturas físicas e psicológicas de muitos ideologistas, até que na história houve mais “liberdade” e caíram os sistemas de governo ditatoriais ou afins. Mas ficou o sonho de um mundo melhor, mas o tempo vem passando e de repente percebemos que o mundo não tem mudado, muito pelo contrário, tudo tem ficado mais difícil, mais sofrido.
Naquele tempo sonhavam com um tempo de paz e amor, de liberdade de expressão, pensamentos, muitos encaravam lutas contra regimes fechados, de censuras e repressão, arriscavam suas vidas em função dos sonhos e ideologias, acreditavam que deveríamos reivindicar, e manifestar nossa insatisfação contra formas de governos do homem (autoridades kosmoscratoras)
Mas na verdade hoje sabemos que desde o início dos tempos até os dias de hoje, a repressão vem de algo maior que nosso mundo natural, a opressão e cativeiro, as forças do domínio do mal.
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”                           Efésios 6:12
Quando buscamos conhecer de forma erudita a Palavra de Deus entendemos que toda essa opressão e tirania do nosso mundo vem de algo mais profundo e oculto, vem das hostes celestiais. Uma influência que rege nosso mundo físico, mas que está no mundo espiritual.E isso veio acontecer desde o Éden, na queda do homem, quando o mundo foi entregue ao maligno pela desobediência do homem.
Mas foi exatamente pra isso que Jesus veio ao mundo, trouxe esperança de um mundo melhor, paz e amor, mas também nos ensinou a buscar o conhecimento na Palavra de Deus.
“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”  Mateus 22:29
Ele é o filho de Deus e não apenas um homem de grande sabedoria, ou com capacidades de defender ideais do bem, amor, paz. Jesus não foi apenas um filósofo, um pensador. Ele é muito mais do que isso!
Ele é o Príncipe da paz, Maravilhoso Conselheiro, Deus forte. E depois da sua morte foi ao sheol, ficou três dias no coração da terra, tomou das mãos do inimigo as chaves do inferno e da morte, e ressuscitou. Foi pra isso que veio ao mundo. Para vencer as hostes do mal e tomar de volta o domínio.
“Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o SENHOR, as criei.”              Isaías 45:2-8
Então podemos hoje entender que a paz e amor virão sim, mas quando todos entenderem de onde vem a verdadeira paz, de onde vem o verdadeiro amor, a verdadeira liberdade.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”  João 8:36
Quando Israel saiu do Egito liberto pelo poder do Deus de Abraão, Isaque e Israel, puderam experimentar grandes feitos, sinais e maravilhas, mas eles eram povo de coração impenitente e não obedeciam ao Eterno, e murmuravam, o alimento ainda não tinha chegado á boca e eles já reclamavam e se levantavam contra o Senhor, e assim o Senhor enviou no meio deles serpentes ardentes.
“Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.”     Números 21:6
O povo com isso percebeu que haviam pecado contra o Senhor e disse a Moisés para orar a Deus pra que ficassem livres dessa maldição. O Senhor sempre que envia o mal para o meio dos que Ele ama é sempre para correção, para resgate e salvação.
Moisés então orou a Deus e o Senhor lhe respondeu:
“E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.”      Números 21:8
Essa serpente de bronze feita no deserto e levantada numa haste em meio ao acampamento do povo de Israel era uma figura do que Jesus viria fazer para a humanidade, nos livrar do veneno das serpentes ardentes, nos purificar do mal e nos dar vida abundante.
Ao estudar a Palavra de Deus sempre questionei ao Senhor e quis buscar entender o significado do fruto do conhecimento do bem e do mal, comido por Adão e Eva no Éden, porque a palavra não diz qual fruto foi comido, como alguns supõe ter sido a maçã, esse fruto com certeza está no sentido figurado.
E minha dúvida era: - Qual o significado do fruto ser do bem juntamente com o mal, pois se fosse somente do mal, daria para entender, porque o mal facilmente reconheceríamos, mas não era fruto do mal, e sim, do bem e do mal.
“Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.”     Provérbios 20:11
 O fruto representava tanto o mal, quanto o bem. E foi aí que o Senhor falou  através do Espírito Santo, Ele simplesmente me disse:
- Que nossos conceitos entre o bem e o mal são deturpados, como se Deus fosse o bem e o diabo o mal. Na verdade essa personificação do mal do diabo é equivocada, porque ele na verdade é o fruto do conhecimento do bem, mas é também do mal. E aí que está o perigo, pois não sabemos lidar com essa diferença e desmascarar quando ele está agindo de uma forma ou de outra. E só Um mais poderoso e que conhece tudo que está nas trevas pode nos alertar sobre esse mal e perigo. Outra coisa muito interessante que nos aconteceu depois desse episódio que mudou a História da humanidade, e que tem pessoas que até hoje comenta, mas por que eles fizeram isso? Comeram o que era proibido?
O que Adão e Eva comeram era fruto, ou seja, frutos dão em “árvores” algo que abriria o “apetite”, algo que era bom aos olhos, algo que se apresentou a eles como o que sacia a “fome”.
Não conseguimos reconhecer quando o inimigo é o bem e quando ele é o mal, pois na verdade ele sempre age das duas maneiras, tanto como bom, quanto como mal, mas o pior, usando as máscaras do bem. Como o lobo que se veste da capa da ovelha.
Adão e Eva no Éden se relacionavam apenas com o Criador, Ele ia á viração do dia, falar com Adão, compartilhar seus segredos. Mas quando comeram do fruto que o Criador disse pra eles não comerem, passaram então a se relacionar com o fruto do conhecimento do bem e do mal. Conhecer o fruto não é exatamente o bem de Deus, porque esse seria puro, cristalino, como um manancial recluso e sem sincretismos. Eles conviviam somente com esse bem de Deus.
 Então o que seria mais pernicioso do que conhecer o mal? Óbvio que conhecer o bem e o mal, porque um mascara o outro. E o nosso inimigo era um querubim da guarda, criado pelo Senhor, sinete da perfeição, conhecedor do bem. E quando quis estar acima de Deus e ser como o Criador, foi lançado como relâmpago, para o abismo.
“Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti... Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.”        Ezequiel 28:14-17
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.”             Isaías 14:13
Sabemos com isso que toda nossa luta começou aí, quando o inimigo foi lançado no abismo, pois o seu objetivo então a partir daí sempre foi matar, nos roubar e nos destruir. E qual arma seria mais eficaz? Se achegando ao homem com a capa do bem, mas com um único objetivo, fazer o mal. E até os dias de hoje ele se chega ao homem oferecendo esse “fruto”, do conhecimento do bem e do mal, chega em forma de algo bom, mas no final dá em caminhos de morte.
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”  João 10:10
A soberba é sua arma mais eficaz, porque isso é próprio dos que não conhecem a Deus, nosso inimigo nos leva a crer que podemos seguir nossos caminhos pelos próprios passos, pelo nosso próprio entendimento e que com o poder da nossa mente temos força para transformar a realidade.
“Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba.”  Jó 41:34
Ter boa consciência, fé e confiança é algo edificante e importante, mas humildade na Presença de Deus é o princípio de um relacionamento íntimo com o Pai, ouvir Sua voz e conhecer as estratégias do inimigo usadas para nos prejudicar, só podemos saber se tivermos intimidade. 
  Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?”  Isaías 29:15
“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.”  Hebreus 3:12
O que Jesus veio nos ensinar foi que dependemos do Senhor, que precisamos da sua misericórdia se renovando sobre nossas vidas a cada manhã, que Ele é o grande “Eu Sou”, mas o que quer dizer isso?
- Se tivermos fome, Ele é o pão vivo.
- Se tivermos sede, Ele é a água viva.
- Se tivermos nas trevas, Ele é a Luz do mundo.
- Se tivermos perdidos, Ele é o caminho, a verdade e a vida.
E nos ensinou também que o melhor lugar de se ficar é nos pés daquele que se humilhou, deixou toda sua glória, veio ao mundo como homem.
Por isso eu adoro esse Deus maravilhoso e O desejo na minha vida e no meu coração, sempre mais e mais. Temos um vazio existencial dentro do nosso íntimo e só pode ser preenchido com a Sua presença.
O movimento Woodstock defendia o amor livre, paz, liberdade para se embriagar com todo tipo de sensações alucinantes, mas todos que tem intimidade com o Senhor passam a viver tudo isso e muito mais, vivem experiências muito mais grandiosas, algo que jamais podemos experimentar de forma natural, não como o mundo nos dá, mas como necessitamos, pois somente Ele conhece nosso vazio, nossa falta, pois foi Ele que nos formou e nos conhece no mais profundo do nosso ser.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”  João 14:27
E o que posso mais desejar desse meu Deus, um Deus que tudo sabe, tudo conhece e que nos ama incondicionalmente? E eu não me canso de declarar: - “ Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.”   Cânticos 7:10
Meu coração é teu Senhor, minha adoração é tua e que minha vida seja eternamente um altar de adoração a Ti.
·        Obs. Foto do texto: Obra de arte do período vitoriano de George Frederick Watts. Oil paint

Nenhum comentário:

Postar um comentário