sábado, 3 de dezembro de 2011

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás...”




“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás...”

                                                                       Gênesis 2:17

Num dos textos escrevi sobre o fruto do conhecimento do bem e do mal, precisamos como que numa nova ótica, numa visão diferente refletir sobre esse fruto, como que abrir uma janela para a visão do mundo espiritual, a bíblia nos relata que Deus na virada do dia ia ao Éden conversar com Adão, mas disse a ele:

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16-17

Nesse meio tempo em Gênesis já o Criador teria criado os céus e a terra, mas entre um verso e outro da história, pode ter havido uma distância de tempo muito grande, se observar bem, o segundo verso desse livro diz assim:

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1: 2

Palavras; temos que observar bem as palavras, e quando se trata de palavras que saem da boca de Deus, a atenção tem que ser redobrada, porque num versículo desses se revela vários mistérios.

 Na primeira parte do verso acredita-se que o Senhor Deus não teria feito a terra sem forma e vazia, e outro detalhe muito importante é que na segunda parte fala-se da existência das trevas. E finalmente na última parte fala-se da existência do Espírito de Deus, ou seja, há uma separação entre as trevas e o Espírito de Deus. As trevas estavam na face do abismo, e o Espírito de Deus sobre a face das águas. Algo maravilhoso demais para nós...

“... E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” Gênesis 1:4

“... E que comunhão tem a luz com as trevas?”  2 Coríntios 6:14

 No início de tudo além das regiões celestes o Senhor fez separação das águas e ordenou que as águas se ajuntassem em um só lugar e que aparecesse a porção seca, a porção seca se deu nome de terra.

 A bíblia nos relata que somos formados do pó da terra e ao pó retornaremos, no nosso organismo temos uma estrutura de uma grande porção de água, entendo com isso que somos como gênesis, no hebraico bereshit que quer dizer “no princípio” ou “nascimento”; e quando o Espírito de Deus paira sobre nossa face, ou seja, quando estamos buscando Sua face, faz-se então separação de luz e trevas.

Mas o Senhor disse ao homem que não comesse do fruto do conhecimento do bem e do mal, e o homem não considerou essa palavra, e desobedeceu dando legalidade a esse fruto de agir em sua vida.

Já sabemos que é um fruto e por isso abre o apetite, e também sabemos que lidar com esse fruto não é algo simples, pois é o mal mascarado de bem.

Nesses dias atrás aconteceram muitos episódios em que o Senhor nos colocou pra meditar sobre esse assunto, uma das áreas em que o nosso inimigo age muito, é a área emocional, o nosso inimigo nos faz crer que agindo naquilo que acreditamos ser o bem estamos agindo correto, e nem sempre é assim.

Reflita comigo: Já entendemos que o nosso inimigo é o fruto do conhecimento do bem e do mal. Sabemos que Jesus é a árvore da vida, ou seja, Nele não há nenhum mal, somente o bem.

Mas vamos descobrir aqui agora quem criou o bem e o mal.

“... Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?” (Lamentações 3:37-38).

Com uma grande diferença entre uma coisa e outra, podemos então refletir, quando o Senhor lança mão do mal é sempre pra corrigir, pra forjar um caráter mais nobre no homem.

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7

“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

                                                                           Jeremias 17:10

Então entendemos que o Senhor age como um pai que corrige o filho, que exorta, que ensina o caminho que deve seguir, ainda que esse ensino seja com “cajado”, com vara, como o pastor cuida das suas ovelhas.

E quando o inimigo da nossa alma lança mão do bem é sempre pra enganar, iludir e mascarar um intento maligno. Então ele age de maneira perversa e sem misericórdia. Como um carrasco que tem prazer sádico na morte e dor da vítima.

Voltando ao fruto do bem e do mal, podemos citar várias atuações em que somos facilmente enganados por esse fruto, como por exemplo, nalgumas filosofias, doutrinas, seitas e etc. Filosofias e ensinos que têm aparência de bem, mas no fim é engano; é como se fosse um cão que corre atrás do rabo, fica-se ali correndo, correndo, gasta- se energia, empenho, tempo, fé, para no final dar em nada, ou até mesmo em maldição.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Colossenses 2:8

Afinal em muitas situações podemos ficar como que cegos, vivendo como que para o bem, pensando ser o certo, mas jamais conhecer o caminho da verdade, da vida, por não percebermos o erro, o engano. Porque nossa justiça não é a justiça de Deus, nosso amor, não é como o amor de Deus e nosso entendimento não é o entendimento do Senhor.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.”  Isaías 55:8

Quando o Senhor formou o homem, Ele soprou nas narinas o fôlego de vida, esse fôlego de vida se chama “espírito”, o nosso espírito é um pedacinho de Deus em cada um de nós, e esse pedacinho precisa então sempre entrar em comunhão com o Espírito de Deus para ser renovado e para ser peenchido com o que lhe é próprio, e por isso precisamos buscar nos ligar novamente a Deus.

Em nossa vida crescemos ouvindo dizer que temos que fazer o bem, mas não nos ensinam como discernir quando e como fazemos o bem. Porque na verdade quem pode nos ensinar isso é só o Espírito Santo de Deus, somente Ele sabe separar como luz e trevas de gênesis, separar o bem do mal. Depois da queda somos então homens e mulheres, que conhecem o bem e o mal, mas não sabemos separá-los, e estão aí os maiores conflitos da humanidade.

O bem de Deus é: ainda que o homem possa achar que aquilo que está acontecendo na sua vida seja o mal, seja ruim, seja sinônimo de desamor do Senhor, se Ele é filho, então ele precisa entender que:

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

O propósito é salvação, é resgate, é ensinar a andar em caminhos retos de justiça. O Senhor nos ama e não tem prazer na morte de ninguém, Ele quer que todos se salvem, nada que façamos pode aumentar e nem diminuir o amor Dele pelos homens, Ele é absoluto nesse amor.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”.1 João 4:8

Essa reflexão sobre o fruto do bem e do mal não é nada simples, mas temos que falar sobre o assunto; ao meditar no que diria nesse texto o Senhor já tinha me falado sobre o que exatamente escrever. O fato de ficarmos sujeitos as astúcias do inimigo, vulneráveis, nos deixa á mercê de enganos e confusão quanto ao modo de agir,pensar e até mesmo de se comportar diante de situações de pressão emocional.

 Um exemplo que muitas vezes nos deixa sem saber como agir é a decisão de ajudar ou não uma pessoa, muitas vezes ouvimos que devemos ser bons, mas aquilo que pensamos ser bom para o outro as vezes não é; devemos ajudar o próximo, porque a bíblia diz isso, mas também devemos aprender como ajudar e o que realmente serve de ajuda.

A psicanálise diz sobre o papel de autoridade, o “corte”, normalmente exercido pelos pais, muitas pessoas crescem e vivem com o ser psicológico comprometido por essa “falta”, não conhecem os seus limites, não sabem ouvir um “não”, e tem dificuldades de ouvir sobre a verdade, são resistentes a ouvir aquilo que não lhes agradam, somos na maioria assim, pessoas mimosas e delicadas.  Pessoas assim na verdade são delicadas demais, sensíveis com excesso, não vivem o mundo real, porque não suportam ver a situação como ela realmente é, são leves, uma insustentável leveza,  não têm o pé no chão, são idealistas, mas com ideais fora do que é real.

“E quanto à mulher mais mimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra...”

                                                                Deuteronômio 28:56

Esse é um modo de agir do fruto do bem e do mal, onde pode-se pensar que é o modo certo de agir, quando na realidade isso deixa muitos em relações humanas de desequilíbrio.

Pessoas sem limites e pessoas que têm dificuldades de fazer a diferença entre o que é “seu” e o que é do “outro”, que não consideram o desejo do outro, que não conseguem discernir até onde vai seu defeito e começa o defeito do outro, forçando dessa maneira aos outros que convivem consigo a demonstrar um “amor exigido”, egoísta. Como uma esponja que absorve o tudo do outro, mas não conhece a lei do retorno, como numa relação parasita que não conhece a simbiose, que não conhecem a lei que fala:

 - melhor é dar do que receber.
São pessoas conflituosas, que precisam urgente de ouvir falar da verdade, da cura e da libertação.    

No nosso caminho encontramos pessoas manipuladoras, chantagistas emocionais, pessoas rebeldes e que pelo fato da rebeldia sofrem consequências dos seus atos, precisamos mesmo saber como agir.

 O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, esta voltará sobre ele.” Provérbios 26:27

Quem pensa em ajudar o rebelde que caiu na cova por desobediência pode ter sérios problemas com isso, pois muitas vezes o que o rebelde está vivendo é exatamente para sua correção e se interferimos nessa correção, a consequência pode vir sobre nós.

Outro fato muito importante que devemos estar atentos é sobre pessoas vítimas de algum preconceito, seja ele qual for o tipo, pessoas assim normalmente tem a auto estima comprometida e na maioria das vezes são vítimas de sérios problemas de alma, estas pessoas na maior parte dos casos, precisam passar por cura interior, e somente o Senhor tem como curá-las e restaurá-las.

  A lei do SENHOR é perfeita, e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”  Salmos 19:7

A lei é perfeita e restaura a alma, então aprendemos com isso que qualquer problema do nosso ser psicológico é restaurado na medida que vamos conhecendo a palavra.

E muitas vezes nos envolvemos com pessoas que são muito feridas, traumatizadas, e agora sabemos onde podem procurar a cura interior, mas tem um detalhe muito importante, ninguém e absolutamente ninguém, pode buscar a cura para o outro senão ele mesmo. Podemos mostrar o caminho, mas nunca decidir pelo outro. Nesses relacionamentos o inimigo  das nossas almas muitas vezes nos prende em laços, verdadeiros laços do passarinheiro, ele nos faz acreditar que devemos assumir toda a responsabilidade dos problemas do outro, quando isso não é verdade. É literalmente comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, é termos a sensação de fazer o bem, quando na verdade aquilo tem sido o mal. As vezes servimos de escora, de sustento e alimento para a situação de comiseração do outro e muitas vezes esse sentimento de comiseração faz com que a pessoa se sinta o tempo todo vítima do mundo e da vida. É como um pedinte que tem um ferimento e ganha o pão e a vida pedindo esmolas por causa da sua ferida, e quando tem a oportunidade de ser curado ele se recusa, assim também são algumas pessoas que vivem de suas feridas da alma, quando tem oportunidade de serem curadas elas se recusam, pois não sabem viver se não pela situação que sempre viveram, pedindo esmolas de atenção, de amor e carinho. O que essas pessoas não sabem é que só o Senhor pode preencher o tamanho do profundo de nossas necessidades, só Ele preenche o vazio e a necessidade de atenção, amor e carinho por cada um de nós.

Não quero dizer com isso que pessoas assim não precisam de nossa atenção e ajuda, mas temos que até nisso buscar do Senhor a forma de ajudar, de servir e amar, porque certamente se não buscarmos do Senhor que é a Luz do mundo, podemos nos enlaçar nas ciladas do inimigo.

“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”.    Provérbios 16:25

Situações complexas, situações de embaraço, tramas e ardis do inimigo são muito comuns pelas vidas que estão pelo mundo afora, pessoas realmente vivendo um laço, e não sabem como sair desses laços, pessoas com feridas de alma, com traumas, complexos de inferioridade, machucadas por experiências ruins como abusos, assédios,rejeição,mágoas, muitas são as vítimas do inimigo, mas sabemos onde está a fonte de cura, libertação e restauração.

Porque há esperança para aqueles que foram cortados da oliveira, a oliveira que distribui a seiva da vida, a Árvore da Vida; Jesus. Nessa oliveira os ramos são enxertados, e recebem da seiva, e recebem vida.

“...foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,”   Romanos 11:17

Sendo assim quando somos enxertados na oliveira, damos frutos da nossa evangelização, regatando assim vidas, pessoas, resgatamos de lugares longes, de abismos, para trazer á face das águas, ficarem face a face, onde o Espírito Criador habita, e sermos co-criadores de antes impensáveis transformações. 

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.”   Jó 14:7

Quando enfim passamos a compreender que comemos do fruto do conhecimento do bem e do mal no Éden, e por isso vivemos como que no escuro, na face do abismo; mas, que agora que conhecemos que se manifestou a Árvore da Vida (Jesus), a raiz de Davi, a videira verdadeira, e que descobrimos os mistérios do querubim que a guardou, com espada desembainhada, revolvendo pra lá e cá...

“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”  Gênesis 3:24

Podemos falar que esse mistério é a loucura da pregação, é a mensagem da cruz, Ele abriu esse caminho,  em toda a bíblia lemos que os querubins estão diante do trono prestando adoração, então é esse o mistério , alcançamos vida dessa  árvore, prestando Adoração ao que é digno de toda honra, louvor e domínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário