sexta-feira, 20 de maio de 2011

"...e habitou na fenda da rocha de Etã". ( Juízes 15 8 b)


Podemos ver pelo menos três casos na bíblia em que servos de Deus, homens cheios do Espírito Santo, ao enfrentarem batalhas enormes que muitas vezes estavam longe da compreensão deles, intentos profundos do coração de Deus, insondáveis, foram parar escondidos nas cavernas ou fendas das rochas.
Elias quando enfrentou e matou os quatrocentos e cinquenta profetas de baal:
"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?" (1 Reis 19:9)
Davi quando fugia do rei Saul :
"Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele."
                                ( 1 Sam. 22 : 1)
Sansão quando matou vários homens dos inimigos filisteus:
"E feriu-os com grande ferimento, pernas juntamente com coxa; e desceu, e habitou na fenda da rocha de Etã. (Juízes 15:8)
Em todos os casos enfrentaram autoridades máximas sobre os governos, acredito que principados e potestades , juntamente com espíritos territoriais.
Homens de Deus experientes, homens acostumados a ouvirem a voz do Senhor, homens de autoridade espiritual,e no entanto homens também que se deparam com suas fragilidades, com suas fraquezas.
Todos nós estamos sujeitos a enfrentar situações parecidas com estas em nossa caminhada com o Senhor. As vezes a batalha está tão travada que perdemos a visão, perdemos a condição de discernir, e vem o medo e assombro, a insegurança de termos por um descuido, saído da direção e debaixo do senhorio de Jesus.
São momentos difíceis, momentos em que vivemos na prática um misto de deserto e oásis, de amargo e doce.
Normalmente passamos por isso quando ocorre uma radical mudança de direção, e com certeza temos dificuldades com as MUDANÇAS, isso é do ser humano,sempre preferimos ficar na nossa "zona de conforto", onde habituamos a receber o suficiente de Deus pra nossa provisão e nos contentamos com o pouco de Deus.
Mas o Senhor é Deus de grandes coisas,e tem prazer naqueles servos que sempre buscam mais Dele e mais Nele, servos intrépidos e que persistem e resistem até o sangue em uma batalha. O Senhor sempre fica na expectativa de nos levarmos mais longe, mais fundo, avante, enfim. Ele na verdade anseia por ver os Seus à Sua semelhança. Fortes, intrépidos, valentes e principalmente perseverantes . Só assim conseguimos conquistar e aprender um princípio espiritual muito importante, compreendemos ao longo das histórias da bíblia que sempre que enfrentamos batalhas fáceis ou difíceis, simples ou complexas, que sempre em todos os casos o vencedor domina sobre o vencido. O vencido se torna escravo daquele que vence.
Quando Golias gritava seu desafio ao exército de Israel durante dias ele bradava assim:
"E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis."
                                ( 1 Sam. 17 8 e 9)
Quantos Golias nos afrontam na caminhada, o gigante do afetivo-sexual: existe algum homem aí que possa lutar comigo?
O gigante da área financeira : existe algum homem ou mulher que possa comigo?
Até o gigante do apetite desenfreado (glutonaria) brada e diz: existe aí alguém que é valente o bastante pra lutar?
E quantos outros? De quantas áreas? Da mentira, da hipocrisia, da religiosidade, da bajulação e etc...
Se o soldado é vencido permanece escravo e até sua descendência padece por isso. Mas se o soldado vence e resiste até o sangue, este então recebe a patente e domina sobre todas as coisas relacionadas àquela área em que pelejou.
Assim é na área financeira se o soldado dá calote, mente e engana se torna escravo e sua descendência padece, mas se é correto e conserta sua vida diante de Deus, então essa área se submete e ele passa a reinar com Cristo, recebe os despojos de guerra e os vencidos se tornam "escravos".
Assim os soldados vão subindo de patentes , mas também o inimigo vai aumentando seu calibre e armamentos contra esses patenteados ou os que tem maior autoridade no reino, por isso muitas vezes enfrentamos batalhas mais complexas, com uma exigência maior de estratégias, aí se dá a importância de ficarmos 100% na dependência do Senhor e buscarmos refúgio na fenda da rocha mesmo.
Nos escondermos na Presença da glória como o Senhor fez com Moisés :
" Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a rocha.
E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr uma fenda da rocha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado". ( Ex 33 21 e 22)
E esse é o segredo daqueles que são íntimos do Senhor, por mais que suas batalhas e pelejas são complexas, se estes clamarem em ver a Glória do Senhor, estes são ocultados pela glória, pela fumaça, pelo poder de Deus.
Suas fragilidades são ocultadas na fenda da rocha e o Senhor o Todo-poderoso, o Senhor dos Exércitos se põe à frente com toda sua Glória, com estrondo, com vozes de mil trovões, fazendo confusão e trazendo vexame para o rosto dos inimigos e aqueles usados do inimigo. Entregando então a vitória, os despojos de guerra e a AUTORIDADE ESPIRITUAL. Então não te assombres , nem te espantes porque o Senhor é contigo.

Obs. Palavra dada pelo o Senhor dia 11/05/ 2011 para sua igreja.

Leia a Bíblia!


Um comentário:

  1. Gostaria de apresentar o livro da Silvane Viana, com este e outros textos, lançado há poucos dias.

    Está à venda na Fnac on-line, e em várias livrarias. Se tiver 3 mil exemplares vendidos, o livro será traduzido para Espanhol e para Inglês.

    São lindos textos sobre a relação entre o ser humano e Deus:

    www.fnac.pt/Sedentos-Extravagantes-e-Insaciaveis-Adoradores-de-Deus-Silvane-Viana/a680869

    O facebook da autora ( podem adicionar ) : www.facebook.com/insaciaveis.adoradoresdeus

    Livraria no Brasil:

    www.livrariasaraiva.com.br/produto/4887013/?pac_id=120777

    Está à venda também na livraria Americana, em Leiria.

    ResponderExcluir